Sumário
Você sabe o que celebridades como David Lynch, Gwyneth Paltrow, Oprah Winfrey, Clint Eastwood, Mia Farrow, Howard Stern, Ellen DeGeneres, os Beatles e Jerry Seinfeld tem em comum, além do fato de serem figuras mundialmente famosas? Todos são praticantes de Meditação Transcendental.
A expressão “Meditação Transcendental” é bem popular inclusive, mas poucas pessoas sabem que ela se refere a uma técnica específica de meditação.
Também conhecida como “MT”, ela é uma técnica capaz de ir além do simples relaxamento oferecido por diversos Tipos de Meditação, por isso ela é transcendental, pois transcende e leva a pessoa a uma experiência muito mais profunda e elevada.
A seguir vamos conhecer melhor esta técnica que já foi tema de centenas de estudos e pesquisas em todo o mundo.
Origens da Meditação Transcendental
A origem da Meditação Transcendental vem de antigos conhecimentos védicos, da filosofia não-dualista das escrituras védicas.
Inicialmente restrita aos monastérios, essa sabedoria começou a ser levada adiante através do monge Swami Brahmananda Saraswati, também conhecido como Guru Dev, uma das maiores autoridades sobre veda da história, que defendia ter descoberto esta prática específica de meditação nas sagradas escrituras hindu.
Depois da morte do Guru Dev no começo dos anos 1950, um de seus discípulos, Maharishi Mahesh Yogi, fundou o Movimento de Regeneração Espiritual e começou a difundir os conceitos da Meditação Transcendental, primeiro localmente, para em seguida expandir seu conhecimento através de palestras em outros países.
Em uma dessas palestras, mais precisamente em 24 de agosto, em Londres, os Beatles tiveram contato com a técnica de Maharishi. Encantados com sua apresentação, o quarteto de Liverpool então embarcou a convite do yoge para um retiro na Índia para aprender mais sobre a técnica.
Essa viagem e toda a experiência da banda com o yoge foi amplamente divulgada pela mídia da época, o que fez com que boa parte do ocidente tivesse seu primeiro contato com a cultura da Yoga e a Meditação Transcendental.
Mais sobre esse recorte da história pode ser conferido em um documentário bem interessante chamado “The Beatles And India” (2021), o qual você pode ver o trailer abaixo:
A partir deste período, a prática da Meditação Transcendental tornou-se uma forma cada vez mais popular de autocuidado, se expandindo mundialmente, sendo passada de professores certificados para alunos, através de um curso que varia de quatro a sete etapas.
Este inclusive é um dos diferenciais da MT para outros tipos de meditação, ela só pode ser aprendida através de instruções pessoais e individuais por um instrutor certificado.
Vamos entender agora como ela funciona e suas demais características.
Como funciona a Meditação Transcendental
A Meditação Transcendental é uma técnica simples, natural e que requer pouco esforço, em sessões que duram em média 15 a 20 minutos, duas vezes ao dia, podendo ser praticada até mesmo por crianças.
Porém, muitos detalhes e informações sobre como ela funciona são secretos, revelados somente pelos professores certificados, como uma forma de manter a integridade da técnica intacta, não dando espaço para aventureiros ou aproveitadores.
O que se sabe é que esta técnica permite que a mente e o corpo transcenda, ultrapassem a fronteira do conhecido, vá além do ordinário e tenham acesso à área de silêncio e tranquilidade no fundo da mente, de onde é capaz de surgir uma qualidade especial de descanso.
Ao contrário de outras formas de meditação, onde há um esforço para se ‘esvaziar a mente’, ou manter a concentração/foco em algo, a Meditação Transcendental encoraja os pensamentos irem e virem, sem se preocupar diretamente com eles.
Para se atingir tal transcendência, são usados mantras individualizados, ensinados pelo instrutor, que são a base do momento meditativo.
A Meditação Transcendental pode ser feita em qualquer lugar, mas obrigatoriamente deve ser aprendida em pelo menos quatro sessões com acompanhamento do professor certificado, a pessoa que irá ensinar como o seu mantra pode ser usado posteriormente.
Benefícios da Meditação Transcendental
No site meditacaotranscendental.com.br
Para a saúde mental, a prática consegue “reduzir, de forma natural, os quadros de estresse e ansiedade e, consequentemente, diminuir riscos de transtornos mentais, como depressão, síndrome de burnout e do pânico, transtornos de déficit de atenção e estresse pós-traumático, dentre outros”.
Para a saúde física, a técnica “atua diretamente na dissolução do estresse impregnado no sistema nervoso”, o que “gera um poderoso efeito regenerativo, que contribui para a prevenção de diversas doenças, para a diminuição do uso de medicamentos e para a redução dos custos com atenção à saúde”.
Além disso, a Meditação Transcendental também aumenta a atividade do córtex pré-frontal do cérebro, a região responsável pela nossa cognição e processamento de informações.
Essa atividade ampliada resulta em maior cognição, logo mais foco, inteligência, capacidade de resolução de problemas, maior criatividade etc.
Onde encontrar mais Meditação Transcendental
Conforme falamos no texto, a iniciação na Meditação Transcendental só é possível através de um profissional credenciado. Para encontrar instrutores da prática, sugerimos que faça uma busca em nosso portal, meuretiro.com.br, e também no já citado meditacaotranscendental.com.br. Em ambos espaços virtuais você poderá encontrar profissionais habilitados para te conduzir nesta jornada.
Caso você queira saber mais sobre o tema, é indispensável a leitura dos livros do Maharishi Mahesh Yogi, “Ciência do Ser e Arte de Viver” e “Meditação Transcendental“. Ambos podem ser encontrados a preços bem convidativos em cópias novas e usadas através da Estante Virtual.
Comentários