Dicas | Cuidados na Gravidez

Série Cuidados na Gravidez: 7 dicas para uma gestação tranquila

Publicado em: abril 29, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

A gravidez é um dos momentos mais especiais da vida de qualquer mulher, mas é também um período de cuidados redobrados.

Todo o período da gestação requer uma atenção especial, e vem acompanhada de uma lista grande de sugestões do que deve ou não deve ser feito, ou o que é prejudicial ou benéfico para a mamãe e o bebê.

Acreditando que nossa revista é um espaço que promove o autocuidado em todas as suas formas, trazemos a seguir uma primeira lista da revista Meu Retiro com algumas dicas de Cuidados na Gravidez.

Algumas delas podem ser bem básicas, para mamães de primeira viagem; já outras podem ser novidade até mesmo para as mais experientes.

O mais importante é espalhar a informação certa e segura, promovendo o cuidado e o bem-estar, nosso e de quem amamos.

cuidados-na-gravidez

Créditos: LightFieldStudios | Fonte: Envato Elements

Cuidados na Gravidez – o que fazer e o que evitar

Os Cuidados na Gravidez são uma constante durante todo o período de gestação, mas são especialmente importantes durante o primeiro trimestre.

Muitas mães só comentam mesmo sobre a gravidez após esse período por ele ser justamente mais perigoso.

As mudanças e o desenvolvimento mais dramático do feto acontece durante o primeiro trimestre e isso coloca seu filho em alto risco de desenvolver complicações ou, pior ainda, de sofrer um aborto espontâneo por complicações genéticas.

Durante as primeiras oito semanas, o bebê ainda é chamado de embrião. O embrião se desenvolve rapidamente e, ao final do primeiro trimestre, torna-se um feto totalmente formado.

Durante esse período todos os principais órgãos e sistemas do corpo estão se formando e podem ser danificados se o feto for exposto a drogas, álcool, agentes infecciosos, certos medicamentos, tabaco e substâncias tóxicas.

Portanto, logo que ficar sabendo que esta grávida, deve-se seguir a nossa primeira e mais importante dica:

Procure acompanhamento médico

A primeira coisa a se fazer após saber que está grávida, é agendar uma consulta com seu médico, ou entrar em algum programa de acompanhamento a gestação do sistema público de saúde.

Em sua primeira consulta serão feitos alguns exames e testes, e a partir dai você terá uma consulta pré-natal, em média, a cada 4 semanas. Nos meses 7 e 8, uma consulta a cada 2 semanas. No seu último mês de gravidez, as consultas ocorrerão semanalmente até o parto.

Nestas consultas, provavelmente muitas das dicas que daremos aqui também serão passadas pelos médicos, mas o acompanhamento próximo, feito por profissionais qualificados, é o que verdadeiramente irá garantir a qualidade da sua saúde e do bebê.

Cuidados na gravidez

Créditos: Gpointstudio | Fonte: Envato Elements

Pense na sua alimentação

Alguns alimentos carregam risco de infecções, como a toxoplasmose ou a listeriose. Outros podem causar intoxicação alimentar, através da salmonela, por exemplo. E outros ainda, têm muita vitamina A ou mercúrio, o que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Talvez você não seja familiarizada com esses termos, ou onde no cardápio estão localizadas cada uma dessas ameaças, por isso a seguir vamos te explicar onde está cada uma dessas condições de risco.

A infecção por listeria é rara, mas se você a contrair, pode prejudicar gravemente o feto. Alimentos que são mais propensos a carregar a listeria são queijos como o brie ou o camembert e leite não pasteurizado.

A salmonela, que pode causar intoxicação, está presente no leite não pasteurizado, em ovos crus ou parcialmente cozidos, ou em alimentos que podem contê-los, como a maionese.

Já os alimentos que são mais propensos a transportar o parasita toxoplasma são as refeições pré-preparadas não cozidas ou mal cozidas,  a carne crua ou parcialmente cozida –  especialmente aves, legumes não lavados e saladas.

E por fim, os alimentos que possuem altas doses de vitamina A são suplementos de óleo de fígado de peixe, fígado e produtos feitos de fígado; e o excesso de mercúrio acontece no consumo exagerado de atum, ou outro peixes gordos, como o salmão. Mas isso somente em grande quantidade. Moderadamente eles podem, e devem, ser consumidos.

E ah, nem pense em “comer por dois” por estar grávida, essa ideia não é real e pode ser mais prejudicial do que benéfica, causando até mesmo a diabetes gestacional.

O melhor caminho para uma alimentação saudável durante a gestação é um cardápio criado por um profissional da nutrição, por exemplo.

Faça exercícios

A menos que você tenha problemas durante a gravidez, você deve fazer exercícios regulares. 

O exercício promove um estilo de vida saudável e pode ajudar a aliviar o desconforto durante a gestação.

Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercício por dia – caminhar e nadar são ótimas opções. Converse com seu médico sobre quaisquer condições que possam ser impedimento disso.

Inclusive algumas mulheres dizem que se exercitar durante a gravidez facilita o trabalho de parto. 

Se você era ativa antes da gravidez, provavelmente é seguro continuar. Se você não era ativa antes da gravidez, comece devagar. Ouça seu corpo e não exagere.

Beba muita água para evitar superaquecimento ou desidratação, especialmente no segundo trimestre.

Evite exercícios que possam fazer com que você caia, ou esportes de contato.

cuidados na gravidez

Créditos: Newman_studio | Fonte: Envato Elements

Durma de lado no terceiro trimestre

Dormir de costas no terceiro trimestre dobra o risco de natimorto. Você pode acordar em todos os tipos de posições durante a noite, e tudo bem, mas se você for dormir de lado, estará dormindo com segurança para seu bebê.

Evite ações cotidianas de risco

Mesmo as tarefas cotidianas, como esfregar o banheiro ou limpar a caixa de areia dos animais de estimação, podem se tornar arriscadas quando você está grávida.

Nas tarefas do dia-a-dia, evite ações como levantar objetos pesados, subir em escadas, usar produto químicos fortes, ou ficar em pé por longo períodos – especialmente próximo de um fogão quente.

Para as mamães que possuem gatos, evite também limpar a caixa – ou se tiver que fazê-lo, que use uma luva – para evitar a toxoplasmose.

Uma rede de apoio para essas tarefas caseiras é super importante nesta fase da vida.

Diminua o consumo de cafeína

Alguns estudos sugerem que muita cafeína pode aumentar o risco de aborto espontâneo. 

Converse com seu médico sobre a quantidade de cafeína que você obtém do café, chá ou refrigerante. Seu médico pode sugerir um limite seguro diário.

Tenha em mente, porém, que alguns dos alimentos que você come, incluindo chocolate, também contêm cafeína e contribuem para a quantidade total que você consome todos os dias.

Cuide da sua saúde mental

Uma em cada dez mulheres sofre de problemas de saúde mental quando estão grávidas. 

Sentimentos ruins, negativos, incomuns ou inesperados podem fazer de sua gravidez, e caso eles durem mais do que o esperado, não hesite em procurar ajuda profissional.

Para somar nesse tópico, trazemos aqui um vídeo do Dr. Thiago Dornela Apolinario, psiquiatra formado pela USP de Ribeirão Preto/SP, que fala mais sobre saúde mental e Cuidados na Gravidez, no parto e no puerpério. Confira abaixo:

Por fim, considere a prática da Yoga durante a gestação, ela é capaz de trazer diversos benefícios, inclusive a redução de ansiedade e a promoção da calma.

Curtiu essas dicas de Cuidados na Gravidez? Pois, fique ligada que em breve traremos mais, inclusive com uma lista de terapias e atividades que poderão te ajudar nesse momento tão especial da vida.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!