Sumário
Sabemos que nossos leitores preferem opções mais naturais na hora de cuidar da saúde, e por isso trazemos aqui hoje um artigo sobre Remédios Naturais para a Indigestão.
Por que essa condição especificamente? Bem, você provavelmente já passou por um momento em que sofreu de dispepsia, certo? Opa, não sabe o que é isso? Talvez conheça pelo nome popular mesmo, a indigestão, ou má digestão, como preferir. Mas o fato é que esta é uma condição muito comum a todos.
Aquela sensação de estar cheio além da conta, a dor no abdome, enjoo, azia, eructações (arrotos), e até mesmo possíveis refluxos e vômitos caracterizam essa sensação de mal-estar que pode acometer a qualquer um, a qualquer momento.
A indigestão, se não bem cuidada, pode acarretar maiores problemas futuros por conta da produção excessiva de ácido estomacal, tais como gastrite, úlcera e problema de cálculo biliar.
Comer demais, comer muito rápido, comer alimentos ricos em gordura, alto consumo de álcool, obesidade, e até mesmo o uso de anti-inflamatórios, como medicamentos para a tireoide com ibuprofeno e antibióticos, podem causar essa sensação.
Para a medicina Ayurveda, a causa desse tipo de sensação é mais profunda, vem do desiquilíbrio do Dosha Pitta, o Dosha responsável pelas emoções e pela digestão, e que se encontra em excesso no organismo naquele momento.
E você sabe, a Ayurveda é uma abordagem terapêutica indiana onde um dos pilares é a dieta para o equilíbrio dos Doshas, o que seria a garantia de bem-estar. No Ayurveda a máxima “somos o que comemos” é totalmente válida.
Nós explicamos de forma mais aprofundada o que é a medicina Ayurveda neste artigo, e explicamos o que são os Doshas, e qual a importância deles, neste artigo aqui.
Mas agora vamos falar de como a Ayurveda aborda, previne e trata desta condição.
Cuidados e Remédios Naturais para a Indigestão segundo a Ayurveda
Lembre-se, a intenção aqui é equilibrar seu Dosha Pitta, e para isso existem algumas dicas e cuidados a serem seguidos.
A primeira delas é não pular nenhuma das refeições do dia, e, ao fazer cada uma delas, se deve evitar alimentos quentes e apimentados, assim como os muito oleosos e gordurosos, o tomate, o chocolate, a cebola e o alho em excesso.
Outra recomendação é a diminuição no consumo de cafeína, bebidas gaseificadas e de álcool, e o aumento no consumo de água. Quando você bebe água suficiente, ela elimina as impurezas do corpo e ajuda o organismo a ter um processo de digestão mais suave.
Feito isso, você pode adicionar os seguintes elementos na sua dieta ou cotidiano, para que funcionem como Remédios Naturais para a Indigestão:
Chá de Gengibre
O chá de gengibre é um aquecedor natural do fogo digestivo, e é usado como remédio caseiro para queimação no estômago há séculos.
O gengibre é uma rica fonte de antioxidantes, como compostos fenólicos, que reduzem efetivamente as contrações gástricas e a irritação gastrointestinal.
Além de combater o refluxo ácido, o chá de gengibre cura a flatulência e a constipação, ajuda a reduzir inflamações, dores musculares, náusea e inchaço.
Funcho e Erva-Doce
Muita gente confunde o funcho (Foeniculum vulgare) e a erva-doce (Pimpinella anisum), pensando que ambos são a mesma coisa. Mas não é assim.
Apesar de serem bem parecidas e terem um sabor que lembra o anis por conta de seu princípio ativo, o anetol, elas são plantas diferentes, porém, ambas são Remédios Naturais para a Indigestão.
O chá do funcho é rico em ácidos graxos essenciais e mais uma porção de propriedades que melhoram a função digestiva e combate gases e cólicas.
Já a erva-doce pode ser consumida através do chá de suas sementes, ou mesmo com mastigação das sementes após as refeições. Ambos os casos servem para desempenhar a função de apoio a digestão.
A erva-doce possui anetol e diversas outras propriedades que estimulam diretamente todo processo digestivo e aliviam os sintomas da má digestão.
Ghee
A manteiga ghee tem ácido butirato, ácido graxo e propriedades anti-inflamatórias estimulam a produção de sucos gástricos e ajudarão na digestão.
Uma bebida feita com ghee, sal e água quente pode ser consumida como remédio em casos de má digestão.
Alcaçuz
O alcaçuz é uma planta medicinal milenar, também conhecida como regaliz ou raiz-doce, cuja utilização terapêutica é defendida na Ayurveda desde os antigos textos ayurvédicos.
Ela é uma das melhores ervas para o ácido estomacal, pois controla a azia e o refluxo ácido, podendo ser usada em formato de cápsula, comendo sua raiz, ou bebendo suco feito a partir desta mesma raiz.
Vinagre de maçã
O desiquilíbrio do Dosha pode ser também resultado de pouco ácido no estômago. O refluxo ácido pode causar hipocloridria, que são baixos níveis de ácido estomacal. O vinagre de maçã aumentará os níveis de ácido e controlará a azia ou o refluxo.
Quando estiver com sintomas leves, pode aplicar a seguinte receita: tomar uma colher de chá de vinagre de maçã misturado com um copo de água, antes ou depois das refeições. Isso deverá reduzir os efeitos do refluxo ácido.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é eficaz no tratamento do refluxo ácido por causa de seu ingrediente ativo, um antiácido absorvível que neutraliza o excesso de ácido estomacal.
A receita para consumir o bicarbonato é: meia colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvida em uma xícara de água aquecida.
Prevenção: equilibrando o Dosha Pitta
Sempre é melhor prevenir do que remediar. Melhor do que tomar Remédios Naturais para a Indigestão, é se cuidar para que o Dosha Pitta se mantenha equilibrado e não apresente seus sintomas.
Manter uma boa dieta – consumindo mais alimentos naturais e que são de natureza refrescante – acompanhada de exercícios físicos, meditação e yoga, é o caminho ideal para uma melhor saúde e bem-estar como um todo.
Para te inspirar a experimentar mais do universo Ayurveda, deixamos abaixo um vídeo da série Yoga em Casa, criado pelo pessoal do admirável Instituto Yoga na Maré, com uma aula cujo objetivo é o equilíbrio do Pitta.
Boa aula!
Comentários