Sumário
O Poder da Pausa na rotina é transformador – independentemente se você optar por tirar meia hora por dia para meditar ou participar de algum tipo de retiro espiritual espalhado pelo Brasil. Quem reserva um momento para cuidar de si mesmo consegue repor com propriedade as energias gastas com o trabalho, os estudos e os relacionamentos. Além disso, traz equilíbrio para corpo e mente, cultivando, assim, uma vida mais saudável e, com certeza, mais feliz. Afinal, esse é o objetivo da maioria das pessoas, certo?
Poder da Pausa: Significado
O sono é um tipo de pausa fundamental, uma vez que recupera a energia gasta ao longo do dia e dá forças para enfrentar o amanhã. Mas você já parou para contar quantas vezes ficou rolando de um lado paro outro na cama, sem conseguir relaxar e dormir profundamente, curtindo numa noite restauradora para valer?
Preocupações com o futuro, lembranças do passado e até mesmo histórias que criamos na cabeça nos invade com uma dose significativa de ansiedade bem neste momento, e não nos deixa usufruir de um descanso vital para o equilíbrio físico e mental.
E mesmo que suas noites estejam em ordem, o que é uma raridade nos dias de hoje, isso não basta para suportar a rotina cada vez mais agitada e tensa da vida atual. É por isso que pequenas e grandes folgas no dia a dia são tão importantes e podem trazer mudanças significativas na qualidade de vida de qualquer pessoa.
As férias, por exemplo, são o maior exemplo do Poder da Pausa. Durante o período, é comum conseguir esvaziar a mente, descansar o corpo e recarregar as baterias necessárias para encarar a correria cotidiana. Sem contar que, quando você retorna à rotina, existe aquela pontinha de saudade, que dá um up a mais para encarar os compromissos.
O problema é que nem todo mundo consegue se programar para relaxar. Quem é muito ocupado, ansioso ou costuma se preocupar com que os outros pensam sobre folgas pode acabar não aproveitando os benefícios dessa pausa. A partir daí, muita gente acaba se sentindo culpada e se cobrando mais do que deveria.
Qual a importância da pausa na rotina?
As relações pessoais, o trabalho, os estudos e o ritmo acelerado da vida podem levar uma pessoa à exaustão. Quem acumula muitas responsabilidades e não se permite ter pausas pode acabar tendo que lidar com o grande vilão das saúdes emocional e física: o estresse.
Essa condição desperta uma série de comportamentos ruins, como falta de paciência, agressividade, cansaço, e até esquecimento. Aliás, quando uma pessoa atinge um alto nível de estresse, ela pode ser vítima da chamada Síndrome de Burnout. Nesse contexto, o desgaste pode ainda desencadear dores de cabeça, insônia, pressão alta e muitos outros problemas.
Tudo isso, no entanto, pode ser evitado com folgas regulares na rotina. O Poder da Pausa para a mente, por exemplo, é refletido na forma de redução do estresse e aumento da concentração e da criatividade, bem como um maior contato com sua essência.
Entre as principais vantagens para o corpo, por sua vez, estão o aumento da imunidade e o relaxamento da musculatura – que tende a ficar tensionada e dolorida com a agitação do dia a dia.
O papel do retiro espiritual
Cada pessoa pode encontrar uma forma específica e mais confortável para se desligar do mundo e se conectar com seu interior. É possível, por exemplo, encaixar pequenas pílulas de distração no dia a dia, como ter um momento de meditação, praticar ioga ou ler um livro.
Porém, se você não consegue tirar um tempo da sua rotina para o autocuidado, a dica para uma vivência revigorante é usufruir do Poder da Pausa em um retiro.
Para quem não sabe o que é Retiro Espiritual, esses espaços costumam ficar afastados das cidades e ser rodeados pela natureza. Neles, a ideia é que a pessoa se desconecte da rotina e dedique alguns dias – geralmente, um final de semana – a si mesma. Isso porque, quando o assunto é retiro, o autoconhecimento é o principal ingrediente. Uma série de atividades propostas pelo local farão você se conhecer melhor.
Sem contar que geralmente você terá uma experiência, no mínimo, “detox”, com alimentação super saudável, muitas vezes vegetariana ou vegana. Alguns lugares oferecem até terapias holísticas e massagens. E, o mais importante: DISTÂNCIA DE APARELHOS ELETRÔNICOS, redes sociais e notificações sem fim.
Você já conseguiu ficar um dia inteiro com o celular desligado? Pois nos retiros, é natural ficar, numa boa, ao menos um final de semana longe dele – o que, convenhamos, não deveria ser tão difícil assim.
Por mais curto que seja, o tempo dispensado em um retiro espiritual vai mostrar o Poder da Pausa e a importância de dar atenção ao “eu”. Até porque não dá para cuidar do próximo se você não cuidar, primeiramente, de si mesmo.
Comentários