Dicas | Águas Termais

12 Lugares com águas termais no Brasil

Publicado em: novembro 21, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Aqui na revista Meu Retiro já falamos sobre os benefícios do termalismo e dos diversos males que as águas termais podem ajudar a combater em nossa saúde física e mental.

águas termais no Brasil

Créditos: Anna_Om | Fonte: Envato Elements

Mas, onde tem águas termais no Brasil?

Calma, vamos te ajudar!

Vamos apresentar aqui alguns dos destinos mais procurados e populares do Brasil por quem quer experimentar as propriedades dessas águas.

Os locais que listamos a seguir já contam com estrutura voltada para a recepção de um público que está justamente na busca deste tipo de experiência terapêutica. 

Fizemos a lista a seguir respeitando a ordem alfabética. Veja qual é a mais próxima de você e boa viagem!

1. Águas de Lindóia, SP

Localizada a 180 km da capital de São Paulo, Águas de Lindóia é considerada a capital termal do Brasil, já que suas águas vêm do solo a 28ºC.

A cidade integra o Circuito das Águas Paulista, região que inclui outros oito municípios e possui o maior lençol freático de água mineral do país.

As águas termais da cidade tem poucos metais pesados e pouco sódio, o que facilita a absorção pelo corpo e é muito indicada para serviços terapêuticos, usada para banhos de imersão, hidromassagem, ducha escocesa, entre outros. 

Uma atração única do município, e um de seus destaques, é um banho chamado Stangerbad, que se consiste em um “banho de choque” termal, o único deste tipo em todo o país, indicado para quem busca ação analgésica para casos de ciático e problemas como artrite, gota e artrose; além de ser eficiente para quem sofre de insônia.

Além das águas termais, a cidade oferece fontes com água mineral, diversas opções de resorts e um forte circuito hoteleiro, além de ser rodeada de vegetação que beneficia o ecoturismo.

2. Águas de São Pedro, SP

Fundada em 1940, Águas de São Pedro fica a 190 km da cidade de São Paulo, sendo a segunda menor cidade brasileira em extensão territorial, com pouco mais de três mil quilômetros quadrados, com um turismo totalmente voltado para as águas termais. 

O município possui diferentes clubes e parques aquáticos, além do famoso fontanário municipal, um local com uma fonte que contém três quedas representando os 3 tipos de águas medicinais que há na cidade. Uma das principais fontes termais do Brasil.

3. Araxá, MG

A cidade de Araxá, em Minas Gerais, fica a 360 km de Belo Horizonte, na região do Triângulo Mineiro, e faz parte de um circuito de cidades históricas, porém, além disso, é conhecida por suas águas termais e lamas negras.

Possuidora de um grande complexo termal em área verde, a área abriga hotéis e termas, além de serviços abertos ao público que não está hospedado nas redes locais.

Fora dos tratamentos baseados nas águas e nas lamas terapêuticas, os turistas que visitarem a região podem aproveitar trilhas e pontos turísticos voltados para a gastronomia, como as fábricas de doces e de queijo minas.

4. Caldas Novas, GO

“A maior estância hidrotermal do mundo”. Assim é conhecida a cidade de Caldas Novas, em Goiás, localizada a 165km da capital do estado, Goiânia.

A visita a Caldas Novas te propícia uma verdadeira imersão aos pontos termais brasileiros, já que fica pertinho de Rio Quente, outro famoso ponto de águas termais do qual falaremos mais abaixo nesta lista.

O município abriga diversos parques e resorts, entre eles o Hot Park, um dos maiores do Brasil em se tratando de parque aquático de águas termais.

5. Chapada dos Veadeiros, GO

Um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, também possui opção para quem busca o termalismo por aqueles lados.

Além de todas as maravilhas da natureza que podem ser encontradas nos parques locais, como cachoeiras, lagos e uma diversidade enorme de fauna e flora, temos três locais que contam com piscinas naturais de águas termais, são eles Pousada do Éden, Termas do Jequitibá e a Fazenda Morro Vermelho.

Cada uma delas tem seu esquema próprio de visita e utilização dos espaços. Consulte-os para mais informações.

6. Foz do Iguaçu, PR

Além das incríveis Cataratas do Iguaçu, Foz também está entre os destinos possíveis para quem procura águas termais.

Foz está localizada a 635 km de Curitiba, capital do Paraná, e está bem em cima do Aquífero Guaraní, o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta – que ocupa uma área de 1,2 milhões de km2 e abrange 4 países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Por conta desta localização privilegiada, o município possui termais naturais que se mantém em torno dos 36ºC, localizadas em resorts e parques aquáticos locais.

7. Gravatal, SC

Gravatal está a 160 km da capital Florianópolis, próximo da Serra do Rio do Rastro. Sua estância de águas hidrominerais é considerada uma das melhores do mundo, com águas que chegam à superfície a uma temperatura de 37°C, e uma rede de hotéis que conta com uma variedade de aplicações dentro do termalismo e outras terapias.

8. Marcelino Ramos, RS

Situado às margens Rio Uruguai, o parque de águas termais de Marcelino Ramos é um ponto turístico repleto de natureza e, claro, piscinas e fontes de águas naturais a 38°C.

Dentro do complexo temos ainda um passeio em uma maria fumaça datada de 1920, conhecida como ‘o trem das termas’, que leva o visitante até Piratuba (SC), cidade que também tem seu próprio balneário de águas termais.

9. Mossoró, RN

Uma das poucas estancias hidrotermais do Nordeste brasileiro, é também uma das mais especiais do Brasil, isso por suas fontes serem consideradas pelo Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM) da Sociedade Brasileira de Termalismo, a segunda fonte mais rica em microelementos do país.

O que isso quer dizer? Que suas águas são excelentes para fins terapêuticos, pois são abundantes em minerais como o ferro e o magnésio.

Seu complexo aquático possui doze piscinas de águas termais interligadas, com temperaturas que variam de 30 a 56°C.

A cidade de Mossoró, segunda maior do Rio Grande do Norte, está localizada a cerca de 280km da capital, Natal.

10. Olímpia, SP

Mais uma opção no interior do estado de São Paulo, mais precisamente a 430 km da capital, próximo a Barretos e São José do Rio Preto.

A cidade é repleta de parques com piscinas de águas termais, dentre eles o Thermas dos Laranjais, um dos parques aquáticos mais visitados da América Latina, com mais de 20 piscinas com temperaturas em torno dos 38°C.

11. Poços de Caldas, MG

É de Poços de Caldas o primeiro estabelecimento de águas termais do Brasil, o Thermas Antonio Carlos, inaugurada ainda na década de 1930.

Com um Balneário fundado em 1896, o município é um dos principais destinos turísticos do estado mineiro, e um dos pontos mais tradicionais do país para banhos termais, com águas que tem sua temperatura em média 37°C.

12. Rio Quente, GO

Rio Quente não tem esse nome a toa. O município em Goiás abriga o único rio de águas quentes do mundo, com 12 quilômetros de extensão e temperaturas que variam de 26°C a 47°C.

A cidade é considerada uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo e está apenas a 27 km da supracitada Caldas Novas, e cerca de 180 km de Goiânia.

Parques aquáticos e resorts, totalizando mais de 300 piscinas de águas termais, preenchem a estrutura local para receber os visitantes.

Ah, pra encerrar em grande estilo, uma indicação bônus, o Balneário Pocinhos do Rio Verde, em Caldas/MG. Um lugar paradisíaco com três fontes de águas sulfurosas disponíveis no parque da cidade, além de toda uma estrutura voltada ao termalismo.

Saiba mais sobre esse local através da reportagem abaixo da EPTV, e bons passeios pelo nosso Brasil, lugar que tanto tem a nos oferecer como opção em nossa jornada de autocuidado.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!