Dicas | Plantas Para Proteção

8 Plantas para proteção, purificação e leveza do ambiente – Parte 2

Publicado em: dezembro 13, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Listamos anteriormente, 8 plantas para proteção, purificação e leveza do ambiente, destacando alguns nomes mais populares entre as que absorvem energias ruins.

Agora neste novo artigo, traremos mais oito opções pra quem procura plantas de fácil acesso, fáceis de cuidar, e que tem uma ação efetiva no combate a energias negativas e promovem a proteção do espaço e do indivíduo.

Se durante a pandemia você não começou a praticar esta atividade, contemple a ideia de experimentar esse caminho de autocuidado agora, pois, o cultivo de plantas por si só, já é considerada uma terapia, trazendo diversos benefícios para a nossa saúde mental.

Plantas Para Proteção – Parte 2

Espada-de-São-Jorge, Alecrim, Zamioculca, Arruda, Pimenteira, Comigo-Ninguém-Pode, Lírio-da-Paz e Hera já foram citados na primeira parte da lista. 

Hoje apresentamos as seguintes opções:

Dinheiro-em-Penca

Callisia repens

Crédito: RodrigoDeGodoy | Fonte: Creative Commons

Também conhecida como ‘tostão’ ou ‘dólar’, essa planta leva esse nome por dois motivos: o primeiro é por conta de suas folhas parecerem pequenas moedas, e o segundo, é por ela atrair fartura e abundância, inclusive financeira.

Sua muda consegue transmutar energias densas do ambiente em bons fluidos e sorte, sendo cultivada normalmente próximo a locais que contenham objetos de valor.

Manjericão

manjericao

Crédito: GitaKulinica | Fonte: Envato Elements

Assim como falamos do Alecrim e da Pimenteira na lista anterior, o manjericão também é ligado diretamente a culinária, mas esta erva também tem função protetiva, limpando a casa de energias negativas pesadas com o seu aroma marcante.

Além da função energética, o manjericão também tem ações terapêuticas ao ser consumido como alimento e como chá, com funções anti-reumáticas, analgésicas e ação gastro-intestinal.

Antúrio

anturio

Crédito: Twenty20photos | Fonte: Envato Elements

Conhecido por trazer uma vibração afrodisíaca, o antúrio também purifica o ambiente e trabalha transformando energias negativas em positivas.

Normalmente usada para ornamentação de espaços românticos ou sensuais, é uma planta de fácil cultivo, mas que deve ser mantida longe do alcance de crianças e animais por ter propriedades tóxicas.

Jasmim

jasmim

Crédito: Twenty20photos | Fonte: Envato Elements

Você já deve ter visto produtos com ‘cheiro de jasmim’. Pois é, isso é devido ao famoso e doce perfume desta planta. Mas além de seu aroma especial, o jasmim é conhecido por seu poder protetivo e por estimular a energia positiva e fortalecer relacionamentos.

Por ser uma planta de porte maior, é indicada para quem já tem certa experiência no cultivo e no trato com mudas e jardins.

Sálvia

salvia

Crédito: Natika | Fonte: Envato Elements

A sálvia é bem conhecida por ser uma das ervas mais usadas na defumação em rituais. Sua função de purificação e renovação de energias de um ambiente é poderosa, além de ser conhecida também por seus poderes curativos espirituais.

Quem tem sálvia em casa, além de cuidar do ambiente, tem também sempre a mão um ótimo remédio natural para problemas gástricos, cólicas e dores musculares, isso através do chá que é feito com suas folhas frescas.

Árvore Da Felicidade

árvore da felicidade

Crédito: Mokkie | Fonte: Creative Commons

Essa pequena árvore é vendida em mudas de duas versões, uma macho e outra fêmea, mas, na verdade são duas espécies diferentes que normalmente são plantadas juntas: a Polyscias Guilfoylei (que seria a masculina) e a Polyscias Fruticosa (a feminina, da foto que ilustra esse tópico).

Estas mudas, que segundo as tradições orientais não deve ser comprada, mas sim ser ganhada como presente, atrai felicidade, boas energias e prosperidade ao lar dos casais.

Bambu da Sorte

Bambu da Sorte

Crédito: Mokkie | Fonte: Creative Commons

Mais uma planta com nome sugestivo. O Bambu da Sorte (Dracaena Sanderiana) na verdade não é um bambu, ela é de outra família botânica, originária da África, e é famosa por trazer boas energias ao ambiente.

É uma planta pequena, pra ser cultivada dentro de casa, e que dependendo da quantidade de hastes, segundo o Feng Shui, ela é capaz de simbolizar e atrair coisas diferentes: duas hastes é para o amor, três para riqueza, cinco é relativo a entusiasmo, e dez hastes para a prosperidade.

Lavanda

lavanda

Crédito: Fotyma | Fonte: Envato Elements

A lavanda possui diversas espécies, entre elas a famosa alfazema, mas todas elas são plantas protetivas e com propriedades de purificação e de atração de energias positivas.

Como se não bastasse, a lavanda é um calmante natural, seu aroma no ambiente dá sensação de bem-estar – até por isso, é uma das principais matérias-primas para muitas sessões de Aromaterapia.

Além destas 16 plantas que citamos em nossas duas listas, temos mais alguns nomes que também podem ser opções interessantes para proteger e ornamentar o seu espaço, como a avenca, a guiné, o tomilho, o crisântemo, e até mesmo aquele cacto, já que ele também é um ótimo escudo contra inveja e a energia negativa. 

Mas veja bem o cacto não pode estar dentro do ambiente, tem que estar do lado de fora, em uma varanda, por exemplo.

Sim, existem plantas que ao contrário das listadas aqui, podem trazer azar e animosidade para as pessoas segundo o Feng Shui.

Para aprendermos um pouco mais sobre isso, trazemos aqui um vídeo do canal Decoração em Sintonia, que fala sobre duas plantas que são ‘proibidas’ de termos dentro de casa.

Faça sua escolha e bom cultivo!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!