Sumário
A Terapia com Florais é um assunto que gostamos muito aqui na revista Meu Retiro, e já nos aprofundamos nesse tema em artigos como este aqui, onde falamos sobre os 38 tipos de florais de Bach, ou este, onde apresentamos 69 florais do Bush Australiano.
Mas hoje vamos falar sobre uma característica tão específica quanto importante da Terapia com Florais,, a sua ação com pessoas neurodiversas, que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Muita gente não sabe, mas a terapia com florais tem sido um grande aliado nos tratamentos de pessoas com autismo, em especial aquelas que precisam aumentar a sua autonomia e ter maior tranquilidade e harmonia com seu meio.
Tal ação terapêutica está sendo comprovada cientificamente através de diferentes pesquisas: “Na experiência relatada observou-se o efeito benéfico dos florais no manejo de comportamentos típicos dos transtornos de espectro autista em paciente infantil”, conclui este estudo aqui de 2019, só para pegarmos um exemplo desenvolvido aqui no Brasil.
Vamos conferir a seguir como a Terapia com Florais está trabalhando com o autismo, quais são os benefícios conquistados com a prática, e quais os florais indicados para esta finalidade.
Como a Terapia com Florais atua com o TEA
A Terapia com Florais tem sido um caminho inovador e de sucesso no tratamento de pessoas com TEA, e isso por diversos motivos.
O primeiro deles, é que a filosofia subjacente aos florais é focada nas emoções, e estas estão claramente envolvidas com o autismo.
Além disso, os florais são livres de química, o que os torna uma opção natural, segura e sem efeitos colaterais para qualquer tipo de paciente.
A função da Terapia com Florais em pessoas neurodiversas, é ajudar na sua autonomia, por exemplo, diminuindo sua hiperatividade e tirando-o de comportamentos que dificultam o seu convívio social, expressão ou aprendizado.
Ela permite que crianças autistas se comuniquem melhor e lidem melhor com o estresse, ajudando em sua função social, aprendizado, fala ou retraimento.
A terapia também trabalha outros pontos, como obsessões, movimentos repetitivos e intolerâncias, mas nada disso do dia para a noite, são processos por vezes demorados, mas eficazes dentro do ritmo e especificidade de cada pessoa.
Quais são os florais usados no trabalho com o TEA?
A pergunta acima é a primeira que vem a mente de quem está interessado nesse assunto, e a resposta é tão ampla quanto simples. Não existe uma fórmula pronta para tratar diretamente o espectro autista, o que temos são diversos florais que ajudam o paciente a se expressar melhor, controlar melhor suas emoções, ou ter mais foco em seu cotidiano, por exemplo.
Quando Bach sistematizou os florais, ainda não havia um entendimento como o que temos hoje sobre o espectro autista, porém diversos florais já eram indicados para diferentes sintomas que as pessoas com TEA possuem.
Um exemplo é o floral de Violeta de Água (Water Violet), onde sua indicação, feita pelo próprio Dr. Edward Bach, se encaixa muito na personalidade de alguém dentro do TEA, que especificamente possui um perfil mais retraído. Veja só:
“Para aqueles que gostam de ficar sozinhos, na saúde ou na doença. São pessoas reservadas, que se movem sem ruídos, falam pouco e suavemente. São independentes, capazes e autoconfiantes. Não se deixam influenciar pela opinião dos outros. São indiferentes, deixam as pessoas sozinhas e seguem seu próprio rumo. Quase sempre são inteligentes e talentosas. Sua paz e tranquilidade são uma bênção para aqueles ao seu redor.”
Além desse exemplo, existem diversos florais que atendem pessoas dentro do TEA. Nesse vídeo que você confere abaixo, do canal Thá com Vida Terapia Floral, da farmacêutica e terapeuta floral, Thaís Scapim, você confere mais algumas opções de florais que também atendem especificamente a esse público.
Ah, e nunca devemos esquecer que, mesmo compartilhando de algumas semelhanças comportamentais, cada pessoa dentro do TEA é única, portanto uma consulta individual com um terapeuta floral é o melhor caminho para descobrir qual a melhor Terapia com Florais indicada para cada pessoa.
Onde encontrar Terapia com Florais?
Como falamos acima, um terapeuta floral é a pessoa indicada para receitar os florais corretos para o início de um processo terapêutico complementar.
Acesse o Portal Meu Retiro e faça uma busca por Terapia com Florais e encontre dezenas de profissionais disponíveis para te ajudar nessa experiência.
Lembrando que a Terapia com Florais é uma terapia integrativa e complementar, não alternativa, não substituindo o acompanhamento de profissionais como fonoaudiólogos, neurologistas ou pedagogos, tampouco servindo como única fonte terapêutica.
Comentários