Sumário
É inegável que o Rio de Janeiro tem algumas das mais belas paisagens do mundo.
A cidade possui pontos onde a natureza se apresenta de forma espetacular, acima da média, tanto nas praias, quanto nos morros ou nos diversos espaços verdes urbanos, como a famosa floresta da Tijuca.
Vários desses lugares inspiradores também servem como pontos para a prática de Yoga no Rio de Janeiro, e o melhor, todos gratuitos e acessíveis, e muitos com acompanhamento profissional.
Já fizemos uma lista com 5 lugares para meditar ao por do sol em São Paulo, e hoje é a vez de separarmos cinco lugares especiais para a prática na, merecidamente chamada de, ‘cidade maravilhosa’.
Onde e como praticar Yoga no Rio de Janeiro?
Antes de começarmos nossa lista, devemos te lembrar que para a prática de Yoga, principalmente ao ar livre, é importante que você leve seu tapete de Yoga, ou colchonete de ginástica, afinal nem sempre você estará em uma superfície amigável para a prática.
Além disso, valem as recomendações de sempre: roupas confortáveis, protetor solar e sua garrafinha d’água para manter a hidratação, afinal o sol do Rio de Janeiro não perdoa. Se cuide mesmo em meses de temperaturas mais amenas.
Vamos aos lugares:
Praia do Leme
As praias do Rio são de beleza ímpar, e a maioria delas poderia servir como cenário incrível para a sua prática de yoga, mas uma delas já é conhecida por receber os praticantes, e até mesmo ter aulas coletivas de Yoga: a praia do Leme.
Por ser uma das praias mais tranquilas da zona sul do Rio, ela é uma das favoritas dos praticantes de Yoga e meditação, além disso, ela é praticamente continuação da praia de Copacabana, um dos bairros com maior número de escolas de Yoga da cidade.
Com larga faixa de areia e frequentada principalmente por moradores locais, é uma área considerada segura e amigável para as práticas yogue.
Outra área que também tem histórico de receber este tipo de atividade e conta com projetos de aulas abertas de Yoga, são as praias da Barra da Tijuca, mas que já ficam em outra região da cidade.
Museu de Arte Moderna
O Museu de Arte Moderna do Rio De Janeiro fica no Aterro do Flamengo, área que também já é famosa por receber sessões coletivas de Yoga no Rio de Janeiro, inclusive acolhe o incrível Yoga De Rua, projeto que oferece aulas de yoga e meditação para moradores em situação de rua.
Mas hoje estamos falando da área do MAM, mais especificamente de seu espaço externo.
A área externa coberta por grama é um ponto especial da cidade. Seguro e tranquilo, o local te convida à prática, e ainda dispõem da espetacular visão a partir da mureta da Marina da Glória, que fica logo ali ao lado.
E claro, você ainda tem a opção de visitar o próprio MAM, ou mesmo fazer um pic-nic no local, antes ou depois de sua sessão de Yoga.
Praça Paris
Localizada no bairro da Glória, a Praça Paris abriga aulões coletivos de Yoga todo 2º domingo do mês, que trabalham no esquema de contribuição voluntária consciente. Este projeto é de responsabilidade do pessoal do @yoganagloria, e lá no Instagram eles vão avisando as datas das próximas aulas.
Nestas ocasiões é comum ver dezenas de pessoas praticando Yoga juntas, mas fora dos dias de aula deste projeto, o espaço também recebe alguns praticantes que fazem suas sessões sob as árvores que embelezam a praça.
Além do Yoga, meditação e Tai Chi Chuan também são práticas recorrentes no local.
Parque das Figueiras
Parques são sempre uma ótima opção de local para a prática de yoga ao ar livre, e no Parque das Figueiras não é diferente.
A área verde do bairro da Lagoa conta com uma infraestrutura mantida pela prefeitura, com direito a ciclovia, quiosques e espaços convidativos para práticas como o Yoga e a meditação.
Assim como outros pontos de Yoga no Rio de Janeiro, eles também recebem aulões coletivos gratuitos, estes conduzidos pelo coletivo de professores Yoga Lagoa. Vale conferir o Facebook do projeto para acompanhar quando serão os próximos encontros.
Caso você queira praticar sozinho, a dica é privilegiar os dias de semana, quando o parque está bem mais tranquilo e vazio do que nos agitados fins-de-semana.
Complexo da Maré
Se engana quem pensa que não tem Yoga na Zona Norte da capital fluminense. Tem sim, e acontece em diversos pontos da região, provando que o Yoga é acessível para todos, em todos os lugares.
No Complexo da Maré existe um projeto chamado Yoga na Maré, o qual é comandado pela professora Ana Olívia Cardoso. A função deste projeto é levar o Yoga para as comunidades, em aulas populares, ocupando espaços públicos – muitas delas realizadas até mesmo no meio da rua, utilizando o Yoga como agente transformador na vida daquelas pessoas.
Este projeto acontece em diversos locais, dias e horários diferentes, vale a pena conferir as redes sociais do projeto pra ficar por dentro.
Além do próprio Yoga, eles também promovem outras práticas, como a Ayurveda e a alimentação vegana.
Abaixo você pode conferir um vídeo institucional que comemora os seis anos de atividade do projeto:
E ai? Qual desses lugares você já visitou? Tem alguma outra dica de local para a prática de Yoga no Rio de Janeiro? Deixa pra gente aqui nos comentários!
Comentários