Sumário
Bem-vindos a segunda publicação da série com o tema: 10 Posturas de Yoga para equilibrar os Chakras, em cada um dos textos abordamos 5 posturas mais utilizadas nas aulas físicas de Yoga e avançaremos para entender quais são os chakras, como equilibrar e finalidade de cada uma e qual chakra ou Kor-lo (vórtice de energia em tibetano) iremos equilibrar.
Aqui vou compartilhar um pouco dos conhecimentos da cultura e medicina tibetana na visão dos chackras e como utilizar o hatha yoga para balancear nossa energia. Meu nome é Vanessa Mantuani, faço parte – com muita alegria – do time da revista Meu Retiro, formada em enfermagem, criadora do método Yoga Vajra e venho compartilhando artigos, workshop e cursos há oito anos.
Os chakras são como rodas de energia que giram em determinadas frequências no corpo humano. São vórtices de vibração interligados com as frequências das emoções e que estão conectados aos órgãos e aos sistemas do corpo físico.
Já Khorlo tem o mesmo significado em tibetano que é: ‘roda’, ‘redondo’, ‘mandala’, ‘chakra’, ‘samsara’. E aparece nos nomes de algumas deidades tântricas como Chakrasamvara e Kalachakra. Com uma conotação diferente, também pode se referir ao samsara, ou à Roda da Vida.
São centros da energia de prana ou “vento” psicofísico localizados nos diferentes pontos do canal central, a partir dos quais os canais mais pequenos irradiam para o resto do corpo.
Cores dos chakras e seus significados
Abaixo os cinco chakras da classe Mãe dos Tantras e suas correspondências no Yoga são:
- No budismo tibetano, especificamente, são ensinados 5 chakras, mas dependendo da tradição eles podem variar entre 3, 6 e 10.
-
- Chakra basal ( Elemento: Terra, Buda : Amoghasiddhi , Bija* mantra : GURU)
- Chakra abdominal (Elemento: Água, Buda: Ratnasambhava , Bija mantra: VAJRA)
- Chakra cardíaco (Elemento: Fogo, Buda: Akshobhya , Bija mantra: PEMA)
- Chakra da garganta (Elemento: Vento, Buda: Amitabha , Bija mantra: SIDI)
- Chakra da coroa (Elemento: Espaço, Buda: Vairochana , Bija mantra: HUNG)
*o termo sânscrito बीज (bīja) significa literalmente “semente”, e é usado como metáfora para a origem ou causa das coisas e é uma palavra que vem de uma mesma raiz de bindu.
Para saber mais sobre os Budas relacionados a cada chakra, sugiro esse estudo e sobre as sabedorias que brotam com o equilíbrio de cada vórtice de energia aqui nesse vídeo de um retiro e aqui, com o Lama Padma Samten.
Quais são os chakras:
“A energia criativa começa pelo chakra da coroa, no topo da cabeça. Aqui removemos o que impede a abertura e nos conectamos com a confiança para descobrirmos nosso potencial criativo. Se não experienciarmos essas qualidades diretamente, podemos acessá-las através do que chamamos de três portas: a quietude do corpo, o silêncio da fala interna e o espaço da mente.
Encorajados por essa experiência de abertura e autoconfiança, nos conectamos com o segundo potencial criativo, a consciência, através da energia do chakra da garganta. Aqui descobrimos nosso valor inato, que vem da conexão com o nosso verdadeiro eu, e nos sentimos completos exatamente como somos. Os medos como, eu não consigo ou eu não mereço, que bloqueiam a expressão criativa, dissolvem-se no calor da nossa atenção.
O terceiro potencial criativo que descobrimos é a inspiração, a energia do chakra do coração. Aqui, descobrimos qualidades positivas como alegria e amor. A criatividade floresce em um ambiente positivo, nutrindo e sendo nutrida pela felicidade e pela alegria, que são parte integrante do processo criativo.
O quarto potencial criativo, que descobrimos através da energia do chakra do umbigo, é a qualidade do amadurecimento. O foco aqui é sobre o que quer que esteja dentro de nós, ou em nossa vida, quase pronto para se expressar, que precise apenas de um empurrãozinho, de um pouquinho da nossa atenção. Esse é um ponto crítico no caminho criativo: quando um projeto ou uma ideia está nesse estado de prontidão, ele pode se desdobrar de duas maneiras. Se dermos a luz e o calor da nossa atenção, ele pode ser completado, realizado. Mas, se não dermos atenção, ele pode acabar na pilha de projetos incompletos e de sonhos abandonados. Se nada bloquear nossa energia neste momento, não será preciso quase nenhum esforço para o projeto ser concluído.
No quinto chacra, o chakra da manifestação, nós avançamos e levamos nossos projetos criativos à fruição. A criatividade não é mais um mero potencial, ela se torna fato, toma forma. Sua expressão pode encantar e servir aos outros”. (Tenzin Wangyal Rinpoche)
Equilibre os Chakras:
6. Postura para Expandir o Coração
Nome em Português: Postura do Camelo
Nome em Sânscrito: Ustrásana
Intenção: Expandir o coração, soltando aspectos emocionais que nos bloqueiam. Abrir-se para se manifestar no mundo em amor. Equilibra Chakra Esplênico.
Benefícios físicos: Expande a capacidade respiratória, contribui para o equilíbrio imunológico, massageia as glândulas suprarrenais e tireoide. Alguns dos benefícios psíquicos são: alívio do stress, tristeza e o sentimento de solidão.
7- Postura para Firmeza e Foco
Nome em Português: poderoso, feroz; Postura Poderosa ou Postura da Cadeira
Nome em Sânscrito: Utkatasana
Intenção: Desenvolver as qualidades da terra, firmeza e foco em seus propósitos. Para tanto indico permanecer na postura por 10 respirações lentas.
Benefícios físicos: Essa postura reforça nossa força na parte inferior do corpo. O poderoso impulso de pernas e pés em oposição à gravidade permite alongamento axial do cóccix para a nuca e, consequentemente, a sua extensão até a coroa e as mãos. Os isquiotibiais, quadríceps, glúteos e os músculos eretores da coluna das costas são exercitados e fortalecidos.
Ajuda a curar o disco fora do lugar na coluna lombar. Aumenta a flexibilidade dos quadris, melhora a circulação para os joelhos/tornozelos e ainda aumenta a concentração.
8- Postura para Firmeza e Foco
Nome em Português: Postura do Guerreiro 1
Nome em Sânscrito: Virabhadrasana I
Intenção: Permanecendo 5 min nessa postura, sua mente adquiri foco e concentração, também pode realizar em uma sequência fluida como na Saudação ao Sol e sentir a expansão da vida na respiração com o corpo firme, estável e coração aberto, sem medo.
Benefícios físicos: Alivia dores nas costas, lombalgia e ciática fortalecendo os músculos das costas e tonificando os músculos abdominais. Alivia a acidez e ajuda à digestão. Fortalece a bexiga e corrige o útero descaído. Alivia dores menstruais e reduz fluxo abundante.
9- Postura para Firmeza e Foco
Nome em Português: Postura do Guerreiro 3
Nome em Sânscrito: Virabhadrasana III
Intenção: Equilíbrio e firmeza. As qualidades dos 5 elementos (terra, água, fogo, ar e éter ou espaço) ficam perceptíveis nessa postura. É preciso a solidez da terra, corpo fluido como água para equilibrar, a energia de grande vontade para entrar na postura, a respiração ativa, a energia vital, ajuda a relaxar a consciência presente, olhos atentos e concentrados é a ativação do elemento espaço/consciência.
Benefícios físicos: Fortalece e alonga as pernas e tornozelos e terá acesso a todos os músculos ao longo de sua coluna para manter seu corpo alongado e ereto, ativando seus tendões da perna estendida. Estimula os órgãos abdominais ao mantê-los ativo. Aumenta a resistência. Alivia dores nas costas, especialmente para quem está no segundo trimestre da gravidez. Terapêutica pés chatos. Os glúteos também irão receber um ótimo treino.
10- Postura para conforto dentro esforço
Nome em Português: Postura do Guerreiro 2
Nome em Sânscrito: Virabhadrasana II
Intenção: Prática em encontrar conforto dentro esforço. Essa postura oferece uma oportunidade única para o praticante perceber o excesso de tensão e dissolve-lo, assim poderá manter o que é preciso para realiza-se na vida cotidiana.
Por exemplo, você poderá iniciar a postura com tensão no pescoço e ombros e ao rotacionar*: dissolver, e ao mesmo tempo mantendo a tensão necessária para que as pernas permaneçam estáveis.
Benefícios físicos: É ótimo para as pernas, glúteos, quadris, peito, ombros e braços. Esta é uma postura para o corpo inteiro .Se você está executando corretamente irá trabalhar todos os músculos. Também pode ajudar a desenvolver resistência, é fácil manter essa postura por um longo período de tempo, mantendo o alinhamento adequado e sem riscos de lesão.
Postura intensa que trabalha ativamente a base do corpo e o fortalecimento das costas, abdômen juntamente com a abertura peitoral.
Para saber mais sobre a Yoga Vajra entre aqui: [email protected] ou pelo Instagram @vanyogue e @yoga.vajra
Aproveitem a prática de Yoga em sua totalidade, perceba os aspectos de energia enquanto realiza sua sequência de asanas (posturas)…treine o equilíbrio do lung (energia) e familiarize-se com as qualidades da terra, água, fogo, ar e éter (espaço).
*Rotacionar: Girar é a ação que caracteriza a mudança da angulação de qualquer coisa ao redor de algum ponto espacial ou ao redor de um eixo qualquer. Quando é ao redor de seu próprio eixo se diz “rotacionar”.
Sintam-se abraçados!!
Vanessa Mantuani
Comentários