Notícias | ASMR

ASMR: uma experiência subjetiva

Publicado em: novembro 05, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Você já ouviu falar em ASMR? Ou se preferir, Resposta Sensorial Meridiana Autônoma?

Sabia que globalmente este é um dos assuntos mais procurados no YouTube? 

Inclusive um dos maiores jornais do mundo, o New York Times, tentou explicar esse fenômeno, em um artigo intitulado “Como o ASMR virou uma sensação”, no ano de 2019.

Pois bem, o ASMR é um fenômeno, mas muita gente não sabe o que é, ou ao menos não o conhece por esse nome.

Hoje aqui na revista Meu Retiro, vamos explicar o que é, qual sua utilidade e como isso pode ser mais uma ferramenta útil em nossa caminhada em busca do autocuidado e do bem-estar.

O que é ASMR?

Créditos: DC_Studio | Fonte: Envato Elements

O que é, e como funciona o ASMR?

ASMR é uma sigla de Autonomous Sensory Meridian Response, ou seja, Resposta Sensorial Meridiana Autônoma.

Essa resposta é um fenômeno dos sentidos, um estado mental semelhante a um fluxo, onde o sistema nervoso produz uma sensação profundamente relaxante e reconfortante, geralmente acompanhada por sensações de formigamento na cabeça.

Esse formigamento pode começar na nuca, atravessar o couro cabeludo e descer, seguindo a linha da coluna, podendo passar pelos ombros, membros e parte inferior das costas também, como se fossem arrepios.

Essa sensação é desencadeada por um som ou visual muito específico de coisas do nosso cotidiano.

A ativação acontece de forma intencional através de vídeos online, onde são apresentados sons e imagens onde ações são realizadas de modo a estimular a tal resposta.

Esses sons e vídeos são chamados de gatilhos. Cada pessoa tem o seu gatilho pessoal do ASMR, nem todos são acionados pelas mesmas coisas, mas tendem a ter a mesma reação: o relaxamento completo. 

Eles podem ser coisas tão diferentes como: os sons como pessoas sussurrando, sons de ponta de unha batucando ou arranhando algo, um papel sendo amassado, etc; ou imagens, como vídeos de pessoas acariciando animais, fazendo pequenos movimentos, dando pinceladas em uma tela ou escovando os cabelos.

Por essa variedade de gatilhos, alguns vídeos de ASMR podem não causar nenhuma sensação a você. É preciso encontrar o seu gatilho correto para que a sensação se manifeste.

Além disso, há estudos que defendem a ideia de que há uma resposta mais forte ao ASMR por parte de pessoas com maior abertura para a experiência e neuroticismo.

As áreas do cérebro que a ASMR ativa estão associadas a hormônios como dopamina, oxitocina e endorfinas, as quais podem promover esses sentimentos, o que ajuda a confirmar essa teoria que pessoas mais abertas ao novo, tem maior chance de vivenciar a resposta sensorial.

ASMR

Créditos: Twenty20photos | Fonte: Envato Elements

Benefícios do ASMR

Muitas pessoas assistem a vídeos de ASMR como forma de auxílio para dormir, relaxar e combater dores, o estresse e a ansiedade.

É tudo muito novo nesse campo, o próprio termo ASMR só surgiu em 2010 através de um fórum online, porém há mais de uma década de estudos sobre o assunto em diversas áreas do conhecimento, buscando comprovar os benefícios terapêuticos do consumo deste tipo de conteúdo.

Por exemplo, há uma pesquisa de 2015 que indica que o ASMR ajuda a aliviar os sintomas negativos do humor, incluindo sentimentos de depressão ou estresse.

Já outro de 2018, esse publicado pela Universidade de Sheffield, relata que o ASMR tem um impacto fisiológico nas pessoas, reduzindo sua frequência cardíaca enquanto estes assistem aos vídeos do tema.

Fato é que o ASMR não é um tratamento para ansiedade ou depressão, mas para algumas pessoas ele tem ações benéficas, nem que seja como uma distração de pensamentos ansiosos, enquanto promove sensações de maior relaxamento.

E se por um lado há estudo sobre suas ações efetivas sobre o corpo, há também estudos sobre como se pode aprimorar o uso do ASMR.

Exemplo disso é o uso de efeito binaural, com gravações que buscam envolver mais o individuo para obtenção de maiores resultados terapêuticos.

De ambos os lados os estudos continuam, e enquanto isso a popularidade do ASMR só cresce, inclusive ganhando outras plataformas, com podcast e playlists com sons no Spotify, e apps para smartphones.

Experimente o ASMR agora

Conforme falamos no começo do texto, o ASMR se transformou em tendência no YouTube, com milhares de canais produzindo vídeos com diversos gatilhos populares.

Um vídeo interessante para você começar a testar sua sensibilidade, é este do canal Gaúcha ASMR, onde ela reproduz uma porção de gatilhos diferentes no mesmo vídeo, para você reconhecer qual te produz a resposta sensorial.

Coloque um headphone e experimente:

Um outro canal bem interessante, é o da Sweet Carol, um dos mais populares sobre o assunto.

Abaixo indicamos um vídeo dela para os que querem experimentar um bom conteúdo ASMR para dormir:

E então? Reconheceu seus gatilhos? Funcionou pra você?

Conta pra gente em nossas redes sociais como foi a experiência, e nos indique outros canais interessantes com conteúdo ASMR para podermos compartilhar com nossa comunidade!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!