Dicas | Alimentos Veganos

Conheça 10 alimentos veganos que reduzem a Ansiedade

Publicado em: junho 14, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Aqui na revista Meu Retiro sempre trazemos dicas para seu bem-estar físico e mental. Depois de listar alguns chás que ajudam a Combater a Ansiedade, hoje vamos falar um pouco sobre como a sua alimentação pode ser uma aliada natural nesta luta contra o estresse e as crises de Ansiedade.

Não é novidade que nossos hábitos alimentares influenciam diretamente em nossa saúde, inclusive a mental. O veganismo é uma tendência em crescimento em todo o mundo, e seus benefícios seguem em pauta e sendo alvo de estudos sérios.

Uma pesquisa recente, por exemplo, mostrou que as pessoas que ingeriram uma dieta baseada em vegetais eram menos propensas a sofrer os efeitos da Ansiedade. Sim, é isso mesmo.

O veganismo pode ajudar a curar a Ansiedade.

A pesquisa foi assim: um total de 620 participantes – uma mistura de veganos, vegetarianos e onívoros – responderam uma enquete sobre seu humor, e os resultados foram positivos para aqueles que seguem uma dieta baseada em vegetais.

Tanto os homens quanto as mulheres veganas tiveram pontuações de Ansiedade e níveis de estresse mais baixos do que os não-veganos.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que mudaram para uma dieta baseada em vegetais mostraram melhorias significativas em seus níveis de estresse em apenas duas semanas.

Acredita-se que uma das razões para a mudança seja a dieta com níveis reduzidos de ácido araquidônico – o qual é encontrado nas carnes.

Uma baixa ingestão de zinco na dieta também está associada à Ansiedade e à depressão. 

Estas propriedades, e muito mais, podem ser encontradas em alimentos que podem fazer parte de uma dieta cotidiana fácil e rica em nutrientes. Abaixo vamos listar alguns dos alimentos veganos que ajudam a curar a Ansiedade de forma natural.

Crédito: Polina Tankilevitch | Fonte: Pexels

Amêndoas

Normalmente consumidas como um lanche rápido, as amêndoas são ricas em magnésio, um mineral importante para apoiar os sintomas relacionados à Ansiedade. O magnésio também é pensado para ajudar a manter o sono, e ter uma boa noite de sono é algo importante para aliviar o estresse e Ansiedade.

Abacate

O abacate é recheado de vitaminas B que aliviam o estresse. A vitamina B6 pode ser particularmente importante para curar a Ansiedade, pois ajuda o corpo a produzir serotonina.

Folhas Verdes

As folhas verdes são fontes de nutrientes e contêm muitas vitaminas e minerais. Acelga, couve e espinafre são carregadas de magnésio, que ajuda a acalmar o sistema nervoso e regular a resposta ao estresse. Elas são particularmente ricas em ácido fólico e ferro.

Estudos demonstraram que níveis adequados de folhas podem ajudar a proteger contra demência e depressão. Os vegetais verdes também são uma boa fonte de vitamina B (exceto a vitamina B12), que também são vitais para controlar a Ansiedade.

Batata-Doce

Ela contém alto teor de triptofano. Este aminoácido é convertido pelo corpo em serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Comer alimentos ricos em triptofano com carboidratos saudáveis, ajuda a transportar mais triptofano para a corrente sanguínea.

Quinoa

Mais um alimento rico em triptofano e que também contêm magnésio e vitaminas B.

Mirtilo/Blueberry

Os mirtilos, também conhecidos pelo nome americano de blueberry, são uma grande fonte de vitamina C, que é uma vitamina que repara nossas células. Isso é extremamente importante, especialmente quando estamos sob estresse.

E, não só isso, mas estudos mostraram que ter baixos níveis de antioxidantes tem sido associado à Ansiedade. A boa notícia é que os mirtilos também contêm uma grande dose de antioxidantes.

ansiedade

Créditos: Por s_kawee | Fonte: Envato Elements

Castanha De Caju

As castanhas de caju também podem fornecer alguns benefícios anti-ansiedade impressionantes, pois são uma grande fonte de zinco, outro mineral que ajuda a diminuir os sintomas.

Castanha-do-Pará

Esta é uma das maiores fontes de selênio. Alguém com deficiência de selênio costuma se sentir deprimido e ansioso. Apenas duas castanhas-do-pará por dia já são o suficiente desta vitamina vital e é recomendado não consumir mais do que isso.

As sementes de girassol e de abóbora não são tão ricas quanto a castanha, mas são outras fontes veganas de selênio.

Nozes e sementes ricas em ômega-3

Nozes, chia, linho e sementes de cânhamo são ótimas fontes de ácidos graxos ômega-3 à base de plantas.

Essas gorduras são comumente conhecidas por aliviar os sintomas da depressão, e estudos já mostraram que elas também podem ajudar a sustentar as pessoas com Ansiedade.

Aspargos

Grande fonte de folato, um nutriente importante para o humor e o suporte do cérebro.

Mais uma porção de alimentos são aliados nessa jornada de autocuidado. Tofu, lentilha, feijão, aveia não refinada, trigo-sarraceno, painço e cúrcuma são mais alguns nomes que podem colorir o seu prato no dia-a-dia.

É importante lembrar também que, assim como os alimentos podem ajudar na redução dos sintomas, há alimentos que também atrapalham. É melhor evitar álcool, açúcar refinado, café, alimentos processados e laticínios se você luta para curar a Ansiedade.

 

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!