Sumário
Em diversos artigos aqui da revista Meu Retiro, falamos sobre o como existem retiros de diversos formatos e perfis, com diferentes propósitos e atividades, e como eles podem ser um bom caminho para qualquer pessoa que busca um momento de pausa e conexão consigo mesmo.
Hoje vamos te contar como a diversidade de gênero e orientação sexual também fazem parte desta conta: os Retiros para o Público LGBTQIAP+.
É claro, o público LGBTQIAP+ sempre foi presente em retiros dos mais diversos tipos, mas existem hoje algumas iniciativas e alternativas, voltadas especificamente para este público.
Vamos falar um pouco sobre isso a seguir, e comentar sobre alguns Retiros para o Público LGBTQIAP+ que estão acontecendo atualmente, no Brasil e no mundo.
Existe diferença nos Retiros para o Público LGBTQIAP+?
A primeira coisa que se pensa é se há diferença entre os Retiros para o Público LGBTQIAP+ e os que são abertos a todos os públicos.
A resposta mais simples é que não, pois as práticas comuns aos retiros são exatamente as mesmas, dependendo da proposta da programação.
Ou seja, um retiro do silêncio para o público LGBTQIAP+ segue as mesmas regras de silêncio do que um retiro aberto a todos os públicos. As sessões de Yoga, Mindfulness, ou a atividade que for, também seguem iguais.
O que muda então?
Algumas programações são voltadas justa e especificamente ao tema LGBTQIAP+.
Esse é o caso, por exemplo, do Retiro Despertando o Coração Autêntico, que acontece nas dependências do nosso parceiro, Nazaré Uniluz, em Nazaré Paulista/SP.
Este retiro apresenta-se como indicado para “todas as pessoas que se identificam como pertencentes ao grupo LGBTQIAP+, independentemente do estágio em que se encontram com relação à sua orientação sexual e identidade de gênero”.
Eles complementam, explicando a finalidade e especifidade do retiro: “A intenção deste retiro é criar uma atmosfera para que as pessoas deste grupo possam realmente acolher a si mesmas de uma maneira compassiva, amorosa, gentil e cuidadosa.
Uma pessoa que se acolhe consegue se conhecer melhor, perceber suas vulnerabilidades e a partir dessa percepção, tornar-se mais forte”.
Tanto este retiro do Nazaré Uniluz, como tantos outros voltados a este público se caracterizam pela busca da autocompaixão, do amor-próprio e do autoconhecimento.
Em Retiros para o Público LGBTQIAP+, partilham essas buscas que ficam ainda mais fáceis, pois você terá outras pessoas que passam por processos semelhantes aos seus, que também estão buscando essa conexão especial, e serão ainda mais assertivas no acolhimento e na integração.
Caso você não conheça o Nazaré Uniluz, sugerimos que assista ao vídeo abaixo onde David, membro do conselho diretor e gestor administrativo do local, fala sobre os 12 princípios que regem o local. A partir deles, fica mais fácil compreender porque este foi o local escolhido para acolher Retiros para o Público LGBTQIAP+.
Alguns outros Retiros para o Público LGBTQIAP+
Além do já citado Retiro Despertando o Coração Autêntico, uma porção de retiros voltados a este público estão acontecendo no mundo inteiro agora.
Esta já é uma realidade de mercado, e as opções vão desde programações mais simples, até luxuosas viagens, como a oferecidas pela Mykonos Active, com retiros para gays em Mykonos, na Grécia, com uma semana recheada de sessões diárias de Yoga, pilates e atividades ao ar livre (mergulho, cavalgadas, surf, kitesurf, spa, massagem etc).
Essa pluralidade de opções é tão grande, que até mesmo os famosos retiros de matriz católica têm aberto turmas para retiros LGBTQIAP+.
Um desses casos é a Comunidade Abraça-me, igreja cristã inclusiva situada em São José dos Pinhais/PR, que promoveu um retiro chamado Retiro de Cura Interior LGBTI, com foco na espiritualidade, autoconhecimento, inteligência emocional e equilíbrio; e o outro é a organização católica chamada de Prisma da Fé, situada no Distrito Federal, que já fez mais de uma edição do seu retiro espiritual LGBTQIAP+.
Fora do Brasil já existem centenas de retiros LGBTQIAP+, em dezenas de países. Retiro tântrico na Costa Rica, retiro de massagens no sul da França, retiro tântrico e de Yoga na Tailândia e muito mais, são facilmente encontrados com uma busca rápida pelo Google e visita a sites como o TripAdvisor.
Onde encontrar Retiros para o Público LGBTQIAP+ no Brasil?
Se o Google serve para buscarmos Retiros para o Público LGBTQIAP+ em outros países, para o Brasil temos um caminho mais simples e assertivo.
Em nosso portal, MeuRetiro.com.br, é possível fazer uma busca por retiros desta natureza, bem como centenas de outros tipos de pausa, autocuidado e terapias integrativas e holísticas, para este e todos os públicos.
Visite nosso site, faça uma busca e encontre a atividade ideal para você.
Pra nós, o acolhimento e a diversidade são pilares do nosso trabalho.
Comentários