Sumário
Essa é uma série curta de 2 publicações com o tema: 10 Posturas de Yoga para equilibrar os Chakras, em cada um dos textos iremos abordar 5 posturas mais utilizadas nas aulas físicas de Yoga e avançaremos para entender a finalidade de cada uma e qual chakra ou Kor-lo (vórtice de energia em tibetano) iremos equilibrar.
Aqui vou compartilhar um pouco dos conhecimentos milenares do Yoga. Meu nome é Vanessa Mantuani, faço parte – com muita alegria – do time da revista Meu Retiro, formada em enfermagem, criadora do método Yoga Vajra e venho compartilhando artigos, workshop e cursos há oito anos.
Acredito mesmo que realizar as posturas com a consciência do proposito é muito mais vantajoso, já que a prática de Hatha Yoga (parte física do yoga) é para ser vivida fora do tapetinho de Yoga. Porque vivenciaremos as alterações de nossa energia (ou ânimo, vontade) com o que vai surgindo a nossa frente: coisas, pessoas e situações nos arrastam para estados mentais e emocionais variados. Então, é importante treinar para se manter equilibrado enquanto a vida vai se apresentando a nossa frente.
As posturas psicofísicas de yoga (asanas) que vemos é somente uma parte minúscula do que é Yoga.
Yoga é um estilo de vida, uma forma de olhar e se manifestar no mundo, uma prática para aquietar a mente de forma que possamos nos mover à partir de um lugar silencioso e assim poder escolher não agir impulsivamente através de emoções perturbadoras.
A intenção autêntica da prática de Yoga Vajra é que tenhamos energia autônoma, ou seja, que nossas energias – nossos chakras – não sejam modulados pelos acontecimentos externos que são transitórios.
Para saber mais, recomendo esse vídeo do professor Lama Padma Samten ou também seguir as orientações de prática de meditação apresentadas nesse site.
Segundo o Yogasūtra de Patañjali, asana é postura firme e confortável que é obtida pelo relaxamento no esforço dentro da prática de Hatha Yoga.
Vamos para as posturas de Yoga:
1. Postura de Yoga para flexibilizar
Nome em Português: Postura em Pé – Cabeça no Joelho
Nome em Sânscrito: Dandayamana-Janushirasana
Intenção: Trabalhar a maleabilidade e fluidez (qualidades da água). Equilibra Chakra Esplênico.
Para que possamos nos mover com facilidade em torno e através dos eventos e relacionamentos da vida.
Benefícios físicos: Aumenta a circulação cerebral, melhora a flexibilidade do nervo ciático e fortalece os músculos das pernas. Trabalha os músculos das costas, dos bíceps e de tríceps, além de ajudar a comprimir e desintoxicar os órgãos no abdômen, como a vesícula, pâncreas, baço, assim como o útero e os ovários.
2. Postura de Yoga para ter foco com relaxamento
Nome em Português: Postura do Dançarino Cósmico
Nome em Sânscrito: Natarajasana
Intenção: Equilibrar as qualidades de estabilidade da terra com a flexibilidade da água. Equilibra Chakra Cardíaco
Benefícios físicos: Atua alongando os músculos das pernas, favorece a abertura torácica, aumenta a flexibilidade da coluna, tonifica os órgãos de reprodução e abdominais.
Aumenta a concentração pois além de ficar em um só pé, o eixo do corpo é modificado pela inclinação.
3. Postura de Yoga para treinar a mente
Nome em Português: Postura Fácil
Nome em Sânscrito: Sukhāsana
Intenção: Treinar a mente, já que nessa postura é possível permanecer, de forma estável e confortável, por longo período. Equilibra Chakra Frontal.
As mãos estão posicionadas em Jnana Mudra (Gesto do Conhecimento).
Benefícios físicos: Alonga a coluna, joelhos e tornozelos. Acalma a mente.
4. Postura de Yoga para abrir espaço e ter mais tolerância
Nome em Português: Postura do Triângulo
Nome em Sânscrito: Trikonasana
Intenção: Abrir ou liberar espaço consciente. O espaço em nós, se manifesta como consciência.
E a experiência é o que surge na consciência Então percebemos na vida que tudo o que surge pode ser acomodado. Há tempo suficiente, capacidade emocional e tolerância suficiente. Equilibra Chakra Coronário.
Benefícios físicos: Melhora a digestão, estimulando o apetite, ativa os movimentos peristálticos do intestino e desta forma alivia a constipação, melhora dores de garganta e ciática.
Alivia a dor nas costas, especialmente através do segundo trimestre de gravidez.
Cria espaço nas articulações e fortalece todos os músculos que as estabilizam, facilitando a produção de fluido sinovial que lubrifica as articulações.
Abertura dos pulmões facilita a expansão da caixa torácica e aumenta a capacidade pulmonar.
5. Postura de Yoga para flexibilizar
Nome em Português: Cachorro Olhando pra Cima
Nome em Sânscrito: Urdhva Mukha Shvanasana
Intenção: Inspirar profundamente enchendo o corpo de energia e sentir a flexibilidade da água no corpo. Equilibra Chakra Esplênico.
Benefícios físicos: Rejuvenesce a coluna, tornando as costas flexíveis, além de curar eventuais dores nesta região.
Devido à expansão do peito, os pulmões ganham elasticidade e a respiração é beneficiada.
As pernas e os glúteos são fortalecidos e modelados, a circulação sanguínea ocorre de maneira livre na região pélvica, o que a torna saudável.
Bom…então ficamos por aqui.
Aspiro que todos nós ao praticar Yoga, realizemos as posturas repousando nossa mente na intenção sutil para que tenhamos benefícios além do corpo físico 🙂
Sintam um abraço,
Vanessa Mantuani
Comentários