Sumário
Quando falamos de Yoga, de meditação, não raro falamos também sobre Mantras, aquelas palavras, sons ou frases repetidas, que ajudam na concentração de quem está praticando esse tipo de atividade.
Mas o mantra é somente sobre concentração? Não é também algum tipo de conexão com o Divino? As leituras e definições variam, mas o que ninguém nega é a importância e a força que os Mantras têm.
Quase todas as religiões do mundo usam Mantras a seu modo: budismo, hinduísmo, taoísmo, islamismo, cristianismo, todos usam a repetição de palavras ou textos sagrados para se conectar com a Divindade.
Neste artigo vamos falar mais sobre a definição e utilidade dos Mantras, e quais benefícios eles podem nos proporcionar.
Definição do que são Mantras
A origem dos Mantras datam dos textos sagrados da religião védica na Índia, há 3.500 anos, mas sua prática vai além disso, sendo bem popular também entre os budistas, por exemplo.
A definição de mantra começa por sua etimologia: “man”, que significa mente, e “tra”, que significa transporte ou controle, ou seja, do sânscrito, mantra quer dizer “instrumento para conduzir/controlar a mente”.
Esse instrumento pode ser um som, uma vibração, uma sílaba, uma palavra ou um poema – mas tradicionalmente são palavras ou frases em sânscrito – que ao serem recitados ou cantados repetidamente, nos auxiliam a entrar em um profundo estado de meditação.
Na meditação, o mantra pode ser repetido silenciosamente, não precisando ser verbalizado, podendo ser só mentalizado enquanto busca-se atingir níveis elevados de consciência.
Ao repetir uma ideia, através de um som ou pensamento, ela cresce em força e energia, nos ancora no momento presente e nos dá uma base mais forte para sustentar nossas intenções físicas e mentais.
Existem Mantras para diferentes situações e intenções: concentração, cura, crescimento pessoal, meditação, vibração energética, oração, desenvolvimento dos chakras, purificação, etc. Cada um deles tem função e ativa um tipo particular de energia.
A escolha do mantra ideal para você, tem origem em um mestre – que pode te indicar qual o mantra indicado para sua necessidade ou atividade, ou pode partir da sua própria vontade, compreendendo qual deles fala diretamente com a sua intenção e intuição.
Como o mantra é usado?
No Yoga, o mantra define uma intenção, e ajuda a estabelecer uma conexão com o estado de espírito que desejamos cultivar durante a nossa prática.
Um dos Mantras mais usados no Yoga é o “Om”, que é a primeira vibração do universo. A repetição deste mantra ajuda a cura, a conexão e a paz. É um som universalmente conhecido, e um dos primeiros sons que nos vêm à mente quando pensamos em um momento de meditação.
Dentro do Yoga temos ainda o Bhakti Yoga, o Yoga devocional, um dos ramos da prática que conduz à comunhão divina através da devoção, onde o mantra tem papel fundamental.
Falando um pouco sobre esse papel devocional do mantra, mais especificamente do Maha mantra, resgatamos aqui um papo bem interessante que tivemos com Vijaya Marga, coordenador de turismo da fazenda Nova Gokula, principal comunidade Krsna do Brasil. Olha só:
Ainda quando falamos sobre o papel do mantra na meditação, devemos dizer que ele também tem a função de nos ancorar, de nos trazer de volta ao momento presente, e de afastar os pensamentos e sentimentos negativos.
Para auxiliar no processo de repetição dos Mantras durante a meditação, muitas pessoas usam um objeto chamado Mala, uma espécie de colar com pedras.
Já fizemos um artigo especial sobre esse objeto, popularmente conhecido por Japamala, explicando sobre sua origem, função, e até mesmo o por que as Malas são normalmente feitas com 108 contas, o que explica também o por que muitos Mantras são repetidos 108 vezes. Confira tudo isso aqui.
Os benefícios dos Mantras
Como falamos acima, existem diversos tipos diferentes de Mantras, e todos eles com diferentes finalidades, porém, eles compartilham de algumas características e benefícios em comum:
Mais conexão com o inconsciente
Quanto mais nos conectamos com nosso inconsciente, mais profunda é nossa meditação, mais conhecemos sobre nós mesmos e sobre o universo e as energias que nos rodeiam.
Melhor controle da respiração
O ritmo e fluxo do entoar dos Mantras se conecta com nossa respiração e nos coloca em um respirar mais natural. Sintonizando corpo e mente através da respiração, nos mantemos no momento presente e encontramos mais facilmente o nosso equilíbrio.
Maior relaxamento da mente e corpo
Os Mantras afetam diretamente sua mente, liberando o estresse e reduzindo a energia negativa ao seu redor, o que automaticamente relaxa o seu corpo, te deixando mais calmo, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Melhora do humor
Como vimos acima, os Mantras trabalham diretamente na liberação do estresse da mente, mas não somente, ele também combate a ansiedade e a depressão, estimulando um melhor humor, tendo impacto positivo no sistema nervoso parassimpático.
Aumento da concentração
Os Mantras podem ser usados para ancorar nossas mentes e nos manter conectados ao momento presente. Eles nos ajudam a concentrar nossa atenção em uma única tarefa, aprimorando nosso foco mental cada vez mais conforme o exercitamos.
Mantra da gratidão
Para terminar, não poderia ser diferente. Deixamos aqui com vocês um poderoso mantra de gratidão. Aperte o play e agradeça o Universo. Gratidão por estar aqui conosco.
Brahmananda Swaroopa, Isha Jagadisha
Akhilananda Swaroopa, Isha Mahesha
Comentários