Sumário
Estamos chegando na época de decidirmos quais serão os nossos Alimentos de Fim de Ano. O que vai compor a nossa mesa no dia da virada.
Você já deve ter ouvido falar que na ceia de réveillon não se deve comer nenhuma carne de aves, pois são animais que ciscam pra trás, e isso poderia trazer retrocessos no ano vindouro.
Assim como é indicado, aos que fazem questão de consumir carne nesta refeição, que o faça com carne de porco – que fuça pra frente, e peixes – que sempre nadam em frente, indicando qual direção você quer seguir no próximo ano.
Tradições se misturam com simpatias, superstições e mitos. Mas no final, você sabe o significado dos Alimentos de Fim de Ano? De onde surgiram essas tradições, se existe algum benefício ao optar por prato x ou y?
Levantamos abaixo alguns dos alimentos mais populares na mesa dos brasileiros nesta época festiva, para entender qual seu significado, além de trazermos algumas ideias de alimentos que podem da um significado positivo a mais no seu cardápio da virada.
Alimentos de Fim de Ano: Frutas
Em uma mesa de fim de ano brasileira, não faltam frutas frescas, mas engana-se quem pensa que somos os únicos a consumirem frutas durante a ceia.
Na cultura filipina, por exemplo, o dia do réveillon é comemorado com frutas, mais especificamente 12 delas, onde cada uma representa um mês do ano, e de preferência frutas redondas.
Dentre as frutas redondas, a laranja e tangerina são as mais consumidas pelos asiáticos no período, por terem a cor no tom aproximado a cor do ouro.
E é importante prestar atenção se alguma das 12 está com sabor mais amargo ou azedo, pois isso indica que o mês correspondente ao número daquela fruta, será um mês mais difícil.
Romã
Aqui no Brasil especialmente é bem popular a tradição de comer romã no dia da virada, mas isso também acontece em outros países, como os Estados Unidos e alguns pontos da Europa.
A romã é uma fruta que possui muitas sementes, o que a associa à fertilidade e fartura. É indicado que ela seja consumida à meia-noite, e essas sementes, ao menos 7 delas – uma para cada dia da semana – sejam guardadas dentro da carteira pelo ano seguinte inteiro, de modo a atrair a prosperidade.
Uvas
Também popular nas mesas brasileiras, assim como na tradição relativa às frutas redondas na Ásia, 12 uvas também devem ser consumidas logo após a meia-noite, e assim como a romã, deve ter suas sementes guardadas na carteira com o intuito de atrair dinheiro.
Os espanhóis, tal qual os filipinos, também acreditam que o sabor da uva prevê os meses que virão. Se alguma uva for mais amarga, aquele mês correspondente à uva consumida também poderá ser mais amargo.
Cereja e maçã
Ambas frutas de cor vermelha e ligadas a sensualidade, a fecundidade e ao romantismo. Se é isso que você busca no próximo ano, essas podem ser duas pedidas, além de serem opções saudáveis e que ficam lindas à mesa.
Frutas secas
Frutas secas também já são tradição em muitas ceias pelo Brasil. Damasco, uva-passa, ameixa, tâmara e tantas outras são fontes ricas de vitaminas, trazem grandes benefícios à nossa saúde, e mais, representam fartura e possuem propriedades rejuvenescedoras.
Alimentos de Fim de Ano: Grãos
Sem dúvida que o grão mais popular do nosso país é o arroz. Ele é um dos protagonistas do prato do brasileiro cotidianamente, e na ceia de ano novo ele também está lá, representando abundância e riqueza.
Mas o grão que ganha maior destaque na ceia de ano novo é outro…
Lentilha
Em diversas partes do mundo, a lentilha figura entre os alimentos da ceia de ano novo, representando a abundância financeira e a fertilidade.
Rica em ferro e fibras, a lentilha é um alimento antigo, que possui diversas citações na Bíblia, entre elas, uma que se destacou e se tornou tradição.
Nas escrituras, existe a mujaddara, um prato árabe formado por lentilhas e arroz, comumente consumido pelos pobres, que Jacó usava para comprar o direito de nascimento de Esaú, e com isso obteve prosperidade financeira.
Essa receita começou a ser feita na ceia de final de ano com a intenção de atrair essa prosperidade financeira, e com o tempo além da mujaddara, o uso da lentilha em outras receitas também foi incorporado ao cardápio.
Hoje muitos acreditam que a lentilha tem de ser o primeiro alimento a ser consumido após a virada do ano, para então atrair a abundância, a sorte e a prosperidade.
Além disso, o formato arredondado e achatado do grão da lentilha, lembra uma moeda, o que também a conecta com a questão financeira.
Indo além de sua representação, a lentilha é um grão rico em minerais e ajuda a diminuir o colesterol.
Alimentos de Fim de Ano: Carnes
Como falamos no começo do artigo, temos duas opções que são as mais indicadas quando o assunto é consumo de carnes entre os Alimentos de Fim de Ano.
Carne de porco
A carne de porco não é a opção mais saudável e nem é tão popular na ceia brasileira, mas em diversos países da Europa é a primeira opção em carnes.
Sua escolha simbólica tem a ver com o progresso, pelo fato do porco nunca se moverem pra trás, e fuçarem sempre em frente em busca de comida.
Há ainda a tradição de servir o porco inteiro na mesa, tipo aquelas imagens clássicas do porco com a maçã na boca, o que representa a abundância e a fartura.
Peixes
A situação simbólica do peixe é parecida com a do porco, mas é uma opção bem mais saudável, inclusive o famoso bacalhau, escolha tradicional entre muitos brasileiros.
A ideia e progresso, de ir sempre em frente, também se apresenta aqui, assim como a preferência por servir o peixe inteiro na mesa, com rabo e cabeça, mas nesse caso para garantir que seja um ano bom do começo ao fim.
Alimentos de Fim de Ano: Verduras e legumes
Uma ceia completa também precisa ser uma ceia saudável, por isso verduras e legumes devem marcar presença.
Folhas verdes
Ótimas para nossa saúde, as folhas verdes como espinafre, couve e repolho simbolizam sorte e dinheiro entre os alimentos de fim de ano.
Acelga
Suas folhas arredondadas, caracterizam o movimento circular da vida, além de ser um alimento rico em vitaminas.
Alho-poró
Essa hortaliça é bem famosa principalmente na ceia judaica. A palavra hebraica para alho-poró é “carat”, que significa “eliminar”, por isso os judeus comem esse alimento em seu ano novo, para que Deus conceda o benefício de que os inimigos, a maldade e toda negatividade sejam eliminados.
Repolho
Os alemães acreditam que o repolho é um alimento que representa a sorte, por isso o famoso chucrute não falta entre os alimentos de fim de ano daquele povo.
Quanto mais chucrute no prato, maior a abundância vindoura.
Alimentos de Fim de Ano: Massas
Ainda tem espaço pra mais um prato? Está faltando um bom carboidrato ai, não?
Macarrão
Nosso cotidiano macarrão também pode fazer parte dos Alimentos de Fim de Ano.
A tradição vem da China, e significa longevidade na mesa do réveillon. Mas é importante atentar ao detalhe: o macarrão não pode ser partido nem para cozinhar, nem para comer, os fios devem ser ingeridos inteiros.
Ufa, mesa farta, de alimentos e boas vibrações.
Agora, se você quer arriscar uma ceia diferente, mas também cheia de significados, sugerimos uma ceia baseada na culinária japonesa.
Deixamos abaixo um vídeo do programa MS Record, onde vemos algumas opções de comida japonesa para estar entre seus Alimentos de Fim de Ano, com seus respectivos significados.
https://www.youtube.com/watch?v=IEvpRR1xMkQ
Se você procura mais dicas relacionadas a alimentação, aqui em nossa revista temos outros artigos que podem incrementar seu cardápio e sua saúde, como nossa lista de 10 alimentos veganos que reduzem a ansiedade e dicas da dieta Ayurveda.
Comentários