Sumário
Uma das coisas que faz do Yoga uma prática tão incrível, é sua diversidade.
Aqui na revista Meu Retiro, além de uma apresentação bem ampla de o que é o Yoga e suas práticas, também falamos de atividades curiosas como a Trataka – o Yoga para os olhos e o Goat Yoga, além de apresentar mais 13 tipos diferentes de Yoga, para que você possa escolher qual deles combina mais com você.
Neste artigo trazemos mais uma ramificação do Yoga, o Acro Yoga, ou como alguns escrevem, Acro Yoga, dependendo da fonte de leitura.
Mas o que seria isso? Bem, o nome já dá uma boa pista: ‘Acro’ vem de acrobático, ou seja, é uma modalidade do Yoga criada nos EUA em 2003, desenvolvida por Jenny Sauer-Klein e Jason Nemer, que une acrobacias, dança, massagem tailandesa e o potencial de cura das conexões humanas.
Esta técnica vem se tornando cada vez mais popular por trabalhar a criatividade, a flexibilidade, a força e o equilíbrio do corpo, mas sem se esquecer da mente e do espírito, em aulas que fogem do estereótipo individualista e introspectivo do Yoga tradicional.
Acha o Yoga algo muito parado? Solitário? Então venha conhecer mais do Acro Yoga, ele é justamente o contrário disso.
Diferenças entre o Yoga tradicional e o Acro Yoga
Quando comparamos estas duas atividades, devemos começar lembrando que ambas dividem algumas características, como a presença, o aterramento, o controle da respiração e a atenção plena, mas o Acro Yoga se diferencia do Yoga tradicional por sua fluidez, e seu caráter coletivo.
Enquanto o Yoga pode ser uma prática individual e introspectiva, o Acro Yoga é normalmente praticado por duas ou mais pessoas, e seus movimentos em boa parte dependem uns dos outros para serem realizados, trabalhando a confiança e as relações interpessoais. É basicamente um exercício coletivo.
Além disso, as posturas são de alta intensidade, com impacto bem maior que as do Yoga normal, sempre executadas em um ritmo constante, como se fosse uma dança, com movimentos que se desenvolvem em sequência. Essa intensidade inclusive faz com que o impacto da prática no corpo seja mais intenso, com o Acro trabalhando e definindo ainda mais a força da musculatura dos braços, pernas e coluna de seus adeptos.
Como o Acro Yoga se organiza e pode ser praticado
É comum que o Acro Yoga seja dividido entre duas ou três funções, e dois tipos de prática.
Dentre as funções temos:
Base
A base é a pessoa ligada ao solo, que serve de plataforma para uma ou mais pessoas realizarem suas posturas. Seu objetivo principal é carregar e equilibrar o voador, sendo uma base forte, estável e flexível, normalmente usando os pés e as mãos.
Os bases tendem a ficar com as costas ou a barriga no chão, mas também podem ficar em pé para certas posturas.
Voador
O voador é a pessoa que está sendo elevada do chão pelo base e requer muita força e equilíbrio. Seu principal objetivo é mover-se com consciência espacial e manter uma boa tensão corporal para que o base possa controlar sua posição no ar.
Um voador experiente é alguém que se move com eficiência e fluidez, mantendo uma forma estável para o base apoiar e levantar.
Observador
O observador é quem acompanha os movimentos para garantir que todos estejam seguros em suas posições. Sua função é ajudar a manter a base segura, e fornecer assistência de alinhamento, equilíbrio e força ao voador.
Nem sempre há a figura do observador – que pode ser inclusive seu instrutor durante uma sessão, por exemplo – mas o base e o voador são imprescindíveis para a realização da prática.
Com essas funções definidas, passa-se então para os tipos: Acro Yoga Lunar e Acro Yoga Solar.
-
Lunar – é um tipo de Acro Yoga mais suave e mais indicado para iniciantes, com finalidades terapêuticas, incluindo técnicas de massagem tailandesa, executadas pelo base no voador.
Aqui o voador assume papel somente de receptor passivo, deixando toda a movimentação para o base, que se torna então o doador e comandante da ação. -
Solar – a prática aqui já possui caráter mais acrobático, com base e voador ativos e com movimentação dinâmica. É aqui onde acontecem os movimentos que necessitam de mais força, equilíbrio e, principalmente, confiança entre os envolvidos.
Agora você deve estar se perguntando como praticar o Acro Yoga e, como aprender a fazer as poses acrobáticas, tanto lunar quanto solar.
Em nosso Portal Meu Retiro, você encontra mestres, instrutores e escolas de Yoga que podem te ajudar a iniciar essa jornada pelo Acro Yoga, principalmente se você é iniciante, ou não está tão seguro em fazer as posturas sem a supervisão de um profissional.
Se você já tem sua dupla, e quer experimentar em casa algumas das poses do Acro Yoga, uma dica que temos é o canal no YouTube Acro Juntos, o qual possui uma série de 11 aulas com diversas posturas para iniciantes.
Confira abaixo uma dessas aulas e avalie a necessidade de um instrutor profissional para guiar a sua prática. Lembre-se, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.
Bem conduzida, a aula de Acro Yoga pode ser praticada por qualquer pessoa, inclusive por crianças.
Que tal experimentar essa experiência?
https://www.youtube.com/watch?v=AjOQpjmf1qQ
Comentários