Sumário
Esse assunto parece ser um tanto quanto complicado na prática, já que principalmente na geração da hiperconectividade, as crianças estão sempre agitadas e cheias de energia, mas como contrabalancear essa agitação mental?
A boa notícia é que existem formas de fazer os pequenos se conectarem com a natureza e com eles mesmos, além de normalizar a prática do silêncio e o processo de autoanálise.
Quietinho feito um sapo: Exercícios de Meditação para Crianças
A terapeuta holandesa Eline Snel reuniu uma série de estudos no “Quietinho feito um sapo“, que resultou em um livro com exercícios de meditação para criança onde a ideia é que os pequenos e os pais (professores, responsáveis, etc.) façam as práticas juntos.
Além de estreitar os laços, o livro traz informações de uma forma muito clara e divertida.
Você irá encontrar dicas, exercícios e um link com senha para acessar as meditações guiadas em formato de áudio para que seja possível praticar a meditação junto com as crianças.
Com os exercícios, podemos levar os pequenos a cultivar o estado de presença da mente, coração e corpo através da Meditação para Crianças.
A ideia é que elas já comecem a entender que os pensamentos nunca param, mas nós podemos escolher não reagir e prestar atenção neles. Para isso, tudo começa com a respiração.
Quando, por exemplo, vemos uma criança agitada antes de dormir, podemos notar que existem muitos pensamentos que a impedem de relaxar.
Se ensinarmos como direcionar a concentração da cabeça para a barriga, com o tempo, ela vai relaxar e entender que na barriga não temos pensamentos, apenas a respiração.
Lentamente a criança consegue relaxar deixando de lado o turbilhão de pensamentos até pegar no sono.
A Meditação para Crianças não precisa ser uma obrigação, pode ser um jogo
A pausa é um convite à reflexão e a trazer uma boa dose de tranquilidade que vai ajudar a acalmar a tempestade interior, mas isso não precisa ser algo entediante, e muito pelo contrário, é uma oportunidade de descobrir quais são os meus desejos reais, e entender como eu reajo a determinadas situações.
Os exercícios do livro são muito divertidos de fazer, e as crianças aprendem a ver o valor em viver no presente de forma consciente, entendendo como é produtivo fazer uma coisa de cada vez.
Para que você tenha uma noção sobre os temas abordados nas práticas do livro:
- Quietinho feito um sapo;
- O sapinho;
- Atenção na respiração;
- O teste do espaguete;
- O botão de pausa;
- Primeiros socorros para emoções desagradáveis;
- Um lugar seguro;
- A esteira rolante das preocupações;
- Um empurrãozinho;
- A câmara secreta do coração;
- Durma bem.
Os exercícios são para diferentes idades, entre 5 e 12 anos.
Estreitar os laços familiares
Esse livro é um objeto de estudo de educadores, e já existem escolas que colocam a prática de mindfulness no currículo, mas também podemos encontrar essas atividades fora do ambiente escolar.
Porém, é interessante trazer a reflexão de que você mesmo pode começar a praticar os exercícios com seus filhos.
Além de gerar e fortalecer uma conexão entre os membros da família, é uma oportunidade para que você também pratique e aprenda com as atividades.
Afinal, as crianças aprendem muita coisa através do exemplo, e se você mostrar que a Meditação para Crianças pode ser saudável e prazerosa, irá contagiar e incentivar o caminho de autoconhecimento dos pequenos.
Lembre-se de que tudo é um processo, e a meditação para as crianças requer prática (e paciência). Cada um passa por um processo diferente e nós precisamos ter ciência disso para que a vida seja mais leve.
Comunicação não violenta
Se você gostou do assunto, poderá se interessar pelo artigo que preparamos sobre a CNV – Comunicação não violenta e o autoconhecimento.
A Meditação para Criança é extremamente útil para os pais que têm dificuldades em se comunicar com os filhos. Você pode entender um pouco mais sobre o que está sentindo antes de se comunicar de forma não violenta.
Assista o vídeo do canal da Editora Rocco onde explica benefícios que o livro “Quietinho feito sapo” pode trazer para quem prática a meditação:
Comentários