Destaque | Spa

O que é um Spa, e o que ele pode fazer por você?

Publicado em: julho 05, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

O que você pensa quando ouve falar em Spa?

Um espaço de autocuidado? Uma estância balneária? Um resort luxuoso? Um lugar de massagens e terapias?

Um Spa pode ser tudo isso, e pode ser muito mais também.

Neste artigo vamos te contar um pouco sobre o que é um Spa, e os benefícios que ele pode te trazer.

Se você está em dúvida se este é um lugar ‘para você’, aposto que ao término da leitura terá uma resposta na ponta da língua.

spa

Créditos: Twenty20photos | Fonte: Envato Elements

O que é um Spa?

A origem do termo ‘Spa’, já diz muito sobre o que ele é.

O termo tem sua origem na cidade de Spa, na província de Liège, no oeste da Bélgica. Essa cidade teria mais de 300 fontes minerais e era usada na antiguidade pela aristocracia grega e romana para finalidades curativas, o que veio a ser conhecido depois como Termalismo.

Nessa época inclusive, essas nascentes naturais eram reverenciadas, e algumas delas até mesmo consideradas sagradas, e templos eram construídos ao redor da fonte da água.

Há ainda quem afirme que a palavra Spa é acrônimo de “salus per aquam“, ou seja, “saúde pela água” em latim.

Destes tempos antigos, até os dias atuais, o conceito de Spa foi mudando, se modernizando e chegou ao conceito plural que carrega hoje.

Se formos definir o que é um Spa hoje, podemos dizer que é um estabelecimento que oferta e promove atividades relaxantes, terapêuticas e estéticas. 

Massagens, banhos de imersão, terapias holísticas, dietas saudáveis, sauna, programa de exercícios físicos, Yoga, meditação e muitas outras atividades fazem parte da programação dos Spas.

E claro, as antigas águas termais continuam presentes em jacuzzis, piscinas aquecidas e diversos tipos de terapias e banhos termais.

Essas atividades podem ser realizadas de diferentes formas e em diferentes dinâmicas, como os Day-Spa, por exemplo, onde tudo acontece em um único dia, em um local no meio urbano – mas já já falamos mais sobre isso.

Tipos de Spa

Vamos conhecer a seguir os tipos de Spa mais comuns, segundo a Associação Internacional de Spa (ISPA), o que eles normalmente oferecem e seus benefícios mais importantes:

Day Spa

Como o nome já diz, são espaços onde as atividades são realizadas exclusivamente durante o dia, e muitas vezes atendendo o cliente com diversas delas em um só período/visita.

O Day Spa é a forma mais popular de Spa, e pode estar disponível dentro dos serviços de outro local – como um hotel, ou simplesmente ser um local urbano onde os profissionais estão alocados e esperando os eventuais clientes.

Dentre os serviços oferecidos em um Day Spa encontramos tratamentos estéticos, como manicures, pedicures, tratamentos de pele, hidratação para os cabelos, etc; massagens, sessões de sauna e banhos termais; sessões de Reflexologia e muito mais.

Cada local vai ter seu cardápio de atividades, além de pacotes promocionais unindo dois ou mais serviços de uma vez.

Uma das grandes qualidades do Day Spa é sua praticidade cotidiana. Por ser um tipo popular de Spa, ele é fácil de ser encontrado nas grandes cidades de todo o mundo e possui perfis para todos os gostos e bolsos, sendo uma ótima opção de pausa e autocuidado.

Se você ainda está em dúvida sobre o motivo para fazer um Day Spa, ou o por que se dar este presente, vamos te contar a seguir cinco de seus principais benefícios, que também se estendem a outros tipos de Spa que veremos a seguir:

tipos de spa

Créditos: Racool-Studio | Fonte: Envato Elements

Relaxa corpo e mente

A primeira e principal função do Day Spa é acabar com seu estresse diário, é te trazer um momento de relaxamento mental e físico.

Não importa quais serviços você irá usar no Spa, praticamente todos eles têm uma ação relaxante. Massagens, cuidados com a pele, imersão em águas termais… tudo isso, e muito mais, trabalha a serviço do relaxamento das tensões diárias.

Um Day Spa é um momento que você tira para si, um momento onde você cuida da sua mente e corpo sem interrupções externas e se entrega para um momento amoroso de tranquilidade e bem-estar.

Trata suas dores

Dores musculares, dores de cabeça, dores nas costas… Muitas pessoas sofrem com alguma dessas dores – ou mais de uma delas ao mesmo tempo.

Uma pausa para um Day Spa pode te ajudar no alívio dessas dores, pois lá você pode fazer uma massagem mais profunda, ou experimentar uma sessão de Acupuntura, ou de Reflexoterapia, por exemplo. O cardápio é vasto, e o alívio de dores é consequência natural dessas escolhas.

Te deixa mais feliz e confiante

Uma sessão de Day Spa te deixa automaticamente mais feliz, isso por que o autocuidado trabalha na liberação dos hormônios da felicidade: serotonina e dopamina. Essa ação do nosso organismo também ajuda no combate a depressão e ansiedade.

E claro, uma sessão de Spa também te deixa mais confiante de si. Afinal, após executar tal autocuidado – uma bela demonstração de amor-próprio – você se sente bem consigo mesmo, e sua autoconfiança é acionada e ganha força.

O que é um Spa, e o que ele pode fazer por você?

Créditos: Wavebreakmedia | Fonte: Envato Elements

Melhora o fluxo sanguíneo e a circulação

É claro que algo que nos relaxa, nos deixa mais feliz, também mexe com nosso fluxo sanguíneo, melhorando nossa circulação e a pressão arterial.

Hidroterapias e massagens são apenas duas das atividades comuns a um Day Spa que trabalham com esse fluxo e regulação arterial.

Trabalha no rejuvenescimento

A partir dos 20 anos de idade nossa produção natural de antioxidantes começa a diminuir, e a partir dai entramos em um processo de envelhecimento da pele, criando sinais faciais, rugas, marcas na pele etc.

É comum que a programação de um Day Spa conte com tratamentos de rejuvenescimento como microagulhamento, esfoliações, e outras técnicas que removem células mortas e demais sinais de envelhecimento.

Spa Médico

Um Spa Médico é basicamente a mesma coisa de um Day Spa, mas com a presença e supervisão de médicos especializados e licenciados, incluindo enfermeiros e dermatologistas, para serviços de caráter mais clínico.

Nestes espaços além de tudo o que um Day Spa oferece para saúde e bem-estar, pode-se encontrar práticas mais específicas como microagulhamentos, peelings químicos, aplicação de botox, depilação a laser, preenchimentos dérmicos, programas nutricionais de perda de peso, e até mesmo pequenas cirurgias plásticas.

Os benefícios também são os mesmos descritos acima, além é claro, da ação pontual de cada procedimento realizado.

Spa de Destino

Spa de destino é algo próximo do conceito original de um Spa, ou seja, é um local construído longe dos grandes centros para atividades curativas, terapêuticas e estéticas, além da criação de uma programação de hábitos saudáveis.

Este é um lugar de imersão, onde você passa um período todo voltado ao bem-estar e autocuidado, desde as refeições saudáveis, até as aulas, atividade, terapias, palestras, procedimentos estéticos e terapêuticos, e tudo mais que a programação do lugar oferecer.

A pessoa que vai a um Spa de destino se hospeda, ou reside por um período no local, além de todos os benefícios já listados neste artigo, também ganham o contato com a natureza e as atividades ao ar livre, isso porque normalmente os Spas de destino estão localizados em regiões tranquilas e com muito verde.

spa

Créditos: Rawpixel | Fonte: Envato Elements

Termas

O chamado em inglês de Mineral Springs Spa, aqui conhecemos como termas ou Spa termal, que nada mais é do que um Spa com fonte natural de águas termais, ou com acesso direto a água do mar.

Este Spa promove atividades terapêuticas com as águas ricas em minerais, como a Hidroterapia.

Importante deixar claro que nem todo local com águas termais é um Spa, e nem todo Spa tem águas termais.

Em tempo, se você procura destinos no Brasil com águas termais, confira este nosso artigo onde listamos 12 lugares imperdíveis.

Spa de Resorts e Hotéis

Como o título revela, este tipo refere-se a um conjunto de serviços de Spa que estão disponíveis em um local de hospedagem – hotel ou resort – mas que não está incluso na estadia, sendo ofertado como um serviço a parte.

Neste caso, por exemplo, ao contrário de um Spa de destino que tem o compromisso com um cardápio saudável e todo tipo de atividade está voltada para o bem-estar, aqui é possível uma refeição calórica, o consumo de álcool em uma eventual festa, ou mesmo atividades desconectadas ao propósito do bem-estar.

Ou seja, são serviços de Spa disponíveis e opcionais dentro de um cardápio muito mais amplo de atividades.

Club Spa

O Club Spa é o que chamamos de centros de bem-estar, lugares voltados inteiramente para o trabalho fitness e tratamento estético, com procedimentos, atividades físicas e programas voltados para a perda de peso e recuperação da saúde.

Onde encontro o Spa ideal para mim?

Como vimos acima, Spa não é uma coisa só, existem de diversos tipos, com serviços distintos e múltiplos benefícios. E não pense que existem só esses tipos não, há uma porção deles que não estão listados neste artigo. Quer um exemplo? O Spa Ayurvédico, onde toda a programação é baseada na dieta e práticas da Ayurveda.

Quer outro? Que tal então um que fica debaixo d’água? 

Isso existe, lá nas Maldivas. Olha só como é esse lugar incrível, através deste vídeo do canal Sonho e Destino:

Seja para renovar as energias, passar por algum cuidado estético, viver um momento de introspecção, ou fazer um detox do corpo e da mente, os Spas são uma opção que tanto podem estar ao seu alcance cotidianamente, como podem promover um período longe da rotina diária em lugares incríveis como este que mostramos acima.

Te convidamos a experimentar essa vivência, dar esse presente pra si e/ou pra quem você gosta, permitindo-se esse momento de carinho e cuidado.

Faça uma busca em nosso portal, meuretiro.com.br e veja algumas opções de Spa que podem atender a sua necessidade, ou mesmo curiosidade.