Sumário
Já falamos aqui na revista Meu Retiro sobre a importância do detox digital, em um artigo onde damos dicas de como se desconectar por um tempo. Hoje falaremos sobre algo um pouco mais específico, aquelas pessoas que estão viciadas em seu smartphone, e que precisam Passar Menos Tempo no Celular.
O uso excessivo de celular é apontado como um dos males do ser humano contemporâneo, e tem sido alvo de estudos como este aqui, o qual conclui que “o uso excessivo de smartphones está associado a alterações psiquiátricas, cognitivas, emocionais, médicas e cerebrais que devem ser consideradas pelos profissionais de saúde e educação”.
Todo tipo de pessoa pode se viciar em tecnologia, ou mais especificamente no celular, mas pessoas com problemas psicológicos e emocionais, assim como adolescentes com menos de 20 anos, estão ainda mais propensos a caírem nessa armadilha.
Isso acontece, pois as experiências às quais os smartphones nos conectam – redes sociais, jogos, vídeos, aplicativos – nos dão prazer e liberam dopamina, o que é algo viciante e, com efeito semelhante ao consumo de álcool ou drogas.
Para piorar a situação, com a pandemia, 70% dos usuários, principalmente os jovens, estavam usando mais seus smartphones como resultado direto do lockdown. E quanto mais usamos o nosso smartphone, mais nos viciamos nele.
De modo geral, o uso excessivo de celular é uma realidade, e um problema que pode atingir praticamente qualquer pessoa que use o aparelho, por isso o controle de tempo de tela é tão importante.
O detox digital, ou seja, a desintoxicação de tudo que é digital, é um artifício usado quando a coisa está indo além do normal. Serve para nos afastar de todo tipo de aparelho eletrônico conectado à internet, quebrando o ciclo do vício, reduzindo o estresse e aumentando nossa interação com os outros e o mundo em nossa volta.
Porém, como falamos acima, nem todas as pessoas têm a possibilidade de se desligarem totalmente de seus celulares por um período considerável, mas ainda assim podem, e precisam, Passar Menos Tempo no Celular, diminuindo o vínculo e quebrando o círculo vicioso.
Para ajudar nesse processo, traremos a seguir uma lista de dicas de como Passar Menos Tempo no Celular. Ações simples que efetivamente irão te ajudar a controlar a compulsão pelo aparelho, e a melhor administrar o tempo gasto usando o smartphone.
Sinais e sintomas de que você está passando tempo demais no celular
O mundo moderno demanda um uso intenso de smartphones, mas quando isso se torna ‘tempo demais’? Você ainda não está certo se precisa Passar Menos Tempo no Celular? Não consegue identificar se o seu uso é excessivo, ou se ainda está dentro do considerado ‘normal’?
A pessoa que possui comportamentos viciantes geralmente não percebe como o vício no celular está afetando diretamente sua saúde e relacionamentos com outras pessoas.
Pois aqui vão alguns sinais e dicas que podem te ajudar a perceber se a coisa não está indo bem por aí:
-
Quando o uso do celular está te afastando das interações sociais, ou atrapalhando atividades como o trabalho, relacionamento amoroso ou os estudos;
-
Quando você usa o celular para preencher um vazio, ou quando experimenta sentimentos indesejados – como tristeza ou ansiedade, ou mesmo para te fazer sentir mais feliz;
-
Quando possui problemas relacionados ao sono, tanto em quantidade, quanto em qualidade;
-
Quando há dificuldade de se concentrar, negligência ou esquecimento de tarefas importantes;
-
Quando está mais conectado ao mundo online do seu celular, rolando feeds e mais feeds de redes sociais, do que ao mundo real a sua volta;
-
Quando em qualquer momento livre, em qualquer lugar, você recorre ao celular como instrumento para ‘não ficar entediado’;
-
Quando você envia mensagens de texto, comenta posts, responde e-mail ou tweet enquanto dirige ou faz alguma outra atividade que exige sua total atenção e concentração;
-
Quando você checa o celular mesmo sabendo que provavelmente não haverá nenhuma nova mensagem ou notificações te esperando.
Se identifica com mais duas afirmações acima? Então talvez seja o momento de ficar alerta e Passar Menos Tempo no Celular.
Considere também procurar ajuda profissional. Terapeutas, psicólogos e demais profissionais da saúde mental podem te ajudar muito nesse processo.
Como Passar Menos Tempo no Celular
A seguir vamos uma série de dicas rápidas sobre como Passar Menos Tempo no Celular. Pequenas mudanças na rotina que podem te beneficiar demais nesse processo.
Desative as notificações
Os aplicativos lutam pela sua atenção, e o dia todo é aquela chuva de notificações de todos os tipos chamando a sua atenção para o aparelho. A primeira coisa a fazer é cortar essas chamadas de atenção para que você olhe o celular somente na hora que você quiser, não sempre quando ele te chamar.
Coloque limites
Essa parece uma ação óbvia para quem quer Passar Menos Tempo no Celular, mas muitas vezes não colocamos limites explícitos para nós mesmos.
Experimente colocar diferentes limites no uso do seu celular: de horário (só verificar as redes sociais e e-mails em horário comercial, por exemplo); de espaço (não uso celular no quarto de dormir, ou não uso celular em casa, só na rua etc.); e de pessoas (não uso celular quando estou na companhia de alguém).
Defina limite de tempo para os aplicativos
Os celulares modernos possuem o recurso no sistema operacional onde você vê quanto tempo está gastando em cada aplicativo, e em muitos deles você pode limitar o tempo de uso de cada app.
Quando você atinge o tempo limite proposto, o próprio celular te avisa que você atingiu aquela marca (e te dá a oportunidade de ganhar um tempinho a mais, porém consciente de que está extrapolando no uso).
Tire seu celular de vista
Como vimos nos sinais e sintomas acima, ter o celular sempre à mão pode ser um problema. Uma das formas de Passar Menos Tempo no Celular é justamente tirando-o de vista, dificultando seu alcance.
Parece simples demais, mas se você deixa o celular na bolsa, na mochila, ou em outro cômodo na hora de dormir, seguramente você irá usá-lo por menos tempo – e ainda poderá atender alguma ligação de emergência.
Quem não é visto não é lembrado.
Não concentre suas atividades no celular
Hoje um bom smartphone pode substituir os livros, jornais, revistas, guia de ruas, calculadora, MP3 player, câmera, TV, plataforma de jogos, navegador de internet e muito mais. Porém, se concentrarmos tudo o que fazemos em nosso aparelho, fica cada vez mais difícil Passar Menos Tempo no Celular.
Experimente ouvir música no aparelho de som ocasionalmente, ou usar o console de vídeo game, ou mesmo ler as notícias do dia em um jornal de papel.
Comece a mudança agora!
E então, preparado para começar a Passar Menos Tempo no Celular?
Lembre-se, bons ou ruins, hábitos demoram para se desenvolver – já falamos sobre o que é um hábito e como muda-lo neste artigo aqui – mas é preciso começar a praticar a mudança que você deseja em você.
Caso perceba que a compulsão não diminuiu, ou que está tendo muita dificuldade em aplicar tais mudanças de comportamento em seu cotidiano, não hesite em procurar a ajuda de um profissional.
Em nosso Portal Meu Retiro você encontrará diversos tipos de terapeutas e profissionais prontos para ajudar em suas jornadas de autocuidado e autoconhecimento. Experimente!
Para fomentar ainda mais a sua mudança, deixamos abaixo um vídeo super interessante da série de talks da TEDx.
Na apresentação intitulada “O vício da tecnologia”, o português Sérgio Gomes fala sobre como a tecnologia pode tomar conta das nossas vidas.
Comentários