Você sabia? | Antroposofia

O que é Antroposofia?

Publicado em: julho 12, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Desde 2006 a medicina Antroposófica, abordagem terapêutica baseada na Antroposofia, é uma das práticas contempladas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), mas não é tão popular como tantas outras práticas presentes na mesma lista, como a Homeopatia, a Acupuntura ou o Reiki.

De abordagem holística e integrativa, a medicina Antroposófica usa as bases da Antroposofia como alicerce para suas práticas. E para começarmos a falar sobre esse lado terapêutico desta linha de pensamento, é importante entendermos o que ela defende e quais são seus pontos principais.

Antroposofia

Créditos: Mint_Images | Fonte: Envato Elements

Qual a base da Antroposofia?

A Antroposofia nasce a partir dos estudos publicados pelo filósofo e cientista Rudolf Steiner (1861-1925), o qual desenvolveu uma compreensão única da amplitude e profundidade da experiência humana.

A própria palavra “Antroposofia” já dá uma dica sobre qual é a amplitude desse pensamento, já que une as palavras gregas “antropo” (ser humano) e “sofia” (sabedoria), ou seja, a “sabedoria do ser humano”. 

A Antroposofia é uma ciência espiritual baseada em pesquisas que propõem a premissa de um trabalho de desenvolvimento interior, o qual compreendeu que o intelecto humano tem sabedoria inerente para resolver os grandes enigmas do mundo, transformar seu meio e se conectar com realidades espirituais.

Através de seus estudos, Steiner compreendeu que o universo não é composto apenas de matéria e energia, mas também um mundo espiritual, um conteúdo espiritual que influencia nossa vida, inclusive validando conceitos como vidas passadas e carma.

Dentre as muitas conclusões que chegou, Steiner afirmava que a substância física da qual somos feitos, nada mais é do que uma versão condensada da substância espiritual, portanto somos seres espirituais em sua base.

Originalmente Steiner buscava compreender o ser humano em todos os seus aspectos – físicos, psicológicos, emocionais e espirituais, mas esse conhecimento também se expandiu para outros campos, gerando novas áreas de estudo e trabalho, como a saúde, a educação e a agricultura.

Steiner é considerado o fundador do sistema educacional Waldorf, o criador da agricultura biodinâmica, da medicina Antroposófica e inspirou um novo movimento de renovação religiosa, tudo isso a partir da Antroposofia.

Esses conceitos expostos acima, são apenas a ponta de um iceberg que é amplamente discutido até hoje.

Todo o conceito e conteúdo dos estudos antroposóficos são absolutamente amplos, e muitos de seus desdobramentos precisam de uma leitura mais aprofundada, já que o material deixado por Steiner é vasto e abre diferentes frentes de debate e reflexão.

Um caminho para quem quiser se aprofundar mais no assunto, é o site da Sociedade Antroposófica no Brasil, um espaço cheio de conteúdo, escrito por quem entende e vive o assunto. Vale a visita.

Mas, com essa base simplificada, já podemos partir pro próximo tópico.

Antroposofia

Créditos: BGStock72 | Fonte: Envato Elements

Antroposofia e a medicina Antroposófica

A medicina Antroposófica é a medicina integrativa que nasce dessa ampla base de estudos da Antroposofia, com grande foco no ser humano, e não diretamente no sintoma. 

Com uma abordagem holística, que enxerga o ser humano como um todo – incluindo ai seu físico, emocional, psicológico e espiritual – a medicina Antroposófica é composta por diferentes métodos de trabalho e ramos profissionais.

Existem médicos, terapeutas, psicólogos, enfermeiros e demais tipos de profissionais da saúde, que fazem uso da medicina Antroposófica dentro de suas especialidades.

Nesse caso, a abordagem humanista é o verdadeiro diferencial na hora do atendimento, bem como a opção pelo uso de remédios naturais antroposóficos – que são soluções ultra-diluídas, assim como a Homeopatia.

Já dentre os métodos ou técnicas desenvolvidas, estão terapias corporais, terapias de arte, meditação, exercícios de Mindfulness e a Euritmia, todas elas buscando o equilíbrio de forças internas e antagônicas que, ao estarem em desalinho, são a causa de muitas das más condições de saúde que vivemos hoje.

O que é a Euritmia?

Citamos acima a Euritmia, e provavelmente quem não é iniciado na medicina Antroposófica não deve saber que tipo de processo terapêutico é esse do qual nos referimos.

A Euritmia é uma terapia baseada no movimento corporal, onde acompanhada por música instrumental, ou pela voz humana recitando poesias, ou mesmo lendo contos, as pessoas se expressam em movimentos ritmados, se concentrando em transmitir o ritmo, fraseado, sentimento e dinâmica da peça artística que a acompanha.

Veja abaixo um vídeo de como funciona a Euritmia, na prática. Nele podemos ver uma apresentação no Fórum Internacional de Euritmia em Witten-Annen, Alemanha.

Onde encontrar profissionais da Antroposofia

Como falamos no começo do artigo, a medicina Antroposófica está disponível gratuitamente no Brasil através do SUS. É preciso consultar o posto de saúde da sua região e conferir se há disponibilidade de profissionais para atendimento naquela unidade.

Para um atendimento particular, sugerimos que experimente a busca do nosso portal, www.meuretiro.com.br, afim de encontrar um profissional que atenda as suas necessidades e expectativas.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!