Notícias | Ansiedade

Conheça os benefícios da Aromaterapia para ansiedade

Publicado em: maio 20, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Está comprovado: o Brasil lidera os índices de ansiedade e depressão durante a pandemia. Perante este cenário, algumas pessoas que estão sofrendo com a ansiedade, estão buscando alternativas à medicação tradicional. Além das dicas de como se acalmar durante uma crise, existem vários remédios naturais para tratar da ansiedade, os quais inclusive podem aumentar a eficácia da psicoterapia tradicional.

A Aromaterapia para ansiedade é uma opção que vem sendo considerada por muitas pessoas. Neste tipo de terapia, são usados extratos de plantas chamados de óleos essenciais, os quais são inalados ou aplicados na pele.

Vamos entender melhor sobre isso.

Créditos: Christin Hume | Fonte: Unsplash

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são óleos feitos de flores, ervas e partes de árvores, como cascas e raízes. As células que dão a uma planta seu cheiro perfumado são sua “essência”. Quando uma essência é extraída de uma planta, ela se torna um óleo essencial.

É claro, nem todos os produtos feitos com essência vegetal são óleos essenciais. Os verdadeiros óleos essenciais não são misturados com outros produtos químicos ou fragrâncias. Eles são feitos usando um processo específico que não altera a química da planta, por isso mesmo é preciso muito produto vegetal para realizar o processo corretamente.

Os óleos essenciais podem reduzir o estresse e aumentar os neurotransmissores calmantes, por isso são tão indicados para o tratamento de ansiedade.

Limão, laranja, camomila e lavanda são alguns dos óleos essenciais usados ​​regularmente na Aromaterapia.

Como funciona a Aromaterapia?

Os especialistas acreditam que a Aromaterapia ativa áreas do nariz chamadas de receptores olfativos, que enviam mensagens através do sistema nervoso para o cérebro. Ela também pode ter um impacto sobre o hipotálamo, que pode responder ao óleo criando substâncias químicas cerebrais que fazem você se sentir bem, como a serotonina.

Para realizar a Aromaterapia são utilizados os seguintes meios:

  • Diluído: Os óleos essenciais podem ser usados como parte do seu banho. Adicione cerca de cinco gotas do óleo de sua escolha à água corrente para ajudá-lo a relaxar enquanto mergulha na banheira.
  • Em casa: No seu ambiente, você pode usar um queimador de óleo ou difusor. Colocar algumas gotas de óleo em uma bola de algodão e deixá-la em casa também pode ser o suficiente para sentir os efeitos da Aromaterapia.
  • Inalado: Coloque algumas gotas do óleo em um lenço de papel para guardar no bolso ou em uma pulseira / colar específico para Aromaterapia.
  • Massagem: Os óleos essenciais podem ser usados como parte da massagem, por conta própria ou por um profissional. Certifique-se apenas de diluir os óleos primeiro com um óleo veicular (como caroço de damasco ou óleo de amêndoa doce). 
Aromaterapia

Créditos: StudioVK | Fonte: Envato Elements

Alguns benefícios da Aromaterapia:

  • Alivia o estresse, a ansiedade e a depressão;
  • Aumenta a sensação de relaxamento;
  • Melhora o sono.

Quais os melhores óleos para ansiedade

Aqui está uma visão mais detalhada dos quatro melhores óleos essenciais para a ansiedade:

1. Lavanda:

Esta é a principal referência ao se falar de óleos anti-ansiedade, já que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) já reconhece oficialmente o óleo de lavanda como um tratamento para transtornos de ansiedade.

Ao longo dos anos, o óleo essencial de lavanda foi estudado como um tratamento para feridas, queimaduras e convulsões, mas pesquisas recentes sugerem que ele também pode ter efeitos anti-ansiedade, estabilizadores do humor e sedativos potentes.

Em particular, um estudo de 2017 mostrou que a aromaterapia com óleo de lavanda pode produzir um “efeito calmante sem sedação” que pode ser benéfico para sua saúde mental. Uma vez que ela combina bem com outros óleos, tente adicionar algumas gotas a um difusor, óleos de massagem ou loções corporais.

2. Bergamota:

A bergamota – sim, da laranja – é outro óleo essencial, amplamente pesquisado, que pode reduzir a ansiedade, a dor, o estresse e a inflamação.

Ele oferece uma fragrância cítrica sutil, com uma qualidade floral rica e complexa. O perfume é calmante, mas vai deixá-lo revigorado ao mesmo tempo. Na verdade, um estudo de 2015 feito com mulheres no Japão mostrou que a Aromaterapia com óleo de bergamota ajudou a melhorar as emoções negativas e a fadiga.

Uma atenção especial: a bergamota é fitotóxica, o que significa que pode ocorrer queimadura severa se você se expor ao sol com ela na pele. No caso, prefira a inalação deste óleo.

aromaterapia

Créditos: AtlasComposer | Fonte: Envato Elements

3. Rosa:

Estudos mostram que o óleo essencial de rosa pode equilibrar os hormônios, reduzir o estresse e tratar a ansiedade.

Quando usada em óleos essenciais, a rosa não cheira exatamente como o buquê, mas tem efeitos calmantes significativos no sistema nervoso central.

O forte aroma floral do óleo de rosa é conhecido por ser calmante e reconfortante.

4. Camomila:

O chá de camomila é amplamente usado como um auxílio natural para dormir, e isso porque a planta contém vários fitoquímicos terapêuticos, incluindo o composto calmante chamazuleno. Essas propriedades também tornam a camomila adequada para reduzir o estresse e a ansiedade.

Tanto a Aromaterapia de camomila, quanto o chá, são igualmente eficazes. Em óleo ela tem um perfume herbáceo e levemente frutado.

Se você se interessou por Aromaterapia, fique ligado aqui no portal que ainda vamos falar mais sobre este, e outros tipos de terapia, além de mais uma porção de dicas para o seu autoconhecimento e autocuidado.