Destaque | Eutonia

O que é a Eutonia?

Publicado em: março 25, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Os processos naturais de autocura do nosso corpo são caminhos dos quais gostamos muito de tratar aqui em nossa revista, inclusive já fizemos um artigo bem interessante sobre naturopatia.

A eutonia segue um pouco esse caminho de autocura. Ela é uma terapia holística que usa movimentos intencionais para aumentar o tônus muscular em estado de consciência atual, para equilibrar a mente-corpo e promover o bem-estar.

É algo que te tira daquele ‘piloto-automático’ ao se movimentar, e te coloca em um lugar de consciência sobre o próprio corpo, seus movimentos e sentimentos.

Já falamos um pouco de eutonia em nossa série de vídeos sobre dança meditativa, mas hoje vamos dar uma atenção especial a este tema.

eutonia

Créditos: Prostock-studio | Fonte: Envato Elements

Quando Surgiu a Eutonia

A eutonia foi criada em 1957, pela professora alemã Gerda Alexander (1908 – 1994), cuja história de vida se confunde diretamente com a história da eutonia.

Gerda era uma estudiosa do movimento e do corpo, e após ela mesma sofrer problemas de mobilidade decorrente de febres reumáticas, crises cardíacas e endocardite, ela se aprofundou no estudo sobre mecânica corporal.

A jovem de então 17 anos, proibida de fazer exercícios, começou uma série de movimentos e microalongamentos em si mesma, com e sem auxílio de acessórios, desenvolvendo a autoavaliação, o autoconhecimento e a consciência sobre o corpo como algo integrado.

Esse método pedagógico e terapêutico para o corpo foi sendo aprimorado e se tornou o que chamamos de eutonia.

A própria Gerda Alexander deixou registrado um resumo interessante sobre como ela funciona:

“Usando-se a atenção nas sensações do corpo promove-se à ampliação da percepção e da consciência corporal. Um processo em que o aluno acessa a sabedoria que é própria do corpo usando-a a seu favor”.

Em nosso canal do Youtube você encontra um vídeo sobre ‘Eutonia e os movimentos na dança”. Confira abaixo:

Quais Os Princípios Fundamentais da Eutonia

A palavra eutonia já entrega sobre os fundamentos da prática: ela mistura duas palavras gregas – “eu”, que significa algo bom, harmonioso; e “tonos”, que se refere ao tônus muscular, a tensão do músculo.

Em primeiro lugar, devemos entender que a base da eutonia parte do princípio da conscientização corporal, onde o foco é o corpo, mas enxergando-o como uma unidade corpo-mente, não como coisas separadas.

Com o autoconhecimento que a terapia proporciona, cada um é responsável pelo seu próprio processo de educação e reabilitação do corpo, descobrindo recursos que expandem a sensibilidade e permitem um dialogo entre o próprio corpo e as emoções.

Dentro desse conceito, temos quatro princípios fundamentais:

Conscientização da Pele

Tomar consciência da nossa própria pele, pois é através dela que conseguimos ter uma imagem mais clara da extensão de nosso corpo.

Ela é o limite entre o mundo interno e o exterior ao corpo, e é por ela que respiramos, suamos e nos comunicamos.

Conscientização do Espaço Interno

Tomar consciência do nosso corpo de forma tridimensional, com todos os volumes que compõem tais dimensões, dando presença aos nossos órgãos internos, suas funções e seus diferentes aspectos.

Conscientização dos Ossos

Tomar consciência de nossa estrutura óssea, com observação e experimentação ao nosso próprio esqueleto, recuperando um alinhamento ósseo condizente às forças gravitacionais às quais estamos submetidos.

Contato Consciente

Ampliação intencional do campo de consciência, indo além dos limites visíveis do corpo físico.

eutonia

Créditos: Ikostudio | Fonte: Envato Elements

Benefícios da Eutonia

A eutonia, assim como demais disciplinas somáticas, sozinha não é a cura para nenhuma doença, mas é usada como terapia complementar para diversas condições:

  • Tratamento auxiliar para doenças como artrites, artroses, tendinites, LER e paralisias;
  • Tratamento complementar a dores crônicas;
  • Ajuda a melhorar questões posturais e alinhamento corporal;
  • Relaxa, combatendo o estresse e a insônia;
  • Promove o autoconhecimento e a integração corpo-mente;
  • Equilibra funções automatizadas, como a respiração, a digestão e a circulação.

Onde Encontrar a Eutonia?

A eutonia já está muito bem representada e estabelecida aqui no Brasil. 

A prática chegou por aqui nos anos 1990, através da argentina Berta Vishnivetz, a qual também foi a responsável pela chegada da eutonia na América Latina anos antes, e que inclusive trabalhou diretamente com Gerda Alexander na Dinamarca por quinze anos.

No site do Meu Retiro você pode procurar profissionais especializados em eutonia através de nosso sistema com dezenas de profissionais e experiências disponíveis.

Caso você queira saber um pouco mais, ou mesmo procurar por um curso de formação de eutonistas, vale visitar o site da Associação Brasileira de Eutonia (ABE), uma organização voltada para praticantes e profissionais que buscam algum tipo de suporte na área.

No YouTube há dezenas de vídeos com aulas e exercícios de eutonia, todos fáceis de se encontrar com uma busca simples.

Portanto, o vídeo que escolhemos para apresentar aqui para vocês é algo diferente e bem interessante.

Já que estamos falando sobre corpo e consciência, sugerimos a visualização do canal “Pioneiro da Educação Somática do Brasil”, um projeto de Débora Bolsanello produzido pelo Núcleo Oito Educação Somática.

No canal temos uma série de entrevistas com os primeiros profissionais brasileiros a implantarem os métodos de Educação Somática no Brasil, inclusive, é claro, alguns eutonistas.

Vale conhecer mais esse projeto incrível!

Veja só o trailer:

Abaixo vamos deixar a entrevista com uma das pioneiras da eutonia no Brasil, a professora Luciana Gandolfo, em um papo registrado dentro deste projeto.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!