Dicas | Reflexologia

5 Movimentos da Reflexologia para fazer em casa

Publicado em: novembro 14, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Hoje vamos falar de mais uma forma de autoconhecimento e autocuidado, e o principal, algo que você pode fazer sem nenhum custo, sem precisar nem mesmo sair de casa. É só você e seu corpo trabalhando pelo seu bem-estar.

Em nosso artigo sobre reflexoterapia, falamos sobre seus fundamentos baseados na reflexologia, seus benefícios e como funciona uma sessão profissional com um reflexoterapeuta.

Hoje vamos passar a vocês algumas automassagens da reflexologia que podem ser feitas em casa.

Como vimos aqui na nossa revista Meu Retiro, a reflexoterapia pode ser aplicada pela face, pelas mãos, e principalmente pelos pés, que é o ponto com maior número de ligações nervosas que contemplam reflexos de todo o corpo, por isso é a forma mais popular de aplicação da reflexologia.

Para começarmos, é preciso relembrar e ter sempre à mão o mapa de onde estão os pontos reflexos dos pés.

Vejamos os pontos da reflexologia podal:

mapa das plantas dos pés - reflexoterapia

Créditos: Picuki | Fonte: Picuki

A partir desse mapa podemos identificar onde pressionar para aliviar a enxaqueca, ou outros pontos do pé para dor, condição básica para desenvolvermos a reflexologia.

Como Iniciar Uma Sessão Caseira de Reflexoterapia

Assim como na sessão profissional, o praticante deve sentar-se em uma posição confortável em uma sala silenciosa.

Esse início, além de introduzir alguns movimentos mais específicos, também serve como um processo relaxante e antiestresse.

Uma boa rotação do tornozelo para a direita e para a esquerda é uma ótima maneira de estimular a mobilidade e liberar a rigidez da área.

Usando uma loção ou creme, deve-se massagear os pés com movimentos de apertar, acariciar, amassar e torcer.

Em seguida, deve cruzar o pé sobre o joelho e segurar o tornozelo com firmeza, levando o polegar da outra mão para a sola desse pé, aplicando pressão a um ponto de sua borda, e a partir dele, fazendo movimentos circulares e seguindo por toda a extensão da sola, como se caminhasse por ele.

Então, a pessoa deve identificar qual problema está querendo tratar, e deve encontrar no mapa do pé onde está o ponto de reflexo da região onde o problema ou dor está localizado.

A partir daí, ela usará o polegar e os dedos, ou uma pequena bola de massagem, para aplicar pressão nestas áreas específicas.

Listamos abaixo alguns pontos simples de identificação e incômodos populares que a reflexologia pode ajudar a aliviar:

flexologia

Créditos: Svitlanah | Fonte: Envato Elements

Flexologia Para as Cólicas Menstruais

A reflexologia pode realmente ajudar a diminuir essas dores desagradáveis que atingem tantas mulheres. O movimento indicado é uma pressão agradável e consistente dos pontos reflexos do ovário e do útero, localizados nas laterais dos calcanhares.

Flexologia Para Problemas Gástricos

Dores de estômago, dor de barriga e demais problemas do sistema digestivo podem ser atacados de uma só vez com a flexologia.

Os reflexos do sistema digestivo ficam na região da barriga do pé, aquela parte macia entre o calcanhar e a parte onde se encontram os dedos.

Inclusive o pé esquerdo é onde há mais concentração de pontos reflexos para problemas de estômago. Nele você pode usar os polegares para aplicar pressão na parte externa do arco do pé (ainda na sola), bem próximo ao calcanhar.

Flexologia Para as Dores de Cabeça

Para as dores de cabeça, os principais pontos são as pontas dos dedos, que devem ter seus topos massageados com a ponta do nosso indicador e polegar. Deve-se também apertar os dedões dos pés ou, se for uma dor de cabeça dos seios da face – como uma dor de sinusite, pode dar mais atenção aos dois dedos menores dos pés.

Flexologia Para os Ombros

Se você sente dor, ou pressão nos ombros, a flexologia pode te ajudar com um exercício simples. 

Essa área que retém muito da nossa tensão cotidiana tem ponto de reflexo logo abaixo dos últimos dois dedos. Você pode trabalhar com o polegar nesse espaço da sola, indo até a borda do pé, passeando por uma área triangular. Confira o mapa ali em cima para enxergar a posição exata.

Flexologia Para Resfriados ou Tosse

Um outro ponto fácil é a zona relativa aos pulmões, localizada no peito do pé.

Com os dedos, faça o movimento de pressão e passeie com o polegar pela região para estimular a liberação da congestão.

Alguns praticantes afirmam que essa massagem ao ser feita com um dente de alho junto ao dedo pressionando o ponto de reflexo, fará com que você sinta o cheiro de alho em seu hálito alguns minutos depois. Vale experimentar se essa curiosidade é verdade ou apenas mito.

Como podemos ver, há diversos pontos fáceis de serem identificados e trabalhados pela flexologia.

De todo modo, indicamos sempre o acompanhamento e a consulta de um profissional da área para condições mais complexas. Os reflexoterapeutas estão disponíveis inclusive através do Sistema Único de Saúde brasileiro, o que facilita bastante o acesso à prática.

Já para quem quiser se aprofundar mais no tema para praticar em casa, sugerimos o livro A BÍblia da Reflexologia“, de Louise Keet. 

O livro tem mapas das zonas dos pés e das mãos, e ensina como aliviar uma porção de incômodos e dores comuns, além de tratamentos especializados para crianças, casais e idosos. 

E para completar, como falamos bastante de flexologia podal, vamos mostrar um pouco também da reflexologia das mãos, esta com um vídeo muito bem ilustrado do massoterapeuta e reflexoterapeuta, Thiago Nishida.

Literalmente, mãos à obra!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!