Sumário
Viajar para passear é tudo de bom. Mas visitar outro país para viver experiências de vida transformadoras é ainda melhor. É por isso que muitos brasileiros fazem as malas e embarcam nas programações especiais promovidas pelos mais variados tipos de Retiros pelo Mundo.
O primeiro passo para conhecer refúgios em diferentes lugares do planeta e encontrar um que atenda aos seus anseios é pesquisar bastante sobre as opções disponíveis. O ano de 2020 tem sido complicado para o planejamento de viagens, já que a pandemia do novo coronavírus restringiu a mobilidade das pessoas e o acesso de brasileiros a diversos países. A alternativa, então, é conhecer as opções que temos no Brasil até tudo ficar mais acessível. Entretanto, o período pode ser uma ótima oportunidade para aprender mais sobre retiros e organizar a aventura com antecedência.
Tipos de Retiros pelo Mundo
Assim como os Retiros Espirituais no Brasil, as opções do gênero espalhadas pelo mundo usam técnicas específicas e linhas filosóficas para trabalhar com o corpo e a mente. Normalmente, as atividades promovem jornadas relacionadas à espiritualidade, um fator que tem a ver com autoconhecimento e não necessariamente está vinculado a crenças e religiões, como já falamos em outros artigos.
Conhecida pela prática de terapias holísticas e pelo estilo de vida zen, a Ásia abriga alguns dos melhores retiros espirituais do mundo. Destinos como Indonésia, Japão, Butão e Tailândia, por exemplo, contam com uma série de locais focados em técnicas como ioga, meditação e silêncio.
Falando em Índia, não podemos deixar de citar o famoso Osho Meditation Resort, cuja programação abrange desde a tradicional Vipassana até outras meditações ativas, como a Osho Kundalini. Os encontros noturnos, por exemplo, são repletos de dança, celebração e silêncio. É uma oportunidade ÚNICA, sem dúvida alguma, de experimentar a “atenção sem esforço”, essência da experiência meditativa.
Também é possível encontrar algumas pérolas na Índia, terra natal da medicina Ayurvédica, onde se encontram os melhores retiros para professores de ioga do mundo, grande parte deles em “Ashrams” em Rishikesh.
Além das opções asiáticas, é possível visitar complexos incríveis em outras partes do planeta. África, América do Sul, América Central e América do Norte são algumas das regiões que se destacam quando o assunto é retiro de autoconhecimento.
A Califórnia, nos Estados Unidos, por exemplo, abriga refúgios que promovem experiências inesquecíveis em meio a alguns dos cenários naturais mais bonitos do país.
Também é possível encontrar complexos maravilhosos na Europa. Países como Portugal, Suíça, França, Espanha e Reino Unido contam com diversas opções, que variam desde retiros de meditação até locais que promovem jornadas espirituais há centenas de anos e apostam nos benefícios do Poder da Pausa.
Dicas para curtir a experiência ao máximo
Planejar viagens para conhecer Retiros pelo Mundo exige alguns cuidados especiais. A primeira dica é verificar os objetivos do local, o tempo de duração dos programas e os depoimentos das pessoas que já passaram por lá.
Após definir o destino, é preciso providenciar a documentação para poder viajar. Alguns países exigem que brasileiros apresentem passaporte válido por mais de seis meses, visto, seguro viagem, comprovantes de vacinação e outros documentos específicos. Você pode encontrar muitas dicas para preparar essa viagem sem erro no site rota de férias.
Também é importante analisar fatores como o idioma usado no local, já que muitos Retiros pelo Mundo contam com palestras, meditações guiadas e outras atividades que precisam ser totalmente compreendidas pelos participantes. Além disso, vale a pena ficar atento às regras de cada complexo, como restrições alimentares e proibição do uso de aparelhos eletrônicos.
A partir daí, basta analisar os serviços oferecidos com calma e os comentários em torno do refúgio. Assim, fica mais fácil encontrar um retiro que atenda às suas expectativas e o conduza pela jornada do autoconhecimento.
São tantas as opções incríveis pelo mundo que não há espaço para falar sobre todas elas em um único arquivo. Fique de olho na revista, porém, que as abordaremos com detalhes que você nunca imaginou existir.
Comentários