Você sabia? | Sagrado Feminino

O que é o Sagrado Feminino?

Publicado em: maio 24, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Diversos são os retiros e cursos que se propõem a realizar atividades para o resgate e/ou despertar do Sagrado Feminino.

Você já deve ter lido ou visto algo sobre isso em algum lugar, mas se está lendo nosso artigo agora, é porque assim como tantas outras pessoas, não está muito certa sobre o que é esse tal de Sagrado Feminino que vem sendo tão falado.

Pois agora vamos te explicar direitinho sobre do que se trata isso, sua importância para nossa vida, e como desperta-lo.

sagrado feminino

Créditos: Engy91 | Fonte: Envato Elements

Sagrado Feminino: a essência e a energia da mulher

Todas as pessoas, independente de gênero, possuem dentro de si energias masculinas e femininas.

Essas duas energias trabalham na dualidade e devem ser equilibradas e harmônicas, porém, por conta de todo um sistema patriarcal que subestima e subjuga a energia e a voz feminina, esta energia vive em desequilíbrio.

O Sagrado Feminino é uma filosofia de vida baseada no resgate da essência feminina, essência essa que motiva o autoconhecimento da mulher, sua consciência corporal, o reencontro com sua ancestralidade, sensações, emoções e natureza.

Acessível a mulheres de qualquer cultura, religião, crença, idade ou particularidade, o Sagrado Feminino as empodera e as coloca em uma posição de amor-próprio e auto valorização, para terem um olhar compassivo e amoroso sobre si, fazendo-as se enxergarem como as verdadeiras deusas que são.

Por falar em deusas, antigos cultos a deusas de diversas mitologias são resgatados nos estudos do Sagrado Feminino, assim como a relação entre as fases da lua e os períodos de fertilidade, menstruação e toda a ligação do indivíduo com os ciclos da natureza e do Divino.

Todos os ciclos naturais femininos são valorizados no Sagrado Feminino: a gestação, a maturidade, a menstruação, a amamentação, etc, permitindo que a mulher aceite, se assim quiser, a naturalidade e a divindade das coisas, em um profundo processo de autoaceitação e autoconhecimento.

O processo de interiorização promovido pelo Sagrado Feminino é uma reconexão consigo mesma. Com energia e autoestima renovada, a mulher desenvolve uma relação mais saudável e harmoniosa com seu corpo físico, sua sexualidade, seus ciclos, seu emocional e espiritual.

Além do trabalho em âmbito interno, a mulher também harmoniza seu processo com a natureza e a sociedade, livrando-se de amarras patriarcais e criando uma nova consciência sobre si e seu papel na sociedade.

sagrado feminino

Créditos: Cavanimages | Fonte: Envato Elements

Como despertar o Sagrado Feminino?

Como falamos no começo do texto, existem diversas atividades e vivências voltadas para esse despertar, porém a forma mais comum de se experienciar essa vivência é através dos “círculos de mulheres”.

Círculos de mulheres são encontros em grupo, onde mulheres com a ajuda de uma facilitadora guia, fazem danças circulares, estudam e cultuam as mais diversas deusas (Gaia, Lilith, Afrodite, Atena, Perséfone, etc), meditam e se conectam com seu corpo e a natureza.

Nesses encontros acontecem ainda sessões de leitura, workshops, palestras, debates e troca de saberes diversos. Rituais e oferendas em gratidão a mãe natureza também podem fazer parte das vivências em alguns casos.

O impacto do Sagrado Feminino no cotidiano 

O despertar do Sagrado Feminino é algo que impacta diretamente a vida da mulher, mudando seu cotidiano em diversos aspectos.

O primeiro deles talvez seja o de colocar a mulher em um coletivo, a fazendo perceber que não está só, promovendo seu olhar compassivo e amoroso perante a outra, fortalecendo elos de irmandade entre as mulheres.

Enxergar e compreender outra mulher, ajuda a nos compreendermos melhor, estimula o autoconhecimento e a empatia.

Este autoconhecimento gerado pelo Sagrado Feminino, resulta também em uma tomada de consciência para a superação de crenças limitantes, e uma melhor autoestima, outro ponto que impacta o cotidiano de qualquer pessoa.

Mulheres com autoestima elevada se libertam de padrões da sociedade e regras patriarcais, elevando sua energia, aumentando seu amor-próprio – temos dicas para isso neste artigo aqui – e proporcionando um maior bem-estar emocional, mental e espiritual a si mesma.

Passam a se amar exatamente como são, e encontram dentro de si a deusa – energia – que devem aprender a cultuar.

Uma autoestima bem resolvida também tem influência direta nos relacionamentos afetivos, preparando uma pessoa muito mais segura para qualquer tipo de relação, e também na área da sexualidade, livrando a mulher de ideias limitadoras impostas pelo patriarcado, deixando livre seu caminho para o prazer.

Ainda falando sobre relações, o Sagrado Feminino tem papel fundamental até mesmo nas relações profissionais. Um profissional certo de suas virtudes, autoconfiante, que se conhece, é um profissional mais determinado, produtivo, ousado e criativo.

Como podemos ver, o culto do Sagrado Feminino, acima de tudo, é um empoderamento de si, uma jornada de autodescoberta e um resgate de valores transformadores que podem levar a mulher a uma nova vida.

Como falamos no começo do texto, além de despertar o Sagrado Feminino, existem pessoas que precisam resgata-lo, mulheres que perderam muito dessa energia feminina durante a jornada da vida.

Para falar um pouco sobre essa cura da energia feminina, oferecemos o vídeo da terapeuta quântica, Michele Garcya, que fala sobre 10 práticas para curar o sagrado feminino.

‘Bora assistir?

Se você se interessou em vivenciar o sagrado feminino, faça uma busca em nosso portal para encontrar retiros, atividades, experiências e profissionais que possam te ajudar nesta jornada transformadora.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!