Notícias | Forrest Yoga

Conheça o Forrest Yoga, o yoga para dores físicas e emocionais

Publicado em: abril 01, 2024 | Por: Meu Retiro

Sumário

Aqui na revista Meu Retiro buscamos apresentar aos nossos leitores o maior número possível de técnicas e tipos de yoga, com a intenção de que a nossa comunidade tenha mais opções disponíveis na hora de buscar caminhos em suas jornadas pessoais.

Já falamos aqui sobre alguns tipos de yoga, como o Ashtanga, o Aéreo, o Acro Yoga, e o Raja Yoga, e agora vamos introduzir o Forrest Yoga.

O Forrest Yoga é uma forma moderna e poderosa de yoga que foi criada pela renomada professora Ana T. Forrest no final do século 20. Desenvolvida para atender às necessidades contemporâneas, esta prática é tanto uma resposta às dores físicas e emocionais comuns na sociedade moderna quanto uma celebração do poder de cura do corpo e da mente.

Neste artigo vamos explorar a origem desta prática, como ela funciona, seus benefícios, e fornecer um passo a passo de algumas poses fundamentais.

Conheça o Forrest Yoga, o yoga para dores físicas e emocionais

Créditos: AYAimages | Fonte: Envato Elements

Origem do Forrest Yoga

Ana T. Forrest fundou o Forrest Yoga após anos de estudo de diversas tradições de yoga, somados à sua experiência pessoal de cura através do yoga.

Ana enfrentou diversos traumas em sua vida, incluindo anorexia, alcoolismo, bulimia, epilepsia e abuso sexual, e encontrou na yoga uma ferramenta poderosa para o enfrentamento e superação desses desafios. Assim, o Forrest Yoga nasceu de uma necessidade de fazer do yoga uma prática mais relevante e curativa para as dores modernas, incorporando conhecimentos ancestrais a abordagens terapêuticas contemporâneas.

Como Funciona o Forrest Yoga

O Forrest Yoga se distingue por sua ênfase na força, flexibilidade, respiração profunda e conexão com o corpo e emoções.

A prática é conhecida por suas séries de posições desafiadoras, 20 de cada lado, que são realizadas com atenção especial à respiração e ao alinhamento, promovendo uma experiência intensa e meditativa.

Ana T. Forrest desenvolveu quatro pilares fundamentais para sua prática: Respiração, Força, Integridade e Espírito. Juntos, estes elementos guiam o praticante em uma jornada de exploração e cura.

Para falar mais sobre estes quatro pilares, temos um vídeo do Christian Coelho, Diretor do Forrest Yoga Brasil. Confira:

Benefícios do Forrest Yoga

O Forrest Yoga oferece inúmeros benefícios, tanto físicos quanto emocionais. Entre eles estão:

Alívio da dor: Através de poses específicas e técnicas de respiração, o Forrest Yoga ajuda a aliviar dores crônicas, especialmente nas costas, pescoço e ombros.

Fortalecimento do corpo: A prática é intensa e trabalha o fortalecimento profundo do corpo, melhorando a flexibilidade e a resistência.

Liberação emocional: O trabalho com a respiração e o foco nas sensações corporais promovem a liberação de traumas e emoções reprimidas.

Conexão com si mesmo: A intenção e a atenção plena são fundamentais na prática, ajudando os praticantes a desenvolver uma relação mais profunda e amorosa com eles mesmos.

Passo a Passo de Poses Básicas

No Forrest Yoga, algumas poses (asanas) são consideradas fundamentais para a prática, destacando-se por seu foco no fortalecimento do núcleo, liberação de tensão e promoção da cura emocional. Aqui estão algumas das poses básicas e essenciais desta modalidade de yoga:

  • Ujjayi Pranayama (Respiração do Oceano): Base de todas as práticas de Forrest Yoga, a respiração Ujjayi é profunda e é realizada através da garganta, criando um som semelhante ao das ondas do mar. Inicie sua prática concentrando-se nesta respiração, que acalma a mente e prepara o corpo. Confira a seguir um tutorial da Laura Goldim Yoga, mostrando como é feita essa respiração:

  • Dolphin Pose (Postura do Golfinho): Excelente para fortalecer os ombros e preparar o corpo para inversões. Apoie-se nos antebraços e joelhos, levante os quadris e estenda as pernas. Mantenha a pose com respiração profunda. Exemplo abaixo:

  • Cobra Pose (Postura da Cobra): Deitado de barriga para baixo, coloque as mãos sob os ombros e, ao inspirar, eleve o peito do chão. Esta pose fortalece a parte inferior das costas e abre o peito. Exemplo:

  • Pigeon Pose (Postura do Pombo): Ideal para abrir os quadris. Comece na posição de quatro apoios, traga o joelho direito em direção ao pulso direito e estenda a perna esquerda para trás. Repita do outro lado. Confira como é:

  • Camel Pose (Postura do Camelo): Ajoelhe-se, coloque as mãos nos quadris e, gradualmente, arqueie para trás, tocando os calcanhares com as mãos, se possível. Esta pose abre o coração e alonga a frente do corpo. Veja o exemplo:

Onde encontrar o Forrest Yoga

Apesar de ainda não ser tão popular no Brasil, o Forrest Yoga tem discipulos e professores que admiram muito a prática, principalmente por ser muito poderosa e curativa, ideal para quem busca alívio das tensões físicas e emocionais contemporâneas.

Com sua ênfase na força, flexibilidade e conexão emocional, o Forrest Yoga oferece um caminho transformador para o bem-estar integral.

Procure aulas ou professores de Forrest Yoga no Portal Meu Retiro, e experimente incorporar essas posturas à sua rotina e observe os benefícios que essa prática pode trazer para a sua vida.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!