Destaque | Ecovilas no Brasil

Série Ecovilas no Brasil: região Norte

Publicado em: abril 18, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Já apresentamos aqui em nossa revista, um artigo que detalhava o que são as ecovilas. Explicamos seu conceito, seu propósito, sua filosofia e suas principais características.

Hoje vamos começar a apresentar uma lista com Ecovilas no Brasil, as quais vocês podem ir conhecer de perto, e quem sabe contemplar a ideia de se mudar para uma comunidade sustentável como essa.

Dados da Rede Global de Ecovilas (GEN) constatam que hoje existem mais de 300 ecovilas distribuídas em todas as regiões do nosso país, das quais muitas delas além dos moradores fixos, também recebem visitantes para retiros, vivências, cursos e atividades.

Por conta do grande número de Ecovilas no Brasil, e por nosso país ser de dimensões continentais, vamos destacar uma ecovila por estado, além de citar algumas iniciativas relacionadas a isso, por regiões, facilitando a sua pesquisa e acesso.

Esta lista não tem caráter competitivo ou de ranqueamento, mas é sim uma lista informativa e expositiva, que passa uma ideia da pluralidade e da abrangência atual das Ecovilas no Brasil.

Para começar nossa lista, falaremos de algumas comunidades e iniciativas na região Norte do país.

ecovilas no brasil

Créditos: Chapada Imóveis | Fonte: Chapada Imóveis

Ecovilas no Brasil: região norte

A região Norte do nosso país é a que possui menor oferta de informações online sobre esse tipo de projeto, mas conseguimos reunir algumas boas referências.

Sítio 13 Luas – Rio Branco/AC

sitio 13 luas

Créditos: Sitio 13 Luas | Fonte: Facebook

Seguindo os preceitos da sustentabilidade, o Sítio 13 Luas é um projeto pioneiro na região, com moradores que seguem os princípios das boas práticas na produção, utilização racional dos recursos disponíveis, saúde integrativa e responsabilidade social.

A apresentação do local deixa isso bem claro e de forma quase didática:

No Sítio 13 Luas, moradores e parceiros buscam o desenvolvimento de técnicas de produção de alimentos de forma ecológica, construções com materiais locais, reaproveitamento de resíduos, vivências impulsionadas por valores e princípios pautados no cuidado e práticas de higienização do corpo e da alma“.

O local aceita a participação de voluntariado, além de promover cursos e vivências.

Mais informações através das redes sociais:

instagram.com/perma13luas | facebook.com/perma13luas/

Macapá/AP

Não encontramos nenhum registro sólido de uma ecovila na região, porém em nossas pesquisas encontramos o TCC para obtenção da graduação de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo da Ingrid Menezes Carraca, da Universidade Federal do Amapá, cujo título é: “Planejamento de uma ecovila, a partir dos princípios da permacultura, para a cidade de Macapá”.

Em seu trabalho incrível, datado de 2017, Ingrid conceitua as ecovilas e aplica de forma prática como poderia nascer e ser gerida uma ecovila naquela região.

Fica a dica de leitura, não apenas para o pessoal da região, mas para todos que querem entender mais sobre o assunto e suas possibilidades. Confira aqui.

Vila Céu do Mapiá – Pauini/AM

Vila Céu do Mapiá

Créditos: Vila Céu do Mapiá | Fonte: Envato Elements

Fundada em 1983, a Vila Céu do Mapiá está situada nas cabeceiras do Igarapé Mapiá, afluente à margem esquerda do Rio Purus, na Floresta Nacional do Purus, em Pauini/AM.

Ela é fruto do trabalho comunitário desenvolvido desde 1974 em Rio Branco, no estado do Acre, por um grupo de seringueiros, trabalhadores rurais e descendentes de indígenas motivados e unidos pela tradição espiritual do Santo Daime (Ayahuasca), organizados sob a liderança de Sebastião Mota de Melo, o Padrinho Sebastião (1920-1990).

A comunidade nasceu com o objetivo de vivenciar o desenvolvimento humano e espiritual em um novo e justo sistema de vida comunitária, em harmonia e nutrido pela floresta, como alternativa experimental para soluções da atual crise global ambiental, social, econômica e cultural.

A comunidade além de ser uma vila com mais de mil habitantes, é também sede mundial da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal – ICEFLU, também conhecida como Igreja do Santo Daime.

Para mais informações e contato, a vila contém um site oficial, e uma página no facebook.

Ainda no Amazonas, outra ecovila que devemos citar é a ABRA144 – Aldeia Biorregional Amazônica, uma comunidade sustentável que trabalha com recursos seguros, renováveis, e com o biorregionalismo.

Ecovila Iandê – Belém/PA

A Ecovila Iandê fica no município de Santa Bárbara, a cerca de 50 km de Belém, no Pará.

Esta é uma ecovila localizada numa antiga área de extração de areia com 22 hectares, circundada por mata, com um lago central – o lago Manakeriki, nascentes e igarapé.

Apesar de ainda estarem em processo de construção, além da moradia, a comunidade realiza cursos voltados a sustentabilidade e temas correlatos. O seu grupo no Facebook é ativo e contém novidades da vila, seus moradores e assuntos de interesse.

Para mais informações sobre o local, há ainda um blog disponível, mas pouco atualizado.

Há ainda algumas citações online sobre outra ecovila na região, chamada Ecovila Belém, porém não há nenhuma fonte oficial e a mesma não é filiada a nenhuma outra rede.

Ecovila Nova Terra – Jalapão/TO

A Ecovila Nova Terra é uma nova comunidade que está sendo projetada pelo educador ambiental e fundador da ONG AMAECO (Associação Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia), Marcos Aurélio Tinoco.

Em seu projeto, ele define o objetivo geral da comunidade assim:

“Viver em harmonia com a natureza praticando os princípios da Permacultura, Bioconstrução, Agroecologia, Agrofloresta, Educação Ambiental, Responsabilidade Socioambiental, Segurança Alimentar, Espiritualidade, Economia solidária e geração de renda, etc.”

Para saber mais sobre o projeto, e até mesmo participar como futuro morador dessa ecovila, vale visitar esta página, e o grupo do projeto no Facebook.

Rondônia, Roraima e mais informações

Em Rondônia e Roraima, não encontramos registros online de ecovilas, ou projetos públicis de construção de algum tipo de comunidade.

Se você é da região Norte, ou conhece alguma comunidade nestes estados, avise a gente aqui nos comentários, que será um prazer divulgar a sua iniciativa.

Por falar em iniciativa, como vimos acima, o projeto e criação de uma ecovila é algo possível, e existem algumas que já estão em andamento.

Para enriquecer esse ponto da discussão, e ajudar quem está pensando em construir um projeto como os que citamos neste artigo, trazemos aqui um vídeo de uma live do Gabriel Siqueira, mestre em administração e co-fundador da comunidade Aldeia (BA), cujo tema é “Como criar uma Ecovila?”.

Assista essa masterclass, inspire-se, e fique ligado aqui na revista Meu Retiro para a divulgação das outras regiões com Ecovilas no Brasil.

 

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!