Sumário
Muitas pessoas que usam incenso em casa, o fazem por conta do aroma que ele deixa no ambiente, mas será que conhecem os demais Benefícios do Incenso?
Já falamos aqui na revista sobre os significados da Fumaça do Incenso, e hoje vamos nos aprofundar em seus benefícios, além do já citado bom aroma, e da sensação de introspecção que ele promove.
O incenso, cujo nome vem do latim – incendere, que quer dizer “queimar”, é popularmente vendido atualmente em varetas compostas por materiais de plantas aromáticas, por vezes mesclados com óleos essenciais e substâncias para combustão.
Essas varetas ao serem queimadas, liberam uma fumaça perfumada que é usada desde o Antigo Egito em diversas situações por diferentes povos e culturas.
Budistas, umbandistas, Xamânicos e, até mesmo em cerimônias judaico-cristãs o incenso está presente como vínculo de ligação entre o mundo físico e o mundo espiritual e fonte de purificação.
Em nossa sociedade contemporânea, até mesmo quem não tem nenhuma ligação com essas práticas, tem o costume de acender um incenso em casa para dar um trato no ambiente.
Mas vejamos abaixo que outros benefícios o incenso nos entrega, mesmo em seu uso cotidiano.
9 Benefícios do Incenso
Pra começar, vamos ver um vídeo tutorial de como acender um incenso.
Se para você parece algo simples, lembrem-se que há pessoas que estão começando agora neste nosso universo:
Feito isso, passamos então às funções:
Purificação energética e espiritual
Para limpar as energias de um ambiente ou mesmo espirituais, queimar um incenso pode ser uma das opções mais assertivas. Ao menos é assim que os hindus fazem há milhares de anos.
Antes de um ritual, de uma meditação, um incenso de sálvia, alfazema, mirra ou citronela ajudam a limpar as energias ao redor e atrair bons fluidos.
Facilitar a meditação
O incenso é amplamente utilizado em muitas práticas religiosas para aprofundar a atenção, intensificar os sentidos e elevar o próprio espírito ao praticar meditação. Tradicionalmente, a passagem do tempo também era medida pela queima de incensos de comprimento definido.
Vários aromas ajudam a melhorar a concentração e o foco, essa é uma característica comum de diversos incensos. Experimente incensos de hortelã-pimenta, sândalo e limão para melhorar sua concentração na hora da meditação.
Conexão Com memórias
Sempre tem um aroma que te conecta a um momento, época ou pessoa especial. O olfato é o único sentido que vai direto ao cérebro, portanto aquele incenso pode te conectar diretamente a certas memórias.
Atrair boas energias e criatividade
O incenso de cravo desbloqueia energias, e o de arruda, assim como a planta, ajudam na limpeza para a recepção de novas energias.
Uma fragrância bem selecionada pode ser usada também para aprimorar suas próprias habilidades, estimular ideias e melhorar o desempenho mental. Fragrâncias como capim-limão, gerânio e aromas cítricos fazem esse serviço.
Ajudar a relaxar e descontrair
Incensos como o de lavanda, tem um efeito calmante em nosso sistema nervoso. Alfazema e sândalo também ajudam a relaxar e aumentam a nossa sensibilidade.
Acenda um incenso, encontre um local confortável, uma xícara de chá, um livro e uma música relaxante. Ou se preferir, prepare um banho e substitua as velas por um ou dois bastões de incenso. As fragrâncias suaves irão realçar ainda mais o aspecto relaxante destes momentos.
Liberar as emoções
A sensação de paz e plenitude que a queima de um incenso nos traz, é um dos caminhos para a liberação de emoções. O incenso de rosa-branca, por exemplo, é um dos que trabalham para a diminuição da nossa agressividade e promovem a paz, primeiro passo para essa melhor fluidez emocional.
Diminuir o estresse
O incenso é um neuro estimulante, ou seja, o aroma que ele emite atua diretamente no cérebro e causa reações no restante do corpo.
Dentre as reações estão o relaxamento muscular e promoção de bem-estar, diminuindo o estresse, afastando a ansiedade e agindo como um antidepressivo.
Canela, lavanda e alecrim estão entre os mais indicados para esta função.
Incorporar o elemento fogo em seus rituais
Em muitas tradições os elementos naturais precisam ser equilibrados antes que um processo de cura possa começar. Usar incenso como fonte de fogo ao lado de outros elementos (água, terra, ar e éter) durante a meditação, por exemplo, pode aprofundar e equilibrar sua prática.
Aumentar o desejo sexual
Certos aromas encontrados em incensos, como rosa, baunilha ou jasmim, têm a reputação de serem afrodisíacos naturais.
A mente é uma coisa poderosa, prontamente ativada por esses aromas afrodisíacos.
Cuidados e contraindicações
Vamos começar respondendo o que muitos se perguntam “posso acender mais de um incenso por dia?” . A resposta é simples: o exagero, como em tudo na vida, faz mal.
Mas, sim, você pode acender mais de um incenso por dia. Muitas pessoas acendem diferentes tipos de incenso ao longo do dia, dependendo do ambiente que desejam criar ou do propósito que têm em mente, como relaxamento, meditação, purificação ou simplesmente para perfumar o ambiente.
Aqui estão algumas dicas para acender mais de um incenso por dia:
- Espaçamento de tempo: Dê um intervalo entre os incensos para que cada aroma seja apreciado separadamente e não sobrecarregue o ambiente.
- Combinação de aromas: Se você for acender incensos diferentes em sequência, escolha aromas que se complementem para criar uma experiência agradável.
- Ventilação: Certifique-se de que o ambiente esteja bem ventilado, especialmente se você acender vários incensos ao longo do dia, para evitar que a fumaça se acumule.
- Propósito claro: Escolha o incenso com base no seu objetivo para o momento, como relaxamento, meditação, energização ou limpeza.
Acender mais de um incenso ao longo do dia pode enriquecer sua rotina e criar diferentes atmosferas ao longo do dia.
Além disso, é importante escolher bem o produto que você vai queimar, pois em alguns casos, Fumaça do Incenso pode ser mais tóxica que a do cigarro, como afirma este estudo.
É importante ter o cuidado de queimar o incenso em uma área ventilada, com janelas abertas de preferência, para que a fumaça não domine o ambiente.
Também é importante acender apenas um incenso por vez, pois a fumaça do incenso libera minúsculas partículas de matéria no ar, o que pode fazer mal aos pulmões, principalmente às pessoas que sofrem de asma ou outra condição respiratória, bebês e animais.
Tomando esses cuidados, o uso do incenso como visto acima, pode ser uma atividade prazerosa e que vai muito além daquele aroma gostoso.
Comentários