Sumário
Quantas vezes já nos deparamos com questionamentos sobre nossa própria existência? Refletir sobre qual a nossa função aqui, o motivo das coisas serem como são, ou qual o nosso Propósito de Vida?
Muitas dessas perguntas não tem resposta pronta, são questionamentos naturais ao homem desde os tempos mais remotos, mas sempre podemos refletir sobre elas, e nessas reflexões até mesmo ter insights que ajudam a formular possíveis respostas.
Quando falamos sobre propósito, por exemplo, através do autoconhecimento conseguimos estruturar algumas ideias que podem te ajudar a chegar a uma resposta satisfatória – mas dificilmente definitiva.
Esse é o papel deste artigo de hoje, fomentar a busca pelo propósito para uma vida mais completa e feliz.
Mas para começarmos nosso papo, temos que fazer uma pergunta de partida:
O que é Propósito de Vida?
De forma sucinta, ter Propósito de Vida é definido como ter metas estabelecidas e uma direção para a vida.
É ter um foco, uma intenção. Algo que inclui sua visão de mundo, seus valores, paixões e a essência de quem você é, algo que você pode fazer para tornar o mundo um lugar melhor.
O Propósito de Vida é um local onde você deposita sua energia, é algo que acompanha sua jornada do viver – não o destino a se chegar.
Muitos pensam que o propósito é o mesmo que o significado da vida, mas são conceitos diferentes, apesar de caminharem próximo um do outro. Afinal, uma vida com propósitos é uma vida significativa.
Mas devemos deixar claro que propósito de vida não é algo limitado a uma função a qual você exerce (pai, profissão, etc), nem uma lista de tarefas, nem algo que só vive dentro de você. Nem mesmo algo que nasce de algum medo, falta ou necessidade.
Pensadores como Jean-Paul Sartre discordam sobre a necessidade de um propósito. Os existencialistas, corrente de pensamento onde ele está inserido, acreditam na singularidade da condição humana, onde a vida não tem significado inerente. Temos livre arbítrio, portanto, escolhemos nossos valores e propósitos.
Mas a psicologia veio nos mostrar que termos um propósito na vida, é algo importante para o nosso bem-estar e felicidade.
Pesquisas publicadas a partir de 2009, sugerem que pessoas com propósito parecem mais felizes, exibem maior satisfação com a vida e dizem ficar menos deprimidas.
Por isso mesmo, nós da revista Meu Retiro estamos abordando esse assunto, abrindo a discussão, para que você melhore sua vida, seu bem-estar, e pratique esse exercício precioso de autoconhecimento.
Como descobrir o nosso Propósito de Vida?
Infelizmente não existe uma fórmula mágica, nem mesmo padrão de comportamento. O nosso propósito é único, não conseguimos nos basear no propósito do próximo, nem mesmo em sua busca. Essa é uma missão individual.
Se você ainda não descobriu o seu Propósito de Vida, não fique sentado esperando que ele apareça e caia em seu colo, pois não é assim que ele irá surgir.
Você o encontrará agindo, pensando ativamente, e principalmente, fazendo coisas novas e conhecendo gente nova, afinal se você não o encontrou até agora, não é repetindo as mesmas coisas que irá surgir alguma novidade.
A seguir deixamos alguns questionamentos e reflexões que poderão te ajudar e enxergar alguns caminhos que levam ao encontro do seu Propósito de Vida.
Existe algo que eu amo, que eu sou bom, que o mundo precisa e que eu posso ser pago por isso?
Quando unimos o que amamos e o que somos bons, essa é a nossa paixão. Quando unimos o que amamos e o que o mundo precisa, essa é a nossa missão. Quando unimos o que o mundo precisa, e podemos ser pagos por isso, essa é nossa vocação. E, quando podemos ser pagos por algo que somos bons fazendo, essa pode ser nossa profissão. O que poderá ser quando tudo isso convergir?
Que atividade me energiza ao ponto de eu esquecer de realizar necessidades básicas, tipo comer?
O seu Propósito de Vida pode ser algo que você fica tão imerso no que está fazendo que você se torna totalmente presente e até perde a noção do tempo e outras necessidades.
Pelo que estou disposto a me sacrificar?
As coisas que nos dão Propósito de Vida são geralmente as coisas que importam tanto para nós que estamos dispostos a sacrificar outras coisas importantes, como nosso tempo de lazer ou dinheiro, por elas. Então, quais são as coisas, pessoas ou projetos pelos quais você está disposto a se sacrificar?
Que problema do mundo eu posso resolver?
Qual problema você se preocupa que é maior que você? Como você pode fazer a diferença? O mundo é um lugar cheio de problemas. Então escolha um deles e comece a fazer sua parte para resolvê-lo. Você pode não resolver um problema do mundo, mas pode contribuir e fazer a diferença, e isso é ter um propósito.
Para refletir sobre Propósito de Vida
A busca pelo Propósito de Vida não é algo rápido, com duração pré-programada. Pode durar dias, meses, anos, uma vida toda.
E mais, com o passar do tempo, o seu propósito também pode mudar, ou mais que isso, podem existir mais do que um único propósito na sua vida.
Talvez você já esteja vivenciando o seu propósito, só não percebeu isso ainda. Ou talvez ele já tenha mudado, e você também não percebeu.
O caminho é longo, assim como o do autoconhecimento, mas é seguramente uma estrada que vale a pena ser seguida.
Para inspirar ainda mais a sua jornada e estimular a sua mente, deixamos abaixo o vídeo do Tedx Talk da psicopedagoga, professora, pesquisadora, doutora em psicologia e educação, Marcia Moraes, cujo título é “Autoconhecimento e Propósito de Vida: felicidade”.
Bom vídeo, e boas reflexões.
Comentários