Sumário
Quando pedimos pra alguém respirar fundo, muitas vezes estamos pedindo um pouco de calma, pedindo para que essa pessoa pondere, relaxe.
E de onde vem isso? Do fato que, respirar profundamente tem exatamente este papel. Acalma e é uma atitude que tomamos quando precisamos reduzir os níveis de ansiedade ou estresse.
O ato de respirar fundo pode reduzir os sintomas provocados por um estado psicológico ou emocional alterado, além de trazer a pessoa para o momento presente por meio da atenção plena.
Esse é um fato conhecido praticamente por todas as pessoas. O que a maioria não sabe é como e porque isso acontece.
É isso que a revista Meu Retiro vai te explicar a seguir.
Como Respirar Fundo Afeta Nosso Corpo
Antes de compreender os benefícios fisiológicos da respiração profunda, você primeiro deve entender como seu corpo funciona.
Temos uma coisa chamada sistema nervoso autônomo, que é a parte do nosso corpo que funciona automaticamente, como a digestão, a frequência cardíaca e a respiração. Ou seja, coisas que nosso corpo está fazendo sem que nos preocupemos com elas.
Essas coisas estão acontecendo em nosso corpo a todo o tempo continuamente, inclusive enquanto dormimos, mas a respiração tem um diferencial. Caso a gente queira, ela é possível de se controlar.
Entre essas ações involuntárias, temos o que chamamos de sistema nervoso simpático, o que faz o nosso corpo reagir quando estamos preocupados, com medo, estressados, ansiosos, ou sob alguma ameaça.
O contrário também acontece. Quando tudo parece seguro e você se sente protegido, o seu sistema nervoso autônomo entrará em um estado de repouso e relaxamento.
A partir deste ponto o sistema em funcionamento aqui é chamado de sistema nervoso parassimpático.
Ou seja, quando automaticamente o corpo entra em alerta através do sistema nervoso simpático, se conscientemente começamos uma respiração profunda, estimulamos o sistema nervoso parassimpático, e com isso ajudamos o corpo a conter a ansiedade, diminuir a pressão arterial e relaxar as ondas cerebrais.
É por isso que a respiração lenta e profunda é tão poderosa: ela efetivamente invade o sistema nervoso e faz com que tudo mude de estado. Ela realmente pode nos acalmar.
Parte do motivo pelo qual a respiração pode afetar tantos outros sistemas corporais, tem a ver com sua capacidade de ativar o nervo vago: um nervo craniano sinuoso que sai do cérebro e faz ligação com o coração, pulmões e processo digestivo; conectando todas essas funções autônomas díspares.
O vago funciona como uma espécie de freio neural, desacelerando todo o seu sistema. Exalações lentas, em particular, ativam esse nervo e fazem com que todo o sistema nervoso autônomo esfrie.
Quando e Como Usar o Respirar Fundo
Você deve praticar esse tipo de respiração diariamente, e não apenas quando estiver se sentindo estressado ou ansioso.
O ideal são sessões de dois minutos, uma ou duas vezes ao dia.
Existem alguns aplicativos que te ajudam a fazer exercícios de respiração, mas a atividade é tão simples que você pode testar agora mesmo, sem nenhuma ajuda externa.
Para desacelerar a respiração, faça o seguinte: inspire quatro vezes e expire oito.
Outro método popular, é inspirar contando até quatro, segurar o ar contando até sete, e expirando contando até oito.
Lembrando que esses exercícios de respiração podem ser aprimorados de muitas formas.
Se você se interessou por isso, pode conferir também nosso artigo que explica como exercitar a respiração consciente que diminui a ansiedade.
Outros Benefícios da Respiração Profunda
Já entendemos que respirar fundo acalma, mas quais outros benefícios esta técnica nos proporciona? É o que veremos a seguir.
É um Analgésico Natural:
Ao praticar esse tipo de respiração, o corpo libera endorfinas, hormônios que o próprio corpo produz e que nos serve como analgésico natural.
Melhora o Fluxo Sanguíneo e a Digestão:
O movimento do respirar fundo no diafragma, ajuda a eliminar toxinas do corpo, promovendo melhor fluxo sanguíneo. Um fluxo melhor estimula a ação intestinal, o que melhora ainda mais a digestão geral. Além, é claro, que alguém mais calmo, também faz uma digestão melhor.
Melhora a Imunidade:
Conforme falamos acima, ao eliminar toxinas e ingerir boa quantidade de oxigênio, seu corpo tem um funcionamento mais uniforme dos órgãos vitais, incluindo o sistema imunológico.
Estimula o sistema linfático:
Como nossa respiração é o que move a linfa, a respiração superficial pode levar a um sistema linfático lento que não se desintoxica adequadamente. A respiração profunda o ajudará a fazer a linfa fluir adequadamente para que seu corpo possa trabalhar com mais eficiência.
Melhora o sono:
É comum que exercícios respiratórios sejam indicados para quem sofre de insônia. A sensação de calma também ajuda a dormir melhor.
Ajuda com Nossa Postura:
A má postura está relacionada à respiração incorreta. Faça o teste: respire profundamente e perceba como sua postura corporal se corrige automaticamente.
Previne doenças:
A respiração profunda reduz a acidez do corpo, responsável pelo surgimento de problemas para a saúde, como risco de doenças inflamatórias e até câncer.
A terapeuta e instrutora de kundalini yoga, Jiwan Shakti Kaur, fala mais sobre e ensina como fazer alguns exercícios de respiração consciente no vídeo abaixo:
Comentários