Sumário
O cuidado com a mente, com o pensamento e as emoções, são tema recorrente em nossa comunidade, mas nem sempre falamos sobre a saúde do cérebro em si.
A ciência ocidental separa bem essas duas entidades: mente e cérebro, sendo a primeira um artefato da segunda. Mas fato é que sem um cérebro saudável, não há como se ter uma mente boa.
O nosso cérebro é um dos maiores, mais importantes e mais complexos órgãos do nosso corpo. Sua saúde determina nossa capacidade de pensarmos com clareza, termos foco, lembrarmos das coisas, etc.
E como podemos cuidar de algo tão especial? A Ayurveda para a Saúde do Cérebro é uma realidade há milhares de anos, considerando as fontes alimentares como matéria-prima principal para a boa saúde mental e cerebral. Assim como seu corpo precisa de nutrição, seu cérebro também precisa se nutrir, para se manter saudável e funcionando adequadamente.
Conhecidos como Medhyarasayana, diversos alimentos, principalmente à base de ervas, são considerados medicamentos ayurvédicos que alimentam e retardam o envelhecimento do cérebro, reduzindo o estresse, melhorando nosso pensamento e aprimorando nossa memória.
Neste artigo vamos listar algumas dicas da Ayurveda para a Saúde do Cérebro, com foco na alimentação e nas ervas, mas também ampliando essa discussão para outros aspectos da medicina holística como veremos a seguir.
A visão da Ayurveda para a Saúde do Cérebro
Como sabemos, a Ayurveda tem uma visão holística, então sempre se preocupa em manter a mente, corpo e alma em perfeita sincronia para a saúde geral.
Quando falamos sobre saúde do cérebro, isso também se aplica. A Ayurveda vê a mente como algo que vai além do cérebro, algo que se espalha por todo o corpo, com dois pontos principais: a cabeça e o coração.
É como se dividíssemos a mente em duas, a lógica (do cérebro) e a emocional (do coração), e fosse preciso equilibrá-las para assim cuidarmos propriamente do nosso cérebro
Esse cuidado acontece através de três pilares: estilo de vida, alimentação e ervas. Veremos a seguir cada um deles:
Estilo de vida da Ayurveda para a Saúde do Cérebro
-
Manter uma rotina diária de meditação;
-
Ter um sono de qualidade e restaurador;
-
Evitar o estresse e o nervosismo através de técnicas de respiração;
-
Movimentar-se, praticando os Asanas do Yoga, caminhadas e atividades físicas simples.
Alimentação Ayurveda para a Saúde do Cérebro
-
Inclua na sua dieta alguns desses alimentos: manteiga ghee, azeite, amêndoas, passas, tâmaras, abacate, lentilha e feijão.
-
Alimentos extraídos de uma casca dura, como nozes e coco, também são considerados benéficos.
-
Como tempero, são indicados cominho e pimenta-do-reino. O primeiro por abrir os canais do cérebro, e o segundo por aumentar o fogo de processamento da nossa mente, o Medhya Agni.
-
Fique longe de alimentos ultra processados ou ricos em carboidratos com açúcar adicionados, como refeições para micro-ondas, sopa instantânea, salgadinhos, cereais adoçados, pão branco, fast-food e carnes altamente processadas, como bacon e linguiça.
-
Procure consumir alimentos ricos em vitamina B. Por exemplo, cenoura, brócolis e beterraba.
-
Coma alimentos ricos em antioxidantes. Frutas e vegetais, combatem os radicais livres e mantêm as células do cérebro saudáveis, evitando o estresse oxidativo e protegendo seu cérebro.
-
Uma bela xícara quente de chá de canela, ou uma pitada de canela na colher com mel, poderá ajudar bastante sua saúde cognitiva em poucas semanas.
Para uma dieta mais personalizada, experimente uma consulta com um profissional especializado em Ayurveda, ele vai conseguir montar uma programação com os melhores alimentos para o seu Dosha dominante.
Para saber mais sobre os Doshas e como eles afetam sua vida, clique aqui.
Aproveite e veja também nosso artigo sobre seis erros da nossa alimentação segundo a Ayurveda.
E para procurar profissionais da Ayurveda, consulte o nosso Portal Meu Retiro.
Ervas da Ayurveda para a Saúde do Cérebro
O número de ervas medicinais utilizadas na Ayurveda para a Saúde do Cérebro é vasto, tanto que existe uma categoria de ervas chamada Medhya Rasayana – cujo nome é a junção das palavras ‘Medhya‘, que significa intelecto ou poder cognitivo; e ‘Rasayana‘ que significa capacidade rejuvenescedora – que trata justamente da saúde do cérebro.
As ervas Medhya Rasayana são uma classe de ervas nootrópicas, ou seja, substâncias que agem melhorando a performance cognitiva do cérebro, capazes de aumentar nosso foco, atenção, raciocínio e memória,
Abaixo listamos algumas ervas, não necessariamente da categoria Medhya Rasayana, que fazem esse trabalho de cuidar da saúde do nosso cérebro:
- Ashwagandha – também conhecida como Withania Somnífera, Ginseng Indiano ou Cereja de Inverno, esta erva nativa da Índia é um grande rejuvenescedor mental de ação lenta, que ajuda no campo da memória, na qualidade do sono, fortalece o sistema nervoso, controla o estresse e casos de fadiga física e mental.
-
Bacopa – também conhecida por Brahmi ou Bacopa Monnieri, esta é uma planta comum em locais mais úmidos e pantanosos, muito utilizada dentro da Ayurveda para um melhor desempenho cerebral, aprimorando o sistema nervoso, a capacidade de aprendizado e concentração, e trabalhando na prevenção do Alzheimer, retardando os efeitos do envelhecimento e da perda de memória.
-
Açafrão – Mundialmente conhecido e usado como especiaria, o açafrão, além de ser um ótimo reforço imunológico, possui curcumina, ingrediente ativo da cúrcuma, que ajuda a proteger, estimular e aprimorar os neurônios.
-
Shankhpushpi – mais uma planta encontrada na Índia que ajuda a controlar o estresse e a acalmar a mente para um pensamento mais produtivo, principalmente por seu natural efeito calmante. Assim como as demais, rejuvenesce a mente e ajuda na concentração e memória.
-
Açoro – também conhecido por Cálamo, essa erva é uma das mais populares entre os antigos praticantes de Yoga, isso porque ela era considerada uma promotora da expansão da voz espiritual. Ela estimula ainda a autoexpressão, a inteligência e o aumento da consciência.
-
Centella Asiática – famosa também pelo nome Gotu Kola, a Centella é comumente usada em casos de fadiga mental, ansiedade, perda de memória e depressão. Pesquisadores trabalham com a tese que esta erva tem capacidade neurorregenerativa, ou seja, de criar novas células nervosas no cérebro.
Para falar mais sobre esta erva, trazemos abaixo um vídeo do profissional da medicina natural, Dr. Marco Menelau. Vale conferir:
Estas são apenas algumas das ervas utilizadas pela Ayurveda para a Saúde do Cérebro. Em boa parte elas são consumidas como suplementos, cozidas em ghee, usadas em infusão, chás ou até mesmo cápsulas.
Importante atentar-se que algumas delas podem ter contra indicações, ou mesmo efeitos colaterais. Para não ter problemas, antes de consumir qualquer uma delas, procure um profissional praticante da Ayurveda para que ele te oriente sobre a melhor forma de uso destas ervas.
Comentários