Sumário
Se você chegou a este artigo, provavelmente você está passando por um período onde não está se sentindo bem, e isso é normal.
O fato é que dificilmente estamos 100% satisfeitos, mas quando nos perguntamos algo tipo “Como Me Sentir Melhor?”, é sinal que estamos em um momento limite, em que atitudes precisam ser tomadas para o restabelecimento do nosso bem-estar.
Talvez nesse momento você esteja em uma posição de sofrimento pela depressão, por ansiedade, estresse, ou a simples falta de motivação. E por mais que este pareça um lugar difícil de sair, há, sim, caminhos para isso.
Abaixo vamos listar algumas dicas para que você recupere o bem-estar em sua vida, e saia desse espaço negativo.
Como Me Sentir Melhor, em 7 dicas práticas
Abaixo listamos atividades que servem como resposta prática e imediata para a pergunta “Como Me Sentir Melhor?”. São algumas atitudes simples que colaboram para o retorno do sentimento de bem-estar, muitas delas de forma imediata.
Pratique o autocuidado
“Como Me Sentir Melhor?”. A primeira resposta é: cuidando de si mesmo.
O autocuidado é um conceito amplo, existem diversas atitudes que podem se encaixar nessa definição,
Um banho relaxante, uma sessão de meditação, receber os mimos de um Spa, uma massagem, ou mesmo um tempo de puro silêncio, longe do caos e das notificações cotidianas, em um ambiente que te acolha bem, já são exemplos de autocuidado.
Confira aqui uma lista que preparamos com 10 formas de autocuidado, e aumente seu leque de opções.
Também visite nosso Portal Meu Retiro, e tenha acesso a centenas de experiências de autocuidado, Spas e profissionais, a distância de um clique.
Pratique a bondade e a gentileza
Desafie-se a fazer um ato de gentileza ou boa ação todos os dias. Ao longo do dia, procure oportunidades para espalhar esses conceitos para familiares, amigos, colegas de trabalho e estranhos. Você vai ver como essa prática faz tão bem para o próximo quanto para você mesmo.
A pergunta “Como Me Sentir Melhor?” pode ser trocada por “como fazer o outro se sentir melhor?”. A resposta será única para ambas, pois o resultado positivo vem para ambos os envolvidos.
Leia mais sobre os benefícios da gentileza para quem a pratica, neste artigo aqui.
Preocupe-se apenas com o que você controla
Experimente fazer o seguinte exercício: sente-se e escreva uma lista com tudo o que te preocupa, incomoda, lhe tira o sono. Em seguida, risque todas aquelas coisas que estão fora do seu controle. Percebe a quantidade de coisas que simplesmente não dependem de você para mudar?
Crise financeira, guerras, questões políticas, problemas de terceiros, coisas que não aconteceram ainda – e talvez nem aconteçam, etc. A lista é sempre imensa e cheia de coisas que muitas vezes não racionalizamos sobre.
Escolha se concentrar, e até mesmo se preocupar, com o que sobrou, com o que é possível você tomar alguma atitude prática e direta para que aquela situação mude.
Compreender e focar exclusivamente no que você tem controle, te deixa mais seguro, protagonista da sua própria vida, e faz com que você se sinta mais tranquilo e sua realidade cotidiana, cada vez melhor.
Cultive a autocompaixão
A autocompaixão nos ajuda a nos sentirmos melhor sobre nós mesmos. Com ela conseguimos nos livrar do autojulgamento, e nos tratamos melhor, acolhendo nossos pensamentos, emoções e comportamentos.
Devemos ser gentis e empáticos conosco e com o próximo, compreendendo que ninguém é sem falhas, e que todos nós temos lutas internas que às vezes nos sobrecarregam.
Neste artigo aqui nos aprofundamos no que é a autocompaixão e sobre a importância de parar de se torturar, e neste damos dicas de como pratica-la.
Alimente-se de forma saudável
A nossa dieta tem uma influência direta sobre nosso bem-estar, e mais, sobre nosso cérebro. Ele e o seu corpo precisam de uma gama diversificada de nutrientes para realizar os processos complexos que mantém você saudável e energizado como um todo.
Fazer escolhas saudáveis sobre o que você vai comer e o que você não vai ingerir, pode fazer você se sentir emocionalmente melhor inclusive, pois sentirá que está fazendo algo positivo para si mesmo, elevando sua autoestima, e fazendo parte da série de autocuidados que já citamos aqui acima.
Uma boa dieta também ajuda o cérebro e o corpo a trabalhar com eficiência. Procure ter uma dieta equilibrada que inclua todos os principais grupos de alimentos e coma de forma moderada, de preferência praticando o Mindful Eating.
Medite
Uma boa sessão de meditação pode melhorar o seu bem-estar e fazer você se sentir melhor. É uma forma de tomar conta dos seus pensamentos, afastando pensamentos ruminantes e ideias negativas, controlando a mente, mantendo-a sempre positiva.
Você pode experimentar a Metabavana -a meditação da bondade amorosa, a Meditação ativa, a Meditação transcendental, ou mesmo qualquer vídeo, ou aplicativo de meditação guiada, o importante é que ela te ajude a promover pensamentos e emoções mais positivas.
Saia de casa
Quando você estiver se perguntando “Como Me Sentir Melhor?”, saia logo de casa e comece a caminhar.
Dar uma caminhada não apenas é saudável do ponto de vista físico, mas também do mental.
Mesmo o exercício moderado está ligado à redução da depressão e de pensamentos ruminantes, portanto, uma caminhada rápida pela vizinhança já basta para liberar substâncias químicas em seu cérebro que melhoram seu humor, e te fazem se sentir melhor imediatamente.
Mais reflexões sobre “Como Ne Sentir Melhor?”
Para complementar o nosso papo, deixamos aqui um vídeo da jornalista e fundadora da Zen Wellness, Juliana Goes que comenta 10 passos para se aceitar e se sentir melhor com você mesma.
Um papo sobre amor-próprio, autoimagem, empoderamento, e claro, dicas de como se sentir melhor, com quem entende do assunto.
Comentários