Sumário
Já sabemos que o Autoconhecimento não acontece da noite para o dia, mas será que em algum momento saberemos de tudo? Mesmo tendo a consciência de que o Autoconhecimento requer tempo e dedicação, pode-se dizer que já começamos com vantagens diante de qualquer outro desafio da vida, pois temos um acesso único e privilegiado de informações, nossa própria mente.
Alguns autores sugerem que o processo de Autoconhecimento se inicia com consciência e aceitação de que estamos em constante transformação. Essa é uma etapa muito importante. Perceba que é um processo contínuo, não há início, meio ou fim.
Uma das maiores vantagens em procurar nos conhecer, é que podemos nos surpreender positivamente e ter um encontro especial consigo mesmo. Você vai perceber que a sua essência continua intacta, plena e vibrante. Mas antes de falarmos sobre as dicas para esta eterna jornada, reflita um momento sobre o seguinte trecho do conto “Alice no País das Maravilhas”:
Alice: ”Qual caminho devo seguir?”
Gato Chesire: “Depende de onde quer chegar. Quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”
Nesse artigo, preparamos algumas dicas simples que podem abrir novos caminhos. Esperamos que você possa usá-las para dar início a essa bela jornada.
1 – Deixe as cobranças de lado
Para começar, lembre-se que o processo de Autoconhecimento não precisa ser algo pesado, cheio de cobranças ou complicado, muito pelo contrário: podemos nos conhecer sem julgamentos ou qualquer pressão do mundo externo. Quando passamos a questionar quem somos, começamos a percorrer um novo caminho repleto de descobertas e experiências únicas. Neste momento de reflexão, foque no seu interior de forma leve, com todo amor e carinho que você merece.
Freud, Platão e Spinoza por exemplo, fazem parte de uma filosofia que vê o Autoconhecimento como uma conquista e realização que traz saúde e liberdade. Portanto relaxe, pois este processo só trará resultados positivos para você e para sua vida.
2 – Questionamentos: Quem é você?
Além de se perguntar “Quem sou eu?”, já parou para pensar porque você é você? Afinal, o que te define?
Perguntas não vão faltar quando você começar essa jornada. Entretanto, separamos alguns questionamentos interessantes para você parar por um instante e refletir se as suas respostas estão claras em sua mente e se te satisfazem:
- Conheço e compreendo as minhas emoções e sentimentos?
- Entendo por que tenho determinados padrões de comportamentos?
- Estou feliz com as atitudes ou escolhas que tomei ou deixei de tomar?
- O que sinto quando me deparo com os acontecimentos do mundo? Por que sinto?
Vale mencionar a famosa frase de Sócrates: “Só sei que nada sei” e caso tenha curiosidade em saber como esse pensamento surgiu, leia o artigo O que é Autoconhecimento – Sócrates “Conheça-te a ti mesmo.
3 – Ferramentas para te ajudar no processo de Autoconhecimento
Quando compreendemos quem somos no passado e como estamos agindo no presente, podemos definir e escolher quem seremos no futuro.
Existem centenas de ferramentas e técnicas que podemos usar para entendermos como funcionam os nossos comportamentos e emoções, e consequentemente, despertarmos a nossa consciência. Então, falaremos sobre algumas bem importantes.
Meditação
Que a prática da meditação é uma ciência milenar que proporciona uma série de benefícios, nós já sabemos, ou pelo menos, já ouvimos falar. Além de proporcionar um intenso relaxamento físico e mental, a meditação ajuda a ter consciência corporal e a praticar o estado de presença, onde trazemos a nossa atenção para o momento presente, e deixamos a mente o mais serena possível.
Você sabia que existem diversas técnicas diferentes? Para aqueles que ainda não colocaram a meditação em sua rotina diária por alguma dificuldade, fiquem tranquilos. Em breve falaremos sobre uma grande variedade de Tipos de Meditação que existem. Com certeza você irá encontrar um tipo de meditação que está de acordo com o seu perfil.
Enquanto isso, você pode ler o nosso artigo que fala sobre “O Poder da Pausa”: Mesmo sem conseguir meditar, que tal já começar a planejar algumas pausas na sua vida?
Autoanálise ou terapia
Para que você possa se escutar e se conhecer, praticar uma autoanálise ou conversar com um terapeuta pode ser um divisor de águas. É incrível como a nossa vida muda quando aprendemos a nos ouvir e entender por que nos tornamos a pessoa que somos hoje. Além de esclarecer problemas das profundezas do nosso ser, a terapia pode ser uma alavanca para proporcionar momentos de reflexões intensas sobre o nosso interior.
Existem até aplicativos de terapia guiada que podem te ajudar nesse começo. Como por exemplo o aplicativo Cíngulo, que é brasileiro, foi lançado há poucos anos e é super bem avaliado pelos usuários. Foi inclusive premiado pelo Google em 2019. Saiba mais em: https://www.cingulo.com/
Retiros
Você já fez um retiro espiritual? Se ainda não foi, não sabe o que está perdendo!
Existem vários tipos de retiros, então, se o Autoconhecimento é um desafio que ficou ainda mais difícil diante da correria que vivemos no dia a dia, a dica é ir para um desses refúgios, pertinho de natureza e com opções que estão alinhadas com os seus princípios. Além de uma programação com atividades para se conectar com o meio ambiente, é possível fazer um DETOX com uma alimentação saudável e saborosa.
Mas o principal foco dos retiros é se desconectar, e abrir espaço para entrar em contato com nossa essência e espiritualidade de forma geral, independentemente de nossas crenças. É importante lembrar que não importa sua crença ou religião, as portas dos retiros estão abertas para todos.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, você pode se interessar por alguns artigos abaixo:
O que é Retiro Espiritual?
Tipos de Retiro no Brasil
Retiros pelo Mundo
Enfim…
O assunto é vasto e vamos falar muito sobre o tema aqui no Meu Retiro. Se sentir vontade, escreva sobre o que você estiver sentindo, ou sobre qualquer outra coisa que tenha vontade. Quaisquer outras atividades que possam te mostrar quais são os seus limites serão muito bem-vindas! Independentemente do método que você escolher para começar a praticar o Autoconhecimento, faça esse processo ser leve, pois quando o assunto é cobranças, o mundo em que vivemos já nos sobrecarrega o suficiente.
Se ame e se conheça!
Comentários