Sumário
Quem pesquisa por retiros, lugares para dar uma pausa do cotidiano, espaços pra vivências, já deve ter visto a palavra ‘Ashram’ como uma opção de local para esse tipo de atividades.
Retiros em Ashram são bem comuns e muitos possuem uma programação de atividades bem variada. Mas talvez você tenha ficado em dúvida sobre o que é um Ashram e qual diferença deste tipo de local para qualquer outro.
Vamos conhecer aqui um pouco melhor sobre como são os Retiros em Ashram e quais seus diferenciais ou benefícios.
Afinal, o que é um Ashram?
Tradicionalmente na cultura indiana um Ashram era um poderoso símbolo da teologia hinduísta, um tipo de lugar absolutamente popular, conhecido por toda a sociedade.
O Ashram era a casa de um mestre ou guru espiritual, um local onde ele podia viver e passar ensinamentos, atendendo peregrinos que iam até lá em busca de guia e sabedoria espiritual.
Normalmente o Ashram estaria localizado em um lugar mais remoto, afastado dos grandes centros urbanos, em ambientes calmos de mata ou montanha, que seriam ideais para as práticas espirituais e yogues.
Além do mestre espiritual, o Ashram também acolhia muitos de seus seguidores, inclusive jovens estudantes, como residentes, promovendo entre eles praticas regulares de várias formas de Yoga.
Por anos, os Ashrams indianos funcionavam praticamente como um monastério, porém menos rígidos, permitindo a visita de qualquer tipo de pessoa, inclusive com estadias por qualquer período de tempo.
Dentre os Ashrams indianos mais famosos, estão o que foi usado e assentado por Mahatma Gandhi, o Ashram Sabarmati; e o Sri Aurobindo Ashram, fundado pelo filósofo e revolucionário hindu, Sri Aurobindo.
A popularização dos Ashram na cultura ocidental acontece na segunda metade do século XX, junto com toda a descoberta do mundo e da cultura hindu pelo ocidente.
A visita dos Beatles à Índia em 1968, por exemplo, foi um dos acontecimentos que ajudaram nessa popularização dos Ashrams na Europa e nas Américas.
O que esperar de um Ashram hoje?
Tanto na Índia contemporânea, quanto no Brasil, os Ashrams possuem diferentes tipos, dependendo de seu perfil e proposta.
Existem Ashrams bem simples, de acomodações e estruturas básicas, que operam inclusive com voluntariado. Na índia a maioria deles segue esse formato, além de terem rotinas próprias e ofertarem aulas de Yoga, Ayurveda, artes ou sânscrito.
Existem também Ashrams que oferecem uma experiência com infraestrutura próxima a de um hotel de quatro ou cinco estrelas, tanto na Índia quanto no Brasil, com uma programação também recheada de atividades voltadas ao Yoga e a meditação.
É importante deixar claro que um não se sobrepõem ao outro. São experiências diferentes, com propostas de vivências diferentes, mas que mantém a mesma base: um espaço seguro e tranquilo, longe da rotina cotidiana, onde podemos praticar o autoconhecimento, o autocuidado, elevar a consciência e fortalecer a vida espiritual.
Outra característica comum compartilhada entre a imensa maioria dos Retiros em Ashram, é a cozinha baseada no vegetarianismo ou no veganismo, com cardápios livres de carnes de todo tipo e algumas optando também pelo não consumo de ovos, leite e seus derivados.
Por fim, muitos Retiros em Ashram também seguem a ética do Yoga dentro de sua linha de conduta, com yama e niyama ditando algumas regra básicas:
Yama
- Não praticar nenhum tipo de violência (Ahimsā);
- Falar a verdade (Satya);
- Não roubar (Asteya);
- A continência sexual, abster-se da luxúria (Brahmācārya);
- Não se apegar (Aparigrāha).
Niyama
- A pureza dos pensamentos (Saucan);
- O contentamento interior (Santoṣa);
- A austeridade /(tapas);
- O estudo das escrituras do Yoga e de si próprio (Svādhyāya);
- A entrega e a fé (Īśvara Pranidhāṇa).
Como são as atividades dos Retiros em Ashram?
Cada Ashram tem a sua própria programação e rotina com experiências e atividades diversas.
Sessões das mais variadas terapias holísticas e integrativas, além das tradicionais caminhadas e momentos de meditação e Yoga estão sempre entre as opções no cardápio de atividades.
Muito oferecem também cursos de Yoga, cursos de meditação e até mesmo de culinária vegana e cultivo de horta orgânica, isso só pra citarmos os mais populares, mas a diversidade é grande.
Ao escolher o Ashram de sua preferência, vale consultar o que há de programado nas próximas datas. Todos eles possuem uma agenda antecipada de atividades.
Vale também consultar a disponibilidade do mestre ou guru local, que em alguns locais faz atendimentos pré-programados com o público interessado em direcionamentos espirituais. Esses encontros também são conhecidos como Satsang – o encontro com a Verdade.
Onde encontrar Ashrams no Brasil?
Em nosso portal temos um sistema de busca que poderá te ajudar a encontrar o Ashram ideal para seu momento de pausa.
Além das informações básicas, lá você pode conferir o tipo das acomodações ofertadas, as facilidades, atividades e experiências que estão inclusas, ou estarão disponíveis, durante a sua estadia.
Faça sua consulta e prepare-se para viver uma experiência transformadora.
Para te inspirar e ilustrar um pouco de tudo que falamos aqui, que tal conhecer como é um típico Ashram indiano?
Confira o vídeo abaixo que mostra em poucos minutos, belíssimas imagens do Ashram Art of Living, localizado no sul da Índia.
Como eles mesmos se definem: “um paraíso para quem gosta de meditação, Yoga, paz e espiritualidade em meio à natureza“.
Comentários