Sumário
Sempre que pensamos em Cartas de Tarot, a imagem que vem á nossa mente é a de alguma carta do Tarot de Marselha. Ele é seguramente o mais famoso de todos os baralhos oraculares disponíveis no Brasil.
Suas cartas são preenchidas por imagens simples e poderosas baseadas no clero e na realeza medieval, delineadas em cores primárias, carregadas de simbolismos.
O Tarot de Marselha é composto por 78 cartas que se dividem em dois grupos: os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores. Os Arcanos Maiores (ou Trunfos) são 22 e os Menores 56.
Os Arcanos, ou arquétipos, representam aspectos essenciais da vida, e o significado das cartas apresentam vários pontos da psique humana.
A interpretação dessas cartas muda conforme um conjunto de variantes, que vão desde quais cartas foram tiradas junto a carta principal, da posição em que ela foi sorteada, até o atual momento pelo qual o consultante está passando.
Hoje aqui na revista Meu Retiro, temos a primeira parte deste artigo sobre o significado das Cartas de Tarot, começando pelos Arcanos Maiores.
O que significa carta invertida no tarot
Como falamos acima, a interpretação varia conforme a posição que a carta é tirada: vertical ou invertida.
Parece muita coisa para aprender, mas uma vez que você conhece os significados dos arcanos em posição normal, ficará mais fácil compreender suas inversões. Com a prática você também vai desenvolver a sua leitura pessoal das reversões.
Abaixo vamos pontuar o significado de cada um dos arcanos maiores, mas antes, confira algumas maneiras de explorar o significado das cartas invertidas:
1. Entrada de energia, ou recuo de energia
Pense no significado da carta escolhida. Se a carta estiver de pé, considere a entrada desta energia na sua vida (de quem está consultando o tarot, no caso); e se estiver invertido, veja como um recuo daquela energia sobre você.
2. Forças fortes ou fracas
De pé, aquelas as características indicadas pela carta têm poderosa influência sobre a situação em questão. Invertida, a carta significa algo com uma influência fraca.
3. Algo estável, ou a melhorar
Considere as cartas verticais como aspectos totalmente desenvolvidos de uma situação, assunto ou personalidade. As cartas invertidas indicam o que ainda precisar ser desenvolvido.
4. Algo que avança ou que tem problemas
Cartas verticais falam de áreas da vida que estão avançando positivamente. As cartas invertidas falam de áreas problemáticas ou com desafios pela frente.
Lembre-se: veja o contexto das cartas. Olhe para as demais cartas e analise se aquela carta ajuda ou prejudica.
Significado das Cartas de Tarot dos Arcanos Maiores
Os Arcanos Maiores são compostos por 22 cartas ilustradas, cada uma representando um arquétipo conhecido universalmente, ou uma cena simbólica. São essas cartas que preveem eventos importantes na vida das pessoas.
Os Arcanos Maiores são subdivididos em dois blocos: o primeiro, começa no Louco (zero) e termina na Roda da Fortuna (X); a segunda começa com A Força (XI) e termina com O Mundo (XXI).
Esse conjunto de cartas representa a jornada da vida, todas as fases de evolução pela qual passamos ao longo do processo de viver, começando pelo “O Louco”, que representa o nascimento e a relação instintiva com o mundo exterior, até chegar na carta “O Mundo”, que representa a autorrealização.
As cartas de I a X representam as lições terrenas, enquanto as cartas XI até XXII representam as lições espirituais.
0 – O Louco
O Louco, ou “Le Mat” em francês, é a primeira das Cartas de Tarot, e a única que não tem número.
No desenho, a figura que parece um peregrino com um rosto que expressa inocência está acompanhado de um animal que lembra um cachorro.
Esta carta simboliza um começo (ou recomeço) de uma jornada, alguém livre, que carrega tudo o que precisa em suas costas, pronto para iniciar seu novo caminho.
Ao ser tirada em vertical, esta carta representa inocência, recomeços e espírito livre. Invertida, ela representa a imprudência e a desconsideração.
I – O Mago
A figura do mago vem acompanhado de uma porção de instrumentos que ele usará para desbravar e materializar o novo mundo aberto pelo louco.
É uma carta que simboliza a capacidade de aprendizagem para o novo, a força de vontade e a sabedoria universal.
Ao ser tirada na vertical, representa força de vontade, desejo e criação. Invertida, ela representa as ações do mago: a trucagem e as ilusões.
II – A Sacerdotisa ou A Papisa
A imponente mulher de manto azul e olhar desafiador é a suposta representante feminina no papado católico, a mulher que teria tomado a cadeira de São Pedro sob o nome de João VII.
Aqui a figura está simbolizando a sabedoria e o princípio feminino.
Ao ser tirada na vertical, a carta representa o intuitivo, o inconsciente e nossa voz interior. Invertida, é a representação da falta de centro e dos sentimentos reprimidos.
III – A Imperatriz
Arcano da Magia Sagrada, A Imperatriz reúne em si todas as mulheres: a mãe, a esposa e a filha, é a deusa matriarcal, as quatro damas do baralho. Sentada em seu trono, a figura é símbolo de trabalho e eficiência, instrumento do poder divino, resolução e determinação, sabedoria e discernimento.
Ao ser tirada na vertical representa maternidade, criatividade, sucesso e natureza. Invertida, representa a dependência e o vazio.
IV – O Imperador
Representado por um homem de meia-idade, este é o Arcano da autoridade e da paternidade.
De coroa humilde, ele não precisa ostentar seu poder ou posição, é firme em sua posição e possui prestígio.
Ao ser tirado na vertical, representa autoridade, estrutura, controle e paternidade. Invertida representa a tirania, a rigidez e a frieza.
V – O Papa
Também conhecido como O Pontífice, ou O Hierofante, este arcano porta uma cruz tríplice dos templários, símbolo da força criadora nos domínios divino, intelectual e físico.
Ele é a ponte entre o céu e a terra, entre Deus e os homens, o símbolo do que é moral e santo.
Ao ser tirado na vertical, representa tradição, conformidade, lei, religião, moralidade e ética. Invertido é justamente o contrário disso tudo: a subversão e a rebelião.
VI – Os Amantes
Os Amantes é a carta número seis dos Arcanos Maiores das Cartas de Tarot. Ela mostra quatro figuras: um anjo parecido com um cupido, duas mulheres e um homem. A mulher à esquerda do espectador é muitas vezes interpretada como a mãe e a outra mulher como a esposa. O Amante é talvez a figura central, embora isso esteja aberto a interpretações.
É uma carta relacional e sugere união, amor e afeto. Expressa também o desejo do outro como estímulo ao autoconhecimento, e a resolução de conflitos internos.
Sua representação vertical é de parceria e união. Invertida ela representa a perda de equilíbrio e a desarmonia.
VII – A Carruagem
Nesse arquétipo há a figura de dois cavalos que parecem querer se mover em direções opostas. Simboliza inquietação, angústia, a dualidade do negativo e o positivo, a conciliação de antagonismos, e a condução de forças divergentes.
Ao ser tirada na vertical, esta carta representa direção e controle, avanço e governança. Invertida representa a falta de ambos.
VIII – A Justiça
A famosa figura da justiça, porém sem a venda nos olhos, ilustra essa carta.
Essa carta simboliza tudo o que seu nome evoca: lei, justiça e verdade. Simboliza também nossa capacidade de julgamento de forma imparcial, de distinguir o que é justo e o que é injusto, e a conciliação entre o ideal e o possível.
A presença desta carta em uma consulta indica que tudo está em ordem.
Ao ser tirada na vertical, representa a verdade, a justiça, o equilíbrio e a clareza. Invertida, a injustiça, a irresponsabilidade e a desonestidade.
IX – O Eremita
Representado por um senhor sereno, o Eremita – ou Ermitão – é o arquétipo da figura já iniciada, disposta a compartilhar seu conhecimento espiritual, sua iluminação, para servir de guia a outros.
Ao ser tirada na vertical, essa carta representa a meditação, a busca pela verdade, a concentração e a orientação interior. Invertida ela representa o lado ruim do eremita, sua solidão e isolamento.
X – A Roda da fortuna
Essa carta simboliza o ciclo perpétuo da vida, os ciclos sucessivos da natureza. Ela trata sobre a mobilidade das coisas, os novos inícios, a evolução contínua. Como tudo passa, e tudo se repete.
Ao ser tirada na vertical, indica mudanças, ciclos e um destino inevitável do qual temos pouco controle. Ao ser tirada de forma invertida, representa a má sorte e a instabilidade.
XI – A Força
A carta apresenta uma mulher abrindo a boca de uma espécie de leão, para mostrar que ela não se trata sobe força física e violenta, mas sim sobre força espiritual, do pensamento e do intelecto.
A Força simboliza motivação e controle sobre si mesmo, o poder de superar obstáculos difíceis através do poder interior e da autoconfiança.
Tirada na vertical, essa carta representa a bravura, a força interior, a virtude e a autodisciplina. Invertida, ela representa a dúvida, a insegurança e a fraqueza.
XII – O Enforcado
Esta carta simboliza a salvação e a redenção. É sobre seguir ou ficar, aceitar o destino, o sacrifício e abnegar-se.
Na vertical ela representa o sacrifício, o martírio, e por consequência, a libertação. Invertida, é a paralisia, o medo de seguir, a suspensão dos planos.
XIII – A Morte
Entre as Cartas de Tarot, a décima terceira é carregada de medos e superstições negativas relativas ao número 13 e a seu tema. Ela é a única que não tem seu nome originalmente escrito na carta.
Ela simboliza o fim para o renascimento. Para evoluir é preciso morrer e renascer. Pode ser a morte de um hábito, de um vínculo, o que for. É o fim de um ciclo para o nascimento de algo melhor.
Ao ser tirada na vertical representa a mudança, o renascimento, o fim de um ciclo. Invertida ela representa a estagnação, o medo do novo.
XIV – A Temperança
A temperança simboliza a união e a harmonia de duas forças contraditórias. Para se alcançar esta alquimia é preciso paciência, tolerância e equilíbrio.
Ao ser tirada na vertical, a carta representa a paciência, o caminho entre dois extremos, a busca por significado. Invertida, ela representa os extremos e a falta de equilíbrio.
XV – O Diabo
O arquétipo do diabo aqui simboliza instinto, magnetismo e desejo em suas formas mais perversas associadas ao sofrimento humano.
A carta tirada virada para cima representa o medo, os vícios, a luxúria e o materialismo. Invertida, ela é representante da liberdade e da retomada do autocontrole.
XVI – A Torre
Esta carta tem nomes diferentes em diversos baralhos, podendo ser chamada de Casa de Deus, ou O Hospital, ou mesmo A Torre de Babel. Em qualquer um dos casos, ela é um símbolo do caos e da destruição antes que uma nova ordem seja restaurada.
Ela carrega em si a semente de um novo e melhor equilíbrio, de um espírito de construção após uma libertação.
Tirada de pé, ela representa a destruição da rigidez, o desastre, a quebra. Invertida, ela representa o desastre evitado ou adiado, o medo do sofrimento.
XVII – A Estrela
Esta carta indica a volta do otimismo e a criação de novas possibilidades e ideias. Simboliza a esperança e a conexão profunda entre as pessoas.
Ao ser tirada na vertical, representa a esperança, a fé, rejuvenescimento, idealismo e confiança. Invertida, o desânimo, a infidelidade e a insegurança.
XVIII – A Lua
Esta carta mostra os cães que latem para a lua. Mostra uma luz artificial que simboliza a força e os perigos do mundo das aparências. Como as coisas não são realmente o que parecem ser, e que devemos abrir os olhos para isso.
A carta vertical representa as ilusões, a intuição, as aparências e a imaginação. Invertida, ela representa a confusão, o medo e a má interpretação.
XIX – Significado do sol
O Sol é a carta dezenove dos Arcanos Maiores das Cartas de Tarot, e retrata duas crianças sob um sol brilhante com raios vermelhos e amarelos.
Ela é normalmente interpretada como uma carta altamente positiva, que sugere amor, solidariedade e alegria, embora, como todos os Arcanos Maiores, ela também pode ser interpretada negativamente.
O excesso de luz solar também faz mal, causando aridez e impedindo a vida vegetal de crescer. Na carta podemos ver uma pequena planta amarela crescendo à beira do rio representando isso.
Ao ser retirada na vertical, a carta representa o amor, a alegria, o sucesso e a positividade. Invertida, ela representa o exato inverso disso: a negatividade, a depressão e a tristeza.
XX – O Julgamento
Mais do que um novo começo, o Julgamento representa todos os aspectos da vida, incluindo experiências passadas que formaram nossa personalidade e deram rumos à nossa existência, indicando que o passado já ficou pra trás, e que o perdão foi concedido.
Ao ser tirada na vertical, essa carta representa a reflexão, o acerto de contas, a redenção e um despertar. Invertida, ela representa a falta de autoconsciência, a dúvida e a auto-aversão.
XXI – O Mundo
O Mundo é a carta final dos Arcanos Maiores das cartas de tarot. Ela representa uma realização completa, a plenitude, a alma do mundo dançando em êxtase enquanto olha a jornada que ela empreendeu.
Embora seja uma mulher no oval, a carta sugere a união de energias, entre atividade e passividade, e entre energias emocionais, intelectuais, corporais e criativas. Entre ‘O Louco’ e ‘O Mundo’, todos os outros Arcanos Maiores estão contidos.
A carta ao ser tirada na vertical, representa a finalização, a realização, a apoteose a harmonia. Invertida ela representa a incompletude, algo sem fechamento e desequilibrado.
E os arcanos menores?
Em nosso próximo artigo sobre Cartas de Tarot, falaremos somente sobre os Arcanos Menores, seus simbolismos e representações.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual a diferença entre Arcanos Maiores e Menores, e como eles se conversam na hora da leitura do tarot, deixamos aqui pra você um vídeo da mestre oraculista, Ivana Regina que explica direitinho isso pra vocês.
Confira abaixo, e nos vemos no próximo artigo!
Comentários