Sumário
Aqui na revista Meu Retiro gostamos de falar sobre a importância da sustentabilidade em diferentes áreas de empreendimentos pessoais e profissionais.
Por exemplo, te apresentamos aqui o que são as ecovilas, e até mesmo preparamos um guia com algumas opções na região sudeste, para quem quiser conhecer esse conceito e realizar essa vivência.
Mas hoje vamos falar sobre um conceito chamado Comunicação Sustentável, uma estratégia que vai muito além da preservação ambiental citada acima, uma ideia que abrange diversos pilares e valores em uma visão holística da comunicação de uma empresa, ou até mesmo de um indivíduo.
Mas, para começarmos essa conversa, precisamos diferenciar duas expressões parecidas, mas que tratam de coisas distintas: comunicação de sustentabilidade e Comunicação Sustentável.
Comunicação de sustentabilidade x Comunicação Sustentável.
Uma pesquisa breve na internet fará você encontrar conteúdos com essas duas expressões sendo utilizadas para falar de conceitos diferentes, e alguns artigos onde elas são usadas sem nenhuma diferenciação, sendo ambas colocadas para nomear a ideia de ‘divulgação das ações sustentáveis de uma empresa’.
Mas como falamos acima, são expressões que se referem a coisas diferentes.
Comunicação de sustentabilidade é uma estratégia corporativa para campanhas de divulgação de suas ações sustentáveis para seus clientes, pessoas de interesse, etc.
Ou seja, é o planejamento de como fazer para divulgar as suas ações sustentáveis para a sua rede interna e externa.
Já a comunicação sustentável refere-se à sustentabilidade de processos, plataformas, mídias e produtos de comunicação.
É uma forma de as empresas, ou pessoas, contribuírem positivamente através da comunicação para um futuro menos poluído, menos invasivo e mais assertivo e sustentável, refletindo e servindo como agente de mudança para as relações.
Em suma, é sobre o que fazer para uma comunicação mais limpa, transparente e funcional.
Feita essa diferenciação, vamos nos aprofundar um pouco mais neste segundo conceito.
Mas afinal, o que é Comunicação Sustentável e para que ela serve?
Como falamos acima, a sustentabilidade é um conceito que já pode ser encontrado em diferentes áreas, desde moda e turismo, até transporte e moradia, e claro, também pode ser aplicado à comunicação.
Em tempos de excesso de notificações, de conteúdos sendo despejados em cima de nós por meio de diferentes aparelhos e plataformas, quanto de informação nós realmente ainda precisamos produzir? E quanto disso consumimos efetivamente? Quando a abundância se torna excessiva? Quanto tudo isso é útil e quanto é contraproducente?
O enorme volume de comunicação e informação gerada hoje em dia está cada vez mais disputando cada segundo da sua atenção, e no meio de tanta produtividade e oferta, muitas pessoas estão consumindo cada vez menos informação e praticando a comunicação de forma cada vez menos efetiva.
E mais, para a produção e armazenamento desse volume de informações, já pensou quanto precisamos de recursos naturais são utilizado? Quantos processos são necessários para a criação dos equipamentos que servem como plataforma para essa veiculação?
Em meio a esse caos de comunicação, muitas pessoas estão se afastando de diversos meios e plataformas – como as redes sociais, por exemplo. Já falamos aqui mesmo na revista Meu Retiro sobre iniciativas como o detox digital, cada vez mais popular, mostrando uma tendência a uma saturação de informações e notificações.
Esse afastamento, saturação e prejuízo ao planeta, faz com que empresas procurem formas mais assertivas e Sustentáveis de Comunicação.
E que formas seriam essas? A geração de conteúdo valioso e pontual. Fazendo menos e melhor, economizando recursos tanto humanos quanto do planeta, mostrando os pilares que sustentam os valores da empresa.
A Comunicação Sustentável é sobre relevância, não volume; sobre engajar diariamente, realmente impactar, não apenas bombardear seu público ou seus colaboradores com conteúdo descartável.
E claro, permite divulgar as ações sustentáveis e os impactos positivos que a sua empresa está gerando, além de na própria área de comunicação, nas pessoas e no meio ambiente.
Tudo isso agrega valor e reputação à empresa, atrai novas conexões e traz economia, tanto em recursos financeiros, como em pessoal e demais recursos usados para comunicação.
Valor e reputação vem justamente pelo impacto positivo gerado perante o planeta, a preocupação ecologicamente correta e as melhores práticas para gerar conteúdo de valor para aqueles que se conectam com determinado indivíduo ou empresa.
Afinal, quanto custa para o planeta um gerador de informação? Qual o impacto ecológico de um colaborador que se desloca até a empresa para fazer isso? E quanto ele consome de recursos para ter essa função na empresa?
Estas são apenas algumas reflexões a se fazer sobre as possibilidades de ser mais sustentável ao escolher o tipo de comunicação que você vai gerar.
Já sobre a economia financeira citada acima, podemos falar sobre a distribuição desta informação, a qual está cada vez mais cara – por exemplo, tanto em custos de marketing digital para que essa informação seja notada, quanto o custo da veiculação em uma mídia tradicional.
Isso falando apenas sobre dinheiro, se formos falar sobre demais valores, a coisa vai longe. Já pensou quanto custa um post em uma rede social? Essa pode parecer uma veiculação gratuita, mas ela também custa – inclusive algo mais valioso que dinheiro, ela custa seu tempo.
Por falar nisso, quanto vale seu tempo? E o tempo do planeta terra?
Assumir uma Comunicação Sustentável pode parecer ir na contramão das práticas mais populares hoje na área de comunicação, mas também nos leva justamente a refletir sobre o desperdício de recursos, dinheiro, tempo, em um processo que nem sempre é o mais eficaz ou ecologicamente correto.
Este ainda é um conceito que está sendo amplamente discutido e possui diferentes pontos de vista, mas que vale a pena se pensar sobre.
Para somar nessa reflexão trazemos abaixo um vídeo do Claudio Cardoso, pós-doutor em comunicação, a serviço do Sebrae, dando algumas dicas de como criar uma boa estratégia de comunicação para uma empresa. Vale assistir e aplicar na sua Comunicação Sustentável.
Comentários