Sumário
Muito antes de se tornar o chocolate que conhecemos hoje, o cacau já era considerado uma planta sagrada por povos originários da Mesoamérica, como os maias e astecas. Chamado de cacahuatl ou “bebida dos deuses”, o cacau era utilizado em rituais de conexão espiritual, celebrações coletivas e cerimônias de passagem. Para esses povos, ele era mais do que alimento: era um portal de consciência, capaz de abrir o coração e fortalecer o vínculo com o divino e com a comunidade.
O Cacau Cerimonial mantém essa tradição viva ao utilizar a pasta pura do grão, sem processos industriais, açúcar refinado ou conservantes. Diferente do chocolate comum, é preparado artesanalmente, preservando sua potência energética, seus nutrientes e seu caráter ritualístico.
A ciência moderna ajuda a explicar porque o cacau é visto como um alimento do coração. Ele é rico em teobromina, substância semelhante à cafeína, mas com efeito mais suave e duradouro, que promove energia sem causar ansiedade. Também contém magnésio, flavonoides e triptofano, que estimulam a produção de serotonina e endorfina, neurotransmissores ligados ao bem-estar, ao relaxamento e à sensação de prazer. Não à toa, o cacau é reconhecido como um potente aliado para o sistema cardiovascular e emocional.
Assim, tradição ancestral e ciência se encontram: o Cacau Cerimonial abre o coração no nível simbólico e espiritual, mas também no nível fisiológico, nutrindo corpo, mente e alma.
Em nosso canal do YouTube, temos uma entrevista com a Catarina Sento-Sé, guardiã do cacau, que conta para o Meu Retiro, mais sobre o que é a cerimônia do cacau.
Ingredientes e preparo básico do Cacau Cerimonial
Abaixo temos uma receita básica de como é preparado o Cacau Cerimonial, mas, claro, existem também diferentes formas de fazê-lo, dependendo de quem o prepara, e para qual finalidade.
Ingredientes (para 1 pessoa):
-
30 a 40g de pasta de Cacau Cerimonial
-
150ml a 200ml de água quente (não fervente)
-
Especiarias a gosto: canela, cardamomo, pimenta caiena ou baunilha
-
Adoçante natural (opcional): mel, açúcar de coco ou tâmaras
Preparo:
-
Aqueça a água até antes da fervura.
-
Adicione a pasta de cacau picada.
-
Misture lentamente até obter um líquido homogêneo.
-
Acrescente especiarias e adoçante, se desejar.
-
Sirva em uma caneca especial e beba conscientemente, em pequenos goles.
Fonte: Envato Elements | Créditos: medialensking
Criando o ritual com o cacau
O Cacau Cerimonial é muito mais do que uma bebida: é uma prática de presença. Para transformá-lo em ritual, existem alguns predicados:
-
Defina uma intenção: clareza, gratidão, cura, conexão.
-
Prepare o ambiente: música suave, velas, aromas ou silêncio.
-
Pratique a escuta interna: respire, medite ou escreva enquanto bebe.
-
Compartilhe: em rodas ou encontros, o cacau fortalece vínculos e a sensação de comunidade.
Benefícios do Cacau Cerimonial
-
Aumento da energia vital sem agitação.
-
Melhora da circulação e do sistema cardiovascular.
-
Estímulo da criatividade e da concentração.
-
Abertura emocional e sensação de acolhimento.
-
Conexão espiritual e estados de consciência mais profundos.
No video abaixo, mais uma vez a Catarina Sento-Sé, conta pra gente sobre mais benefícios do cacau:
Um convite ao coração
O Cacau Cerimonial é um presente da natureza, que une saberes ancestrais e confirmações científicas em um gesto simples: aquecer a água, preparar a bebida e abrir o coração.
No Meu Retiro você encontra experiências únicas que utilizam o cacau como parte de vivências integrativas e terapêuticas, conduzidas por profissionais que respeitam sua tradição e seu potencial de transformação.
Além das práticas únicas, podemos encontrar cerimônias do cacau dentro da programação de retiros e imersões, basta escolher a que mais ressoa com você para começar logo a sua jornada do coração.
Caso queira mais informações adicionais sobre a prática, confira este outro conteúdo que temos aqui na revista Meu Retiro sobr este tema.
Comentários