Você sabia? | Doga Yoga

Você já praticou Doga?

Publicado em: junho 09, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Viver com a companhia de um pet pode transformar a nossa vida. Além de muito amor e momentos divertidos, os nossos cachorrinhos podem acabar participando um pouco mais da rotina, inclusive, tornando as atividades para manter a saúde em forma bem mais alegres e diferentes do convencional.

Se você ainda não ouviu falar sobre doga, irá se surpreender com a novidade: Agora você e seu cachorro poderão contar com mais uma opção de atividade para cuidar da saúde, a Ioga para cães.

O que é Doga?

Doga é uma junção de dog (cachorro) e yoga, do inglês, podendo ser entendido como uma yoga para cães (e seus donos).

A yoga para cães foi criada nos EUA, quando um grupo de pessoas que gostavam de praticar a atividade pensaram juntos em uma ideia onde o dono poderia fazer exercícios enquanto aproveita momentos de lazer com seu companheiro de quatro patas.

O maior objetivo dessa ideia consiste em uma melhor aproximação e união entre os donos com seus cães, resultando na criação de um ambiente seguro de relaxamento, sem deixar a diversão de lado.

Como Funciona a Yoga para Cães?

Não existe uma grande diferença entre a yoga convencional para humanos e a doga, mas nós podemos fazer algumas adaptações de acordo com um conjunto de fatores sobre cada parceirinho de quatro patas.

Desde o tamanho, até a disposição e flexibilidade da dupla podem ser levados em consideração na hora de criar uma sequência de exercícios.

Os donos podem se alongar enquanto os pets repousam sobre ou abaixo do corpo, entre várias outras movimentações.

O mais importante é que o grupo possa construir um ambiente de tranquilidade para que os cachorrinhos não se estressem, é claro. Afinal, vários cães em um só lugar fechado podem virar uma confusão se não tivermos esse controle.

Por esse motivo, os donos pesquisam e praticam algumas técnicas que podem ajudar quando os cachorros começam a se alterar, como os mantras. E essa é uma vantagem que é levada para casa, pois quando o seu pet começar a se estressar, você já irá saber como acalmá-lo.

É de se imaginar que essa prática pode fugir um pouco da filosofia da yoga (onde buscamos uma conexão entre a mente, corpo e espírito), pois as distrações vão acontecer com mais frequência.

Mas afinal, a ideia principal dessa atividade é fazer algo diferente, criar laços e momentos divertidos com seu doguinho.

Você já praticou Doga?

Créditos: twenty20photos | Envato Elements

Para Concluir

Como tudo na vida é um aprendizado, praticar doga com nossos pets pode trazer resultados muito diferentes para cada tipo de pessoa, e esse é um ponto que podemos encarar com muita leveza.

Além de ser uma atividade de auto-observação, entender como o seu cachorro se comporta em determinadas situações, também pode ser parte de um processo para que você aprenda cada vez mais, quais são as melhores formas para lidar com seu companheirinho.

Se quiser saber mais sobre a Ioga como um exercício de autoconsciência e auto-observação, confira o artigo que preparamos:

O que aulas de yoga tem a ver com autoconhecimento?

Para quem tem um conhecimento básico de yoga, já é possível fazer uns testes com o seu pet e ver como ele se comporta durante a atividade. Você pode se surpreender e se divertir bastante!

Você acha que o seu pet iria gostar de fazer uns exercícios com você?

Selecionamos uma aula bem legal para você assistir no Youtube. O áudio está um inglês, mas você pode acionar a legenda automática em português, ou somente prestar atenção nas imagens para tentar replicar com seu amiguinho. 😉

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!