Dicas | Reduzir o Uso do WhatsApp

Detox Digital: Como Reduzir o Uso do WhatsApp cotidianamente

Publicado em: novembro 10, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

Em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, Will Cathcart, presidente do WhatsApp, declarou que o Brasil é o terceiro país em número de usuários na plataforma – atrás apenas de Índia e Indonésia – porém, é o que mais manda e recebe mensagens de texto e áudio pelo aplicativo da Meta.

Com essa informação em mãos, sugerimos a seguinte reflexão: quanto tempo do seu dia você gasta usando esse aplicativo? Quanto você se vê dependente desse tipo de tecnologia? Será que você não está passando tempo demais trocando mensagens desnecessárias?

Tamanha popularidade não é de graça. Sabemos o quanto o WhatsApp revolucionou a forma como nos comunicamos, e o quanto ele é importante e necessário para as pessoas atualmente, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Porém, tamanha conexão tem impacto em nosso cérebro, e com esse impacto vem diversos efeitos negativos, como a redução da nossa capacidade de atenção, o aumento dos níveis de ansiedade e estresse, problemas na memória e no funcionamento cognitivo do cérebro, perturbações dos padrões de sono, e até mesmo intervenções nas interações interpessoais e a sua produtividade.

Para continuar fazendo uso da aplicação, sem se expor esse tipo de efeito negativo, é possível criar algumas regras para Reduzir o Uso do WhatsApp e ter uma relação mais saudável com o aplicativo e suas notificações.

Aqui na revista Meu Retiro apoiamos a ideia de um detox digital, e já fizemos um artigo com dicas sobre como se desconectar por um tempo, e como passar menos tempo no celular. Neste conteúdo que apresentaremos a seguir, vamos falar especificamente sobre o que fazer para Reduzir o Uso do WhatsApp cotidianamente.

Vejamos uma lista de dicas a seguir.

Detox Digital: Como reduzir o uso do WhatsApp cotidianamente

Créditos: Leungchopan | Fonte: Envato Elements

5 dicas para Reduzir o Uso do WhatsApp

Vejamos abaixo algumas dicas de como Reduzir o Uso do WhatsApp cotidianamente, sem abrir mão do uso da aplicação, mas sim dosando sua utilização e fazendo-a de forma consciente.

  • Estabeleça limites: Estabeleça períodos designados para uso do WhatsApp, como horários específicos do dia ou durante intervalos de suas atividades, para evitar disponibilidade constante e minimizar distrações.
    Se você não precisar responder às mensagens imediatamente, defina um horário específico para respondê-las. Por exemplo, você pode decidir responder às mensagens apenas durante o horário de trabalho ou apenas no final do dia.

  • Silencie notificações: Desativar as notificações do app da sua tela principal, pode ajudar a Reduzir o Uso do WhatsApp cotidianamente, pois atrapalha a tentação de verificar o aplicativo constantemente. Você pode desativar todas as notificações do mensageiro, ou apenas de alguns grupos/contatos específicos, como veremos mais abaixo.

  • Deixe o celular em outro ambiente: Não leve o celular para o quarto onde você dorme, nem o deixe acessível em seu ambiente de trabalho. Sempre que for descansar/trabalhar/estudar, mantenha o telefone em outro cômodo. Tendemos a verificar nosso telefone de vez em quando se ele é mais facilmente acessível.

  • Desligue o “visto pela última vez”: No próprio aplicativo existe uma opção que desabilita a função que avisa quando o app foi “visto pela última vez”. Tirar essa informação pública fará com que as pessoas te chamem menos, basicamente por não saberem se você está apto a responder naquele momento ou se está longe do celular, muitas vezes optando por chamar outra pessoa para questões aleatórias ou desimportantes. O urgente, o importante e o necessário será enviado de qualquer forma.

  • Silencie ou saia de grupos desnecessários: A todo momento chegam mensagens nos grupos dos quais você faz parte, interrompendo suas atividades e sugando sua atenção, não é mesmo? Você pode Reduzir o Uso do WhatsApp não perdendo tempo com um monte de notificações que não te interessam, ou que não foram endereçadas a você realmente. Você pode silenciar um grupo por 8 horas, 1 semana ou por um ano, conforme sua escolha, ou mesmo você pode abandoná-lo, consumindo somente as mensagens direcionadas diretamente a você. Faça uma revisão em seus contatos e você vai encontrar alguns grupos como esse.

Seja paciente e aproveite o tédio

Reduzir o Uso do WhatsApp leva tempo e esforço. Seja paciente consigo mesmo e não desista se você tiver um deslize.

Mas, se você já tentou e está tendo dificuldade em Reduzir o Uso do WhatsApp, peça ajuda a um amigo, familiar ou profissional. Eles podem oferecer apoio e orientação.

E se você se sentir entediado com o tempo que ganhou, não corra para outro app ou se preocupe, essa pode ser uma boa oportunidade para aproveitar o tédio.

Como? Por quê? Confira abaixo um video do canal BláBláLogia cujo tema é a importância científica do tédio e compreenda como esse momento pode ser importante pra nós:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!