Você sabia? | Acupuntura

O que é EFT – a Acupuntura emocional sem agulhas?

Publicado em: setembro 07, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Muito provavelmente você já conhece a Acupuntura, a técnica milenar chinesa que se consiste na aplicação de finas agulhas em pontos específicos do corpo para reestabelecer o equilíbrio do Qi – nossa energia vital – e resolução de condições de saúde física e mental.

falamos sobre Acupuntura aqui em nossa revista neste artigo especial, mas agora vamos te apresentar um outro tipo de Acupuntura, a EFT, conhecida como Acupuntura emocional sem agulhas.

Mas será que, sem agulhas, o EFT é a mesma coisa que a Acupuntura? Servem aos mesmos propósitos? Tem os mesmos efeitos terapêuticos? É o que vamos te contar a seguir.

o-que-e-eft

Créditos: Mint_Images | Fonte: Envato Elements

Quais os princípios do EFT?

A primeira coisa a ser dita, é que EFT é uma sigla de Emotional Freedom Technique, em tradução livre, Técnica de Libertação Emocional, e ela é uma terapia energética que foi desenvolvida usando várias técnicas de cura corpo-emoção.

O resultado é uma ferramenta simples, que você pode usar para ajudar a mudar suas reações negativas a traumas físicos e emocionais, melhorando nossa saúde, bem-estar e desempenho geral.

A EFT também é conhecida pelo nome de Tapping, isso porque durante a prática, você dá tapinhas com as pontas dos dedos em certos pontos do seu próprio corpo para estimular o fluxo de energia, ao invés da aplicação das agulhas.

Ela segue a mesma filosofia da Acupuntura, de ação em pontos meridianos, e da compreensão que a energia pode estar presa em pontos específicos e que isso é a causa de diversos males.

Opa, você não sabe o que são os meridianos? A gente te explica rapidinho: meridianos são como se fossem caminhos, vasos sanguíneos, por onde a energia vital – Qi – flui, e que podem, por vezes, estarem bloqueados.

Terapias, como a Acupuntura, trabalham nesses bloqueios. E para que serve o EFT? Ele é justamente um tipo de terapia energética projetada para nos ajudar a liberar a energia negativa presa em pontos específicos do corpo, energia esta, resultado de eventos passados, atuais ou simplesmente reflexo da pressão cotidiana.

A EFT permite que a mente e o corpo trabalhem em sincronia para aliviar as emoções e sentimentos negativos, e nos ajuda com problemas como ansiedade, dor crônica, depressão, estresse, problemas de peso, insônia, entre outros.

principios da eft

Créditos: Mint_Images | Fonte: Envato Elements

Como funciona o EFT?

Como falamos acima, as energias negativas que acumulamos são resultado de eventos passados, atuais ou cotidianos. De todo modo, o corpo não sabe em que tempo aquele evento está acontecendo, se é algo de um passado distante, ou que ocorreu há pouco.

Ou seja, sempre que lembramos ou pensamos em uma situação negativa, ou mal resolvida, nosso corpo libera uma porção de hormônios do estresse que vai diretamente ao nosso cérebro, como se aquilo estivesse acontecendo naquele exato momento.

Com o EFT, pensamos na situação em questão e estimulamos positivamente os pontos meridianos do corpo com o toque e a fala, para que esses pontos enviem sinais de calma ao cérebro e permita o bom fluxo de energia pelo corpo.

Funciona assim: em uma sessão de EFT, os pontos meridianos são tocados repetidamente enquanto é repetida uma frase de consciência positiva, o que logo causa uma diminuição no hormônio do estresse, o cortisol.

Essa redução do cortisol automaticamente nos apresenta um melhor bem-estar físico e mental, além de melhorar a função imunológica, e reduzir a intensidade e a frequência dos sintomas.

Com o bom fluxo reestabelecido, descarregamos as energias e emoções negativas, e retomamos a boa condição de saúde e a conexão correta e segura dos hormônios com o cérebro.

como funciona o eft

Créditos: microgen | Fonte: Envato Elements

Quais são os pontos de toque e como realizar EFT?

O EFT é uma técnica que pode ser desenvolvida juntamente a um terapeuta especializado – procure profissionais credenciado em nosso Portal Meu Retiro – ou mesmo através de auto aplicação.

Existem nove pontos meridianos usados no protocolo reduzido e contemporâneo do EFT:

  • Lado da mão: A borda externa da sua mão, abaixo do seu dedo mindinho;

  • Topo da cabeça: A coroa da sua cabeça;

  • Ponto da sobrancelha: os pontos internos das sobrancelhas, logo acima do começo do nariz;

  • Canto do olho: O osso ao longo do ponto externo de seus olhos;

  • Embaixo do olho: O osso diretamente sob seus olhos;

  • Embaixo do nariz: sob o nariz, logo acima do centro do lábio superior;

  • Ponto do queixo: O vinco abaixo do lábio inferior e acima do queixo;

  • Ponto da clavícula: A área pouco abaixo, e ao lado de onde as clavículas se encontram;

  • Axila: A área pouco abaixo de sua axila, na mesma direção do mamilo.

Quer visualizar melhor onde são os pontos e como é realizado o EFT? Sugerimos que você confira esse vídeo do Gui Ortiz, onde ele demonstra todos os pontos e como deve ser feita a sessão de EFT.

Veja o vídeo e experimente esta técnica que é mais um caminho terapêutico para sua cura energética.

Confira as melhores experiências de Acupuntura:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!