Notícias | Retiros no Brasil

Conheça os principais tipos de Retiros no Brasil

Publicado em: dezembro 30, 2020 | Por: Meu Retiro

Sumário

Relaxar, desacelerar, entrar em contato com sua própria essência e levar uma vida mais leve. Esses são alguns dos conceitos abordados e aplicados no dia a dia de diversos tipos de Retiros no Brasil. Conhecidos por promover o bem-estar, esses locais são ótimas pedidas para quem quer cuidar dos três pilares centrais da nossa existência: corpo, mente e espírito.

Retiro Espiritual: Significado vai além da religião

Antes de falar sobre os retiros no Brasil e no mundo, é importante explicar como funcionam as experiências promovidas por esses locais. Além de contarem com ambientes diferenciados – normalmente, em regiões cercadas por natureza e muita calmaria –, eles oferecem atividades que cultivam rotinas mais leves, saudáveis e uma energia do bem, que não se encontra em qualquer lugar.

Muitas pessoas associam o termo “retiro espiritual” a fatores religiosos. Entretanto, é importante destacar que trabalhar com espiritualidade vai muito além de qualquer crença. Trata-se de uma jornada de autoconhecimento que busca permitir que as pessoas se reconectem com elas mesmas e desenvolvam percepções diferenciadas a respeito de seus estilos de vida, suas emoções, seus comportamentos tóxicos, sua relação com o mundo e com as pessoas à sua volta. Além disso, traz todos os benefícios do poder da pausa.

Um ponto muito importante a ser ressaltado é que não é preciso ser budista para ir a um retiro budista, não é necessário saber yoga para ir a um retiro que tem aulas de Yoga, bem como não precisa frequentar a religião adventista para ir a um retiro adventista. Isso porque os retiros são para todos, independentemente de crenças, religiões, hábitos e habilidades específicas.

O que vale ter em mente, no entanto, é ir sem julgamentos ou preconceitos. Permita-se estar aberto para o novo e para o diferente. Assim, será possível ver o mundo por outros ângulos e se surpreender.

Tipos de Retiros no Brasil

Atualmente, é possível encontrar refúgios brasileiros ideais para todos os tipos de público. As opções abordam desde temas mais tradicionais, como meditação e yoga, até experiências focadas em dança, Sound Healing (cura pelo som) e técnicas diferenciadas – como a Ayurveda, que não tem ligação com qualquer tipo de religião.

Caso o objetivo seja viver uma experiência de autoconhecimento com base em alguma linha religiosa, é possível escolher entre retiro espiritual budista, evangélico, taoísta, católico, adventista e de muitos outros credos. Há opções para todos.

No Brasil é possível encontrar, inclusive, retiros apenas para mulheres, de tantra focado em casais e de silêncio. Isso sem contar as experiências Xamânicas com rituais com ayahuasca e temazcal, que até exigem certo preparo com a alimentação e hábitos específicos a serem adotados dias antes da participação na vivência.

Há também as opções que ajudam no tratamento de doenças. O retiro espiritual para depressão, para dependentes químicos e os locais que promovem atividades como detox digital (recomendadas para dependentes de tecnologia) são bons exemplos nesse sentido.

Um novo estilo de vida

É importante destacar que os tipos disponíveis de retiros no Brasil, oferecem diferentes tipos de hospedagens, serviços que remetem a experiências em hotéis e até alguns que tem uma pegada de spa. Entretanto, eles contam com regras e rotinas específicas que devem ser respeitadas para que a experiência seja realizada da melhor forma possível.

As recomendações adotadas pelos visitantes sempre vão depender do objetivo de cada proposta. Um retiro de autoconhecimento, por exemplo, pode solicitar que as pessoas participem de palestras sobre temas variados e de outras atividades ao longo do dia.

Além disso, alguns tipos de retiro proíbem o uso de itens como celulares e o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

A experiência ali está ligada, de fato, ao autoconhecimento e a melhora na qualidade de vida. Em geral, os ambientes nos retiros são muito positivos e agradáveis, atraindo pessoas com os mais variados perfis.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!