Sumário
Aqui na revista Meu Retiro, apresentamos diversas opções de terapias e práticas que auxiliam seu processo de bem-estar e autoconhecimento. Algumas delas já são bem populares, caso da Acupuntura.
A técnica está entre as mais utilizadas no país, sendo usada por diversas celebridades, e até mesmo pets — sim, a Acupuntura auxilia inclusive o tratamento de seu amigo de quatro patas.
Mas, apesar de tamanha popularidade, muita gente não conhece suas origens e como funciona essa técnica da medicina tradicional chinesa. Veremos isso e muito mais a seguir.
O que é Acupuntura?
A Acupuntura é uma técnica que envolve a inserção de agulhas de metal muito finas na pele em pontos precisos do corpo para desobstruir canais de energia, estimulando nervos sensoriais específicos, sob a pele e nos músculos, com o objetivo de restaurar e manter a saúde.
Os pontos de inserção das agulhas são escolhidos com base em uma complexa rede de linhas de energia, denominadas meridianos. Além disso, a inserção de agulhas em certos pontos pode fazer com que o sistema nervoso libere diferentes moléculas para o alívio da dor.
A tradição chinesa vê o corpo como um equilíbrio delicado de yin e yang. Essas são duas forças opostas, mas inseparáveis. Segundo a medicina tradicional chinesa, a doença ocorre quando essas forças estão desequilibradas.
De uma perspectiva médica moderna, a Acupuntura estimula vários sistemas do corpo.
Mas de onde vem essa técnica? Quem inventou a Acupuntura? É o que veremos a seguir.
Origens da Acupuntura
A Acupuntura tem raízes bem antigas. A teoria e a prática originaram-se na área que hoje ocupa grande parte da China há mais de 2.500 anos. Na verdade, a Acupuntura pode ter sido praticada na Eurásia, pois os arqueólogos descobriram as primeiras agulhas feitas de pedra e ossos de animais, que datam da Idade da Pedra.
A primeira escrita de diagnóstico e tratamento usando agulhas de Acupuntura aparece por volta de 300 a.C. na China. Os chineses desenvolveram a prática, criando agulhas com bambu e metais como cobre, prata, ferro, bronze ou ouro.
A terapia contemporânea usa agulhas feitas de aço inoxidável, prata e ouro, que são consideravelmente mais finas (variando de 0,12 a 0,3 mm) e mais flexíveis do que suas predecessoras.
O corpo humano tem entre 365 a 2.000 pontos de Acupuntura ricos em nervos que, juntos, criam caminhos (meridianos) de microcirculação e ação fisiológica. Um desequilíbrio ou interrupção desse fluxo de energia pode desencadear doenças. Estimular esses pontos, zonas e meridianos libera bloqueios e restaura o equilíbrio do corpo.
Como funciona a sessão de Acupuntura?
Em uma sessão típica, o acupunturista discute seus sintomas, examina você e explica as opções de tratamento que ele pode oferecer.
A primeira sessão pode levar até uma hora e as sessões de acompanhamento que vem a seguir, duram cerca de 15 a 30 minutos. Normalmente, você faz de 6 a 12 sessões, distribuídas ao longo de alguns meses, para cada condição.
Dependendo do que está sendo tratado, 5 a 20 agulhas são inseridas suavemente em sua pele. Você pode sentir uma sensação de dor quando eles são colocados pela primeira vez, mas normalmente não é nada doloroso.
As agulhas permanecem no local por 10 a 20 minutos enquanto você relaxa, e elas podem ser movidas ou giradas durante este período.
Quando as agulhas são removidas, você pode ficar com o local um pouco dolorido, mas a sensação de relaxamento é o que normalmente acontece pós uma sessão desta.
13 benefícios da Acupuntura
De acordo com evidências e pesquisas, a Acupuntura pode auxiliar no tratamento de um grande número de doenças físicas, neurológicas, mentais e emocionais.
As doenças que foram comprovadas por experiência clínica e pesquisa incluem:
- Dor crônica — A Acupuntura já demonstrou ter um efeito clinicamente relevante na dor crônica, incluindo dor lombar crônica, dor no pescoço, dor no ombro e dor no joelho.
- Dor aguda — A terapia pode fornecer um efeito analgésico imediato para condições de dor aguda, como tendinite, ombro congelado, cotovelo de tenista, ciática, dor lombar aguda e dor pós-operatória.
- Enxaqueca — Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são afetadas pela enxaqueca, e esta é talvez uma das maiores causas da procura pela Acupuntura. A boa notícia é que sim, ela pode reduzir as dores de cabeça. “Temos boas evidências de que a Acupuntura é um tratamento eficaz para a enxaqueca episódica”, escreve a dra. Heather Angus-Leppan, neurologista consultora do Royal Free London NHS Foundation Trust, em um editorial após um estudo sobre o uso da Acupuntura para enxaqueca.
- Rinite alérgica, sinusite aguda e resfriado comum — Reduz os sintomas nasais e oculares como coceira, espirros e nariz entupido ou escorrendo.
- Dor dentária —Estão inclusas dores de dente, dor pós-extração, estalos, dor e travamento na articulação temporomandibular, espasmos ou dores nos nervos.
- Ansiedade —Muitos estudos — como este de 2013 — mostram que a Acupuntura pode diminuir a ansiedade e aumentar a eficácia de certos antidepressivos. Ela retarda a produção de hormônios do estresse pelo corpo e tem benefícios que os tratamentos convencionais, como psicoterapia e medicamentos, não têm.
As pessoas tratadas com Acupuntura costumam ver os resultados logo após uma sessão, e os resultados melhoram com a continuidade do tratamento. - Irregularidades menstruais — Pode ser útil no tratamento de dores e irregularidades menstruais.
- Infertilidade — Apoia a concepção bem-sucedida em mulheres submetidas à fertilização in vitro, alivia o estresse, ansiedade e depressão em casais inférteis e reduz os sintomas de depressão em mulheres que lutam contra a infertilidade.
- Gravidez — A Acupuntura pode ajudar a aliviar os enjoos matinais em mulheres grávidas, assim como aliviar as dores nas costas ou pélvicas durante a gravidez.
- Náuseas e vômitos — Diminui as náuseas e vômitos após os tratamentos de quimioterapia e pós-operatório.
- Perda de peso — A Acupuntura apoia a jornada em direção à perda de peso por meio do alívio do estresse ou da depressão, reduzindo o apetite, melhorando a digestão e aumentando o metabolismo.
- Insônia — É um tratamento eficaz para a insônia. Ajuda a estimular a produção de melatonina, induz o início do sono e reduz a interrupção do sono e a excitação durante a noite.
- Reabilitação de derrame — Aumenta a atividade e funcionalidade cerebral em vítimas de derrame.
Onde fazer Acupuntura?
A Acupuntura está disponível no Brasil gratuitamente via SUS desde 2006, quando foi aceita na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
Um bom ponto de partida para encontrar um terapeuta habilitado para a prática, é o site da Associação Brasileira de Acupuntura, onde há indicações de profissionais em diversas cidades do país, bem como cursos para os que querem profissionalizar-se na área.
Caso queira saber um pouco mais sobre o tema, sugerimos que dê uma olhada no canal Facilitando Acupuntura, onde são regularmente postados vídeos com diversas dicas e explorando o assunto ainda mais.
Comentários