Sumário
Você já deve ter percebido uma popularização da expressão ‘gratidão‘, ao invés do tradicional ‘obrigado‘, certo?
Isso vem acontecendo pois, as pessoas foram compreendendo que a expressão ‘obrigado‘ vem de ‘fico-lhe obrigado‘, ou seja, quando alguém faz algo para você, você fica ‘obrigado‘ em retribuir, fica devendo um favor.
Por sua vez, o ‘gratidão‘, vem do latim ‘gratitudo‘, que segundo o dicionário Michaelis quer dizer “sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer; agradecimento, reconhecimento“.
Mais importantes do que estas questões etimológicas, é o sentimento em si. A gratidão está cada vez mais popular, e o motivo disso é simples: os benefícios físicos, mentais, sociais e emocionais que ela nos apresenta.
Quem é realmente grato, é uma pessoa mais feliz, motivada e com uma saúde melhor. E quem diz isso é a ciência!
Um estudo de 2009 do National Institutes of Health intitulado “Gratidão e Bem-Estar”, descobriu que nosso hipotálamo (a parte do cérebro que regula várias funções corporais) é ativado quando sentimos gratidão.
Outro estudo, este publicado no Journal of Research in Personality, descobriu que a gratidão reduziu os níveis de estresse e depressão das pessoas analisadas.
Além disso, quando nos sentimos gratos, também somos recompensados com uma dose de dopamina – aquela substância química que nos faz sentir bem.
O Que é Gratidão e Quais Seus Benefícios?
A definição do dicionário que falamos acima, está bem clara sobre o que é o sentimento de gratidão. Ser grato significa ter uma apreciação agradecida pelas coisas em sua vida, sejam elas tangíveis ou intangíveis.
A gratidão pode estar relacionada a algo no passado (relembrando memórias positivas), no presente, ou no futuro, mantendo uma atitude esperançosa e otimista sobre o que está por vir.
Muitas religiões têm a gratidão como um componente central de sua fé. Se você se identifica com uma religião ou espiritualidade específica, considere quais práticas já estão disponíveis para você aproveitar. Oração e reuniões comunitárias geralmente oferecem oportunidades de expressar gratidão.
Do contrário, formas interessantes de entrar em contato direto com o sentimento de gratidão são anotações/registros regulares sobre coisas pelas quais você é grato, e através da meditação mindfulness, contemplando tudo ao seu redor e mentalizando o que se sente grato.
Exercer esse sentimento, principalmente de forma cotidiana, pode te proporcionar os seguintes benefícios, todos comprovados cientificamente:
Te Faz Mais Feliz
Um estudo de 2003 descobriu que aqueles que praticavam a gratidão afirmaram estar “mais satisfeitos com suas vidas, como um todo“, concluindo então que praticar a gratidão resulta em melhorias substanciais e consistentes na percepção de um indivíduo sobre seu bem-estar.
A gratidão nos faz sentir mais gratidão e reduz outras emoções negativas, incluindo inveja, ressentimentos e até arrependimentos.
Ser grato é entrar em um ciclo de felicidade que só aumenta. Quando estamos sentindo gratidão, é difícil sentir algo negativo.
Ajuda a Aliviar o Estresse
Segundo o resultado deste estudo de 2017 da revista Scientific Reports, quando você está no meio de uma situação estressante, se você conseguir virar sua atenção e energia à coisas pelas quais é grato, você poderá acalmar a mente e o corpo, reduzindo assim o nível físico e sintomas mentais de estresse.
Ou seja, da próxima vez que você se sentir estressado, tenha como prioridade fechar os olhos e repassar uma lista de coisas pelas quais você é grato naquele momento. Isso provavelmente te ajudará a se acalmar e colocar as coisas em uma perspectiva melhor.
Te Faz Dormir Melhor
Mais um estudo para provar um ponto, esse de 2011, publicado na revista Applied Sciences: Health and Wellbeing.
Essa pesquisa registrou que pessoas que adotam a prática de tirarem 15 minutos do seu tempo para escrever sobre o que você é grato, tem menos preocupações e menos excitação antes de dormir, o que melhora o sono em geral e te faz dormir melhor.
Se você ainda não tem uma prática de registro de sua gratidão e tem dificuldade para dormir, certamente vale a pena tentar.
Aumenta Sua Autoestima
Aqui na revista já demos dicas para lidar com a baixa autoestima, mas que tal aumenta-la?
Este estudo descobriu que as pessoas gratas reportaram maior satisfação com a vida e maior autoestima.
A coisa funciona assim: quando se é grato, ao invés de ficar ressentido com o sucesso do próximo, a pessoa valoriza a realização do outro, pois pensa mais em si mesmo de maneira positiva, e se compara muito menos com outras pessoas.
Melhora Sua Saúde Física
Sim, além das questões internas e emocionais, a gratidão pode nos influenciar fisicamente.
É o que diz esse estudo de 2014 intitulado “Examinando os caminhos entre a gratidão e a saúde física autoavaliada na idade adulta”.
Segundo ele, “a gratidão se correlacionou positivamente com saúde física autorreferida, saúde psicológica, propensão para atividades saudáveis e vontade de buscar ajuda para questões de saúde”.
Ou seja, descobriu-se que pessoas gratas experimentam menos dores, geralmente se sentem mais saudáveis do que aqueles que não praticam a gratidão, e quando sentem algo, procuram ajuda mais rapidamente do que outros.
Vamos Agradecer
Para encerrarmos esse papo, não há jeito melhor senão sugerir um pequeno momento de meditação voltada para a gratidão.
O canal a Yoga Mudra da Raissa Zoccal tem um vídeo de 11 minutinhos que nos guia em uma sessão de meditação com essa finalidade.
Vamos lá?
E a você que nos acompanha e leu tudo até aqui, é claro, nossa gratidão.
Comentários