Sumário
Aqui na revista Meu Retiro gostamos muito dos caminhos que o Ayurveda nos oferece para tratamento de diversas condições de saúde, isso porque todos eles são naturais, e muitos deles baseados em dietas, o que acaba fazendo bem para a nossa saúde como um todo.
Não é diferente no tratamento ou gerenciamento de doenças populares como a diabetes. Existe toda uma literatura no Ayurveda sobre essa condição de saúde, a qual é ali referida como Madhumeha, expressão que literalmente significa ‘urina doce’.
Segundo o Ayurveda, as principais causas de diabetes estão relacionadas a diferentes aspectos do estilo de vida. A falta de atividade física regular é considerada uma das causas, ser fisicamente inativo pode aumentar o risco de desenvolver a doença. O sono excessivo, incluindo dormir durante o dia, também é apontado como um fator contribuinte. E o consumo excessivo de alimentos doces, assim como o uso exagerado de coalhada, também pode desempenhar um papel no desenvolvimento da doença.
Além disso, o consumo frequente de alimentos que causam um aumento de Kapha, um dos Doshas do Ayurveda, associado à estabilidade e estrutura, também é considerado uma causa potencial.
É importante estar ciente desses fatores e adotar um estilo de vida equilibrado para prevenir e gerenciar o diabetes, conforme diz a abordagem ayurvédica.
Mas, uma vez que já se convive com a condição, as pessoas normalmente gerenciam e fazem seu controle através de tratamentos alopáticos – como a injeção de insulina, e principalmente com muito controle na qualidade da alimentação.
Algumas diretrizes para gerenciar essa doença são universais, como evitar o consumo excessivo de açúcar e carboidratos simples, mas indo além dos tratamentos convencionais, conseguimos várias dicas no Ayurveda para Controle da Diabetes.
Algumas delas são bem simples, outras mais complexas – que exigem alguns ingredientes mais específicos, mas todas são absolutamente possíveis e com ação terapêutica que vai além do controle do Dosha ou dos açúcares ingeridos, sendo base também para outros tantos benefícios para sua saúde e bem-estar.
Vamos conhecê-las?
12 dicas do Ayurveda para Controle da Diabetes
O Ayurveda adota uma abordagem holística e oferece algumas dicas para gerenciar o diabetes e manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Confira uma porção delas abaixo e aplique em seu cotidiano aquelas que melhor se encaixam com as suas necessidades e possibilidades.
Lembrando que o Ayurveda para Controle da Diabetes é dividido em pelo menos três frentes: remédios baseados em ervas, mudanças na dieta, e mudanças no estilo de vida.
Abaixo temos dicas vindas das três áreas.
-
Em linhas gerais, limite alimentos fritos, açúcar, alimentos fermentados e farinha branca. Substitua sua farinha branca por farinhas mais saudáveis.
-
Sente-se em Vajrasana (a Postura do Diamante no Yoga) após as refeições para controlar seus níveis de açúcar no sangue. Não conhece esse Asana ou não sabe como fazê-la? Confira aqui um tutorial.
-
O sono durante o dia é desaconselhado para pessoas com altos níveis de açúcar no sangue. Esse sono diurno aumenta o Dosha Kapha no corpo e deve ser evitado em casos de diabetes, pois essa é uma doença de natureza Kapha, de acordo com o Ayurveda.
-
Comer mais vegetais como espinafre, feno-grego (methi), porongo, tomate, cabaça amarga (karela), e frutas como jamun, maçã, amla (groselha indiana), mamão, romã e kiwi pode ajudar.
-
Por falar em jamun, suas sementes são um dos principais medicamentos do Ayurveda para Controle da Diabetes, pois ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue. Tome um copo de água e uma colher de chá de pó de semente de jamun todas as manhãs com o estômago vazio.
-
Acima também citamos o feno-grego, e a receita para ele é consumir suas sementes, ou pó de suas sementes, com água também pela manhã, de estômago vazio, para reduzir o nível de glicose. Também é possível tomar o pó com leite.
-
Movimente-se. Faça caminhadas regulares de em média 40 min, ou 10.000 passos. Experimente também atividades cardiovasculares, como o ciclismo e tipos de Yoga com Asanas que exigem um pouco mais de nosso corpo, como o Acro Yoga. Manter-se ativo ajuda na circulação sanguínea, estimula a distribuição de oxigênio por todas as células do corpo e promove a desintoxicação do fígado, ajudando na secreção adequada de insulina.
-
Mantenha seu jantar leve e cedo – de preferência antes do pôr do sol, mas se isso não for possível, que seja ao menos antes das 20hrs. Na refeição, prefira vegetais, sopa de legumes ou lentilha.
-
Incorpore a cúrcuma e o açafrão à sua dieta diária, dois ingredientes que ajudam muito a controlar os níveis de açúcar no sangue.
-
Especiarias devem ser usadas durante o preparo de alimentos, pois são boas para Kapha. Pimenta, mostarda, alho e gengibre devem ser incluídos na dieta.
-
Passe pelo menos 20 minutos no sol antes das 9 horas da manhã.
-
O consumo de chá de gengibre pode ajudar a estimular a digestão, o que é benéfico para reduzir o excesso de kapha no seu sistema.
Se aprofundando no Ayurveda para Controle da Diabetes
Se você é diabético, é aconselhável visitar um médico alopático (um endócrino, por exemplo) para conhecer melhor sua condição e iniciar um acompanhamento mais próximo de sua condição.
Caso você queira integrar um tratamento baseado no Ayurveda neste acompanhamento, sugerimos que procure um especialista ayurvédico certificado que possa ajudá-lo a lidar com a condição.
Em nosso portal Meu Retiro é possível pesquisar por esse tipo de profissional em nosso marketplace e começar já essa nova etapa de autocuidado.
Para encerrar, deixamos aqui um vídeo do Andreas Bruno, do canal Saúde Elementar, que fala um pouco sobre a visão do Ayurveda sobre a diabetes. Confere só:
Comentários