Você sabia? | Mandalas

Qual a origem das Mandalas, e o que elas significam?

Publicado em: outubro 16, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

Você já deve ter visto imagens como essa ilustração acima, não é mesmo?

Essa é uma mandala, uma linda figura geométrica e simétrica, facilmente encontrada nas culturas asiáticas, que sempre nos encanta e nos inspira. Mas você qual sua origem? Ou mesmo o que elas significam?

Neste conteúdo vamos desvendar um pouco mais sobre o universo das Mandalas, principalmente para você que ainda não sabe nada sobre essa fascinante figura.

Vamos embarcar juntos nessa jornada?

Qual a origem das mandalas, e o que elas significam?

Créditos: Piccaya | Fonte: Envato Elements

Origem das Mandalas

As Mandalas são encontradas em diversas culturas, religiões e tradições espirituais em todo o mundo, portanto possuem diferentes origens, e claro, geram diversas interpretações, significados e simbolismos.

Mandala, em sânscrito, quer dizer “círculo”, e sua origem mais conhecida remonta à Índia antiga, onde elas eram usadas principalmente no hinduísmo e no budismo.

Os primeiros exemplos de Mandalas podem ser encontrados nos Vedas, textos sagrados hindus que datam de cerca de 1500 a.C. Esses primeiros desenhos circulares eram usados em rituais religiosos como representações simbólicas do universo ideal ou da divindade.

Por volta do século IV, as Mandalas começaram a se popularizar, e foram alcançando mais e mais países, como Tibete, Índia, Nepal, China, Japão, Butão e Indonésia. Hoje são figuras fáceis de se encontrar no ocidente e até mesmo em grandes metrópoles.

No hinduísmo e no budismo, a crença é que, ao entrar na mandala e prosseguir em direção ao seu centro, você é guiado através do processo cósmico de transformar o universo de sofrimento em alegria e felicidade.

Hoje, as Mandalas continuam a desempenhar um papel importante na espiritualidade contemporânea e na busca de equilíbrio e significado na vida cotidiana. Elas são usadas como ferramentas de meditação, concentração e reflexão. Muitas pessoas encontram conforto e inspiração na criação e contemplação de Mandalas.

Tipos de Mandalas

Como falamos acima, existem diversos tipos de Mandalas, e cada uma delas tem um propósito específico, mas todas compartilham a ideia central de representar a unidade, equilíbrio e a busca espiritual.

As Mandalas podem ser usadas como ferramentas terapêuticas, expressão criativa, objetos de meditação ou simplesmente como formas de arte decorativa. Seu significado e impacto podem variar de pessoa para pessoa, tornando-as uma forma diversificada e versátil de expressão e exploração espiritual.

Dentre os diferentes tipos de Mandalas, além da mandala geométrica padrão que todos conhecemos, duas das mais populares são:

  • Mandalas de Cura

As Mandalas de cura tem uma origem diferente da maioria, pois é uma prática que deriva dos nativos americanos. São Mandalas feitas com o propósito de meditação e intenção de cura. Elas podem incluir símbolos de cura e cores terapêuticas, e pretendem transmitir sabedoria, evocar sentimentos de calma e canalizar o foco e a concentração.

  • Mandalas de Areia

Os monges budistas usam Mandalas de areia como um elemento religioso tradicional. São Mandalas feitas a partir de areia colorida, onde os monges criam elaborados desenhos que simbolizam a impermanência da vida, usando grãos coloridos.

Essas Mandalas de areia são carregadas de significado. Para se ter uma ideia, a cada grão de areia colocado nelas é atribuído um significado e importância.

No final da criação da mandala, ela não é mantida intacta. Em vez disso, ela é destruída em uma cerimônia chamada “dissolução”. Isso representa a efemeridade da vida e a impermanência de tudo o que existe.

A partir daí, a areia da mandala é coletada em uma urna e levada para um corpo d’água próximo, onde é despejada para espalhar as bênçãos e energias positivas contidas nela contidas.

Qual a origem das mandalas, e o que elas significam?

Créditos: Davidpereiras | Fonte: Envato Elements

Mandalas na Psicologia e na Psicoterapia

Carl Jung, renomado psicólogo suíço de quem já falamos bastante em nosso conteúdo sobre Arteterapia Junguiana, introduziu o conceito de Mandalas na psicologia ocidental.

Jung acreditava que as Mandalas eram expressões da psique humana e podiam ser usadas como ferramentas de autoexploração e cura. Ele via a criação de Mandalas como um meio de integrar o inconsciente com a consciência e de encontrar equilíbrio e unidade interior.

A arteterapia baseada em Mandalas é uma técnica amplamente utilizada por psicoterapeutas. Os pacientes são encorajados a criar suas próprias mandalas como parte do processo de autoexpressão e autoconhecimento. A escolha de cores, formas e padrões em uma mandala pode revelar insights valiosos sobre os pensamentos, sentimentos e emoções do indivíduo.

O que as Mandalas significam?

As Mandalas têm um simbolismo rico e variado, e seu significado depende muito de quem ou como ela foi produzida, e claro, por quem está a interpretando. Porém, dentro de seus padrões circulares, você pode encontrar alguns símbolos comuns em todas as Mandalas.

Em geral, nas Mandalas o centro representa o “eu” interior, o ponto de partida, o início da contemplação e devoção ao Divino, enquanto os padrões circulares em expansão simbolizam a conexão com o universo e a busca de harmonia.

Além disso, elas frequentemente incorporam símbolos como a flor de lótus – que representa pureza espiritual e o equilíbrio; o sol – que representa o universo, a vida e a energia; e até mesmo uma roda de oito raios – que representa o Nobre Caminho Óctuplo do Budismo, um resumo das práticas que levam à libertação e ao renascimento.

Estes são apenas alguns dos significados e signos das Mandalas, mas o universo de estudo destes desenhos é enorme, e este é apenas um texto introdutório para o assunto.

Sugerimos que, se você quer se aprofundar mais nesse tema, procure livros e vídeos específicos para mais conteúdo. Existem diversas fontes para esta pesquisa, literalmente centenas de livros e links. Vale pesquisar!

Os benefícios das Mandalas

Para encerrar, e trazer um pouco mais de conhecimento sobre o tema, sugerimos o video abaixo da do canal da Maya Jurisic, onde ela lista cinco benefícios das Mandalas.

Vale conferir este vídeo e os demais conteúdos da Maya, olha só:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!