Sumário
O hatha yoga é um dos tipos de yoga mais populares em todo o mundo, podendo até ser considerada a principal categoria de yoga que existe.
Esta é uma modalidade que une posturas (asanas) com técnicas de respiração (pranayamas) e consciência mental para promover um corpo, mente e espírito saudáveis.
Essas técnicas de respiração, e as Posturas do Hatha Yoga, trabalham juntas na intenção de acalmar a mente e te conduzir para o relaxamento, a meditação e o trabalho espiritual superior.
Antes de conferir os asanas, vamos aprender um pouco mais especificamente sobre qual é esse tipo de yoga.
Origens do Hatha Yoga
Do sânscrito, Hatha Yoga seria traduzido como “Yoga Vigorosa”, mas mesmo a palavra “Hatha” é a junção de duas palavras que dão novo significado ao nome da modalidade:
“Hatha“, é a união das palavras “Ha”, que significa Sol, e “Tha”, que significa Lua. Ou seja, é o yoga que une energias solares e lunares, a que une os opostos, o yoga do equilíbrio.
Independente da interpretação, acompanhado de uma dieta nutritiva, os Pranayamas e os Asanas tem a intenção de nos trazer harmonia do corpo, mente e espírito.
Esses princípios do Hatha Yoga tem origem em textos datados do século XV, os quais possuem informações sobre respiração, Chakras e lista os quinze Asanas principais, de um total de 84 diferentes.
São essas 15 clássicas Posturas do Hatha Yoga que iremos mostrar a vocês a seguir.
É claro, com o passar dos anos, a modernização, e a ocidentalização do yoga, esses Asanas mudaram bastante. Até mesmo porque os Asanas antigos não eram apenas posturas, mas sim Mudras – gestos das mãos – feitas para selar e direcionar a energia dentro do corpo.
Vejamos como, e quais são eles hoje.
Posturas do Hatha Yoga
As 15 Posturas do Hatha Yoga são as seguintes: Swastikasana, Gomukhasana, Veerasana, Kurmasana, Kukkutasana, Uttanakoormasana, Dhanurasana, Matsyendrasana, Paschimottanasana, Mayurasana, Shavasana, Siddhasana, Padmasana, Simhasana e Bhadrasana.
Para cada uma das posturas, colocamos um vídeo para que você possa visualizar como fazer aquela Asana na prática.
Swastikasana (Postura Auspiciosa)
A Swastikasana é um Asana básico do Yoga sentado frequentemente usado em meditação.
A Swastikasana é assim chamada, pois se refere a suástica, e a posição de pernas cruzadas que se assemelha a uma. Na Índia, a suástica é um símbolo de boa sorte, felicidade e auspiciosidade. O símbolo representa os cantos do universo reunidos em um centro comum de consciência.
Tradicionalmente, acredita-se que a Swastikasana abre o fluxo de energia Prana entre o Chakra Muladhara (raiz) e o Chakra Ajna (terceiro olho), além do aumento da concentração, rejuvenescimento do sistema nervoso e alívio de varizes e dores nos músculos das pernas.
Gomukhasana (Postura do rosto de vaca)
A palavra em sânscrito Gomukhasana, se traduz literalmente como “postura do rosto de vaca” (go – vaca, Mukha – rosto, Asana – postura).
Esta é uma postura sentada, que pode ser realizada com um conjunto de diferentes Asanas sentados. Ajuda a alongar os braços, tríceps, ombros e peito, e o fato de exigir que o praticante se sente ereto, também melhora a postura.
Os pés de ambos os lados representam as orelhas e as pernas cruzadas parecem o rosto da vaca.
O Gomukhasana ajuda a curar o ciático, no combate a pressão alta, reduz o estresse e a ansiedade, estimula os rins, fortalece os músculos das costas, dos tornozelos, quadris, coxas, ombros, tríceps, axilas internas e peito.
Virasana (Postura do Herói)
Em sânscrito, “Vira” quer dizer herói, ou chefe.
Esta é uma boa postura para meditação, especialmente porque torce os joelhos na direção oposta à maioria das outras Posturas do Hatha Yoga.
Ela alonga os quadris, coxas, joelhos, tornozelos e pés, melhora a digestão e alivia os gases, ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, melhora a circulação e alivia as pernas cansadas.
É um Asana bem indicado para grávidas até o segundo trimestre de gestação, pois auxilia a reduzir o inchaço das pernas.
Kurmasana (Postura da Tartaruga)
Em sânscrito “Kurma” quer dizer “tartaruga”. Neste Asana seu corpo se parece com uma quando observamos e vemos apenas as mãos e as pernas para fora do casco.
Kurmasana tonifica todos os músculos do estômago, evacua a gordura da barriga e combate a diabetes. Atua contra a ansiedade, melhora as funções dos sistemas respiratório e digestivo e também é útil em distúrbios do sono.
No corpo, estica as pernas, costas, ombros e peito, alonga os músculos das costas e é benéfico nos problemas relacionados com as costas ou coluna vertebral.
Kukkutasana (Postura do Galo)
Kukkutasana é uma das posturas avançadas do yoga, também conhecida como a Postura do Galo, pois se assemelha a um galo (Kukkut) quando você levanta o corpo.
A maioria dos textos medievais de Hatha Yoga elogiam essa postura, o que faz dela uma das mais populares, também encontrada no Kundalini e no Tantra Yoga. Além disso, é uma das posturas não meditativas que estava em prática antes que as poses de Hatha Yoga surgissem.
Ela fortalece os braços e ombros, aumenta a flexibilidade dos quadris e pernas e também ajuda a ativar o Chakra Muladhara, e desperta a Kundalini, o que faz com que o yogue progrida no caminho espiritual.
Uttana Kurmasana (Postura da Tartaruga invertida)
Uttana Kurmasana é uma pose avançada e leva um certo tempo para ser feita adequadamente.
Seu nome traduzido do sânscrito quer dizer “postura da tartaruga invertida”. “Uttana” significa alongamento intenso, “Kurma” significa “tartaruga”, e como sabemos, “Asana” significa postura.
Fisicamente, este é um Asana que ajuda a alongar as coxas, quadris, costas e ombros, e age em diferentes condições do pescoço.
Ela também é calmante, aumenta a concentração, melhora da frequência respiratória, aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, e age em benefício daqueles que sofrem de constipação, indigestão e fraqueza nervosa.
Dhanurasana (Postura do Arco)+
A Postura do Arco (Dhanurasana) é um dos três exercícios de alongamento das costas, e dos que mais trabalham com a retenção de respiração.
A postura Dhanurasana alonga e estimula praticamente todos os principais grupos musculares do corpo: braços, ombros e costas; bíceps, tríceps; peito; ancas; joelho; e pescoço.
A prática regular da Dhanurasana tem muitos efeitos positivos no corpo.
É uma postura que expande o abdômen e os órgãos abdominais, estimulando as funções reprodutivas; ajuda na perda de calorias e na queima de gordura corporal.
Ainda na região da barriga, fortalece os músculos na área do umbigo, melhorando o funcionamento dos rins e do fígado, do sistema digestivo e do sistema reprodutivo.
Melhora a circulação sanguínea para todo o corpo e órgãos, e ajuda aqueles que sofrem de doenças renais, como pedras nos rins.
Por fim, também pode ajudar com cólicas menstruais, constipação, gastrite, reumatismo e problemas digestivos.
Matsyendrasana (Postura do senhor dos peixes)
Se você está se sentindo estressado, tenso por trabalhar na mesma posição, ou se simplesmente deseja relaxar no final do seu dia de trabalho, alguns minutos dessa torção sentada é exatamente o que você precisa
A Matsyendrasana é um Asana de torção sentado, praticado para melhorar a postura corporal e restaurar o sistema digestivo.
Também estimula e acalma sua mente, ajudando a aliviar o estresse, depressão leve e ansiedade.
Na parte física, ela ainda alonga e restaura o alinhamento natural da coluna, libera os músculos da parte inferior das costas e proporciona alívio da dor lombar e auxilia na manutenção da rotação normal da medula espinhal.
Paschimottanasana (Postura da Pinça)
Essa postura é um alongamento completo, que inclui as pernas e a coluna até o pescoço. É uma pose complicada de se fazer bem, apesar de ser relativamente simples.
Ela melhora a flexibilidade e força na coluna, a mobilidade pélvica, estimula as funções do fígado, rins, ovários e útero. Mentalmente, ela permite bastante reflexão enquanto você relaxa na postura.
Mayurasana (Postura do Pavão)
Mayura em sânscrito, quer dizer “Pavão”. Conforme a tradição hindu, o pavão simboliza a imortalidade, amor e paciência. A postura do pavão trabalha para fortalecer o núcleo enquanto estica os pulsos.
Esse Asana de equilíbrio trabalha com o peito, braços, coxas e parte de trás dos pulsos (extensores do punho).
A prática regular de Mayurasana ainda trabalha o desequilíbrio dos Doshas: Vata, Pitta e Kapha.
Shavasana (Postura do cadáver)
Esta pose recebe este nome, pois ela basicamente reproduz a posição de um cadáver (Sava).
É uma posição de descanso e relaxamento, e é geralmente praticada no final de uma sessão de Yoga.
Essa postura traz um profundo estado meditativo de descanso, que pode ajudar na reparação de tecidos e células e na liberação do estresse. Ajuda a reduzir a pressão arterial, ansiedade e insônia.
Siddhasana (Postura realizada)
Siddhasana é uma das duas únicas posturas que podem reivindicar ser a primeira pose de Yoga. Junto com Padmasana (Pose de Lótus), essas duas são as únicas posturas que aparecem em todos os quatro principais textos antigos do yoga.
O Goraksha Sataka – o mais antigo de todos os textos – menciona apenas a Padmasana e a Siddhasana. Naquela época, o yoga era uma prática de meditação sentada, então faz sentido que essas fossem as duas posturas que você precisava conhecer.
Todas as outras posturas que surgiram desde então, surgiram, de alguma forma, como ferramentas para nos ajudar a nos sentar confortavelmente em uma das duas posturas originais, por longos períodos de tempo, para que também possamos nos tornar iluminados.
Há um consenso de que Siddhasana é uma pose sentada. Mas, o que você faz com os pés na pose varia dependendo do texto que você lê, do professor que você tem ou da foto ou desenho que você está olhando.
Os principais benefícios físicos de Siddhasana incluem o fortalecimento dos músculos da panturrilha, o alongamento dos músculos da virilha e da parte interna das coxas/adutores do quadril.
Ela fortalece ainda a parte inferior das costas e constrói força nos músculos eretores da coluna, que fazem você se manter ereto.
Padmasana (Postura de Lótus)
Como falamos acima, ao lado da Siddhasana, a Padmasana é a outra postura original do Yoga.
A Postura de Lótus é uma pose de aterramento, energizante, com um poderoso simbolismo: a lótus está enraizada na lama e, quando cresce, floresce em uma linda flor. O mesmo acontece com a pessoa que está começando no Yoga, está na lama mundana e irá desabrochar com a prática.
Esta postura sentada traz muitos benefícios físicos e energéticos: pode ajudar a melhorar a circulação na coluna lombar, alongar os tornozelos e as pernas e aumentar a flexibilidade nos quadris.
Pra completar, essa é uma postura de aterramento e profundamente expansiva, direcionando nossa consciência para a coluna e os centros superiores.
Simhasana (Postura do Leão)
Simhasana, comumente conhecida como a Postura do Leão é uma das poses de Yoga mais originais.
Ele é provavelmente o único Asana que exige que você faça um som, algo que se assemelhe ao rugido de um leão, e só pode ser realizado com o estômago vazio, logo quando você acorda pela manhã.
A Simhasana mantém a boa saúde dos ouvidos, nariz, garganta e olhos, e exercita os músculos do rosto e pescoço mantendo a pele firme.
Reduz efetivamente o estresse emocional, e é bem útil para pessoas tímidas, muitas vezes nervosas ou introvertidas por natureza.
Bhadrasana (Postura Graciosa)
A última pose da série de 15 Posturas do Hatha Yoga, é um dos 4 principais Asanas que podem ser feitos para meditação prolongada.
Um yogue pode se livrar da fadiga sentando-se nesta postura, além de melhorar o foco e a concentração, e fortalecer as coxas, quadris e coluna vertebral.
Comentários