Notícias | Naturopatia

Naturopatia: a prática da cura através do próprio corpo

Publicado em: dezembro 07, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Não é novidade a grande quantidade de pessoas que buscam por alternativas mais naturais na hora do autocuidado. 

Quando iniciam esta busca, uma palavra logo chama a atenção: naturopatia. Afinal, é fácil compreender que a junção de ‘naturo’ – que remete a natural, com o final ‘patia’ – que exprime a noção de prática; é relativo a um tipo de tratamento natural.

Mas você sabe que tratamento é esse? Quais os princípios da naturopatia e a que ela serve? Pois, é isso que iremos te contar a seguir.

Naturopatia

Crédito: Microgen | Fonte: Envato Elements

Para Que Serve a Naturopatia e Quais Seus Princípios?

A naturopatia é um sistema que promove o mecanismo de autocura do próprio corpo, associado a prevenção de problemas de saúde e a responsabilidade pessoal para sua otimização.

Ela utiliza terapias e técnicas naturais como a nutrição, a fitoterapia, a acupuntura, a homeopatia, massagens terapêuticas, hidroterapia, jejum, exercícios e outras modalidades, conforme os princípios naturopáticos. 

Esses princípios são os seguintes:

Autocura Natural:

É a ideia de que o corpo pode curar a si mesmo, através de uma ‘força vital’, desde que receba as condições e o tratamento adequado para isso.

Tratamento Da Causa, Não Do Sintoma:

Identificando a causa subjacente da doença em vez de eliminar apenas seus sintomas, trabalhando com um tratamento focado em corpo, mente e espírito.

Tratar a Pessoa Por Inteiro:

Reconhecendo a singularidade de um paciente, levando em consideração fatores individuais físicos, mentais, genéticos, ambientais e sociais.

A Prevenção Ao Invés da Cura:

A prevenção é preferível à cura, é preciso se cuidar para manter a ‘força vital’ em seu nível ideal o tempo todo.

Educação Sobre Saúde:

Os naturopatas educam seus pacientes sobre como funciona e como cuidar melhor da própria saúde, a fim de ajuda-lo a assumir seu protagonismo na prevenção de doenças.

Esses princípios da naturopatia foram usados pela primeira vez pela Escola de Medicina Hipocrática por volta de 400 AC. O filósofo grego Hipócrates acreditava no ‘ver a pessoa como um todo’, no que diz respeito a encontrar a causa da doença e usar as leis da natureza para induzir a cura. 

A partir dos anos 1980, junto com uma nova mentalidade acerca da prevenção de doenças e tratamentos mais naturais para problemas de saúde mais simples, a naturopatia voltou a ser destaque, e hoje ocupa uma posição importante na comunidade das práticas integrativas e holísticas.

Naturopatia

Crédito: Microgen | Fonte: Envato Elements

O Que Acontece Numa Consulta de Naturopatia?

Conforme vimos acima, a naturopatia pode ser dividida em duas áreas básicas de trabalho; apoiando as próprias habilidades de cura do corpo, e também capacitando as pessoas a fazerem mudanças no estilo de vida para melhorar a saúde.

Ao visitar um naturopata, ele usará ferramentas de diagnóstico para obter uma melhor compreensão e um histórico completo de seu estilo de vida; incluindo dieta, hábitos cotidianos, condição emocional e mental, etc.

Há ainda uma análise e interpretação dos resultados da patologia (exames de sangue, relatórios de ultrassom, etc.), para um perfil mais completo.

Obter essa visão geral de você permite que o seu naturopata o trate “por inteiro”, o que significa que eles consideram uma variedade de fatores antes de oferecer um diagnóstico, além de toda uma exploração de seus objetivos e prioridades de tratamento antes de fechar o caso.

Com esse diagnóstico em mãos, o naturopata irá desenvolver um plano de tratamento que abrace o físico, o emocional e o espiritual, indicando ou combinando as práticas que listamos no começo do texto: acupuntura, homeopatia, fitoterapia, etc.

Pra Quem Ela é Indicada?

Algumas pessoas usam a naturopatia para garantir e promover uma boa saúde, prevenindo e tratando de alguns de seus problemas através desta prática como atividade complementar.

Estudos de 2019, atestam que a naturopatia pode ser eficaz no tratamento ou prevenção de doenças cardiovasculares, dores musculoesquelética, diabetes, síndrome dos ovários policísticos e condições mentais como a depressão e a ansiedade.

É importante também consultar individualmente as práticas que a naturopatia envolve, para saber de forma mais aprofundada quais os benefícios que cada uma delas pode trazer ao paciente.

Temos aqui em nossa revista, artigos sobre quase todas elas. Os links estão distribuídos entre as palavras-chave aqui neste texto.

Onde Encontrar a Naturopatia

Desde 2017 a naturopatia faz parte das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Unico de Saude (SUS).

Consulte o posto ou centro de saúde público próximo de você para saber sobre a disponibilidade da prática em sua região.

Para saber um pouco mais sobre a naturopatia e práticas integrativas e complementares em saúde, confira abaixo o vídeo do programa Em Questão, do canal da UNIFASE, que tem participação do médico Carlos Lyrio, diretor do Instituto de Naturopatia Roberto Costa.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!