Sumário
Já apresentamos alguns Tipos de Meditação na revista, e agora trazemos mais uma modalidade, esta conhecida como “meditação em movimento”, o famoso Tai Chi Chuan.
O Tai Chi Chuan é uma antiga arte marcial chinesa e um exercício que comprovadamente melhora a saúde e o bem-estar de quem o pratica.
Diversos estudos, como este da PhD Alice M Kuramoto publicado no Winconsin Medical Journal, mostram que o Tai Chi apresenta uma porção de benfeitorias, ajudando no equilíbrio, nas doenças cardíacas, no sistema imunológico e na redução do estresse e da pressão arterial.
Com mais de 100 milhões de adeptos em todo o mundo, a prática foi considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade no final de 2020, mostrando sua força e representatividade.
Qual a origem do Tai Chi Chuan?
Tai Chi Chuan significa literalmente Punho Supremo. A filosofia do taoísmo serve como base teórica do Tai Chi Chuan.
Os praticantes de artes marciais desenvolveram este estilo lento, suave e interno de arte marcial com o propósito de viver em harmonia com a natureza. Através da dedicação de vários estudiosos ao longo de milhares de anos, o taoísmo evoluiu e a teoria da mudança de Ying e Yang foi aplicada às Artes Marciais Chinesas.
As origens do Tai Chi Chuan não são claras. A história mais conhecida data do século 13 d.C., quando um taoista chamado Chang Sang-Feng, da montanha Wu-Dan, observou a interação entre animais.
Ele criou o que veio a ser conhecido como arte marcial suave e delicada. Posteriormente, essa arte marcial passou por seus descendentes, mas a prática foi limitada a seguidores particulares e familiares.
Por volta do século XVI, o primeiro documento do Tai Chi Chuan foi escrito pelo Mestre Wang Tsung-Yueh com o título “O Tratado do Tai Chi Chuan“. Desde então, muitos outros documentos foram escritos por vários mestres de artes marciais.
Com base na mesma experiência teórica e prática, essas artes marciais evoluíram e se fundiram em seu nome moderno, Tai Chi Chuan, comumente abreviado para Tai Chi no mundo ocidental.
Hoje, o Tai Chi Chuan é praticado por qualquer pessoa, principalmente como uma experiência artística e por seus muitos benefícios à saúde. Requer movimentos naturais relaxados que integrem todo o corpo à mente.
Quais os princípios essenciais para a prática do Tai Chi Chuan para iniciantes:
- Quando o Tai Chi Chuan é praticado, você pratica conforme os princípios do abstrato e do concreto. Durante a prática você não deve sentir nenhum desequilíbrio – para cima ou para baixo, para a esquerda ou para a direita, para cima ou para baixo, para a frente ou para trás – cada movimento deve incorporar certos princípios. Os movimentos de suas mãos, olhos, tronco, cintura e passos devem ser consistentes. Por sua vez, a essência espiritual do poder que você sente se acumulará.
- Você deve fazer cada movimento com calma, ao empregar as tendências naturais do movimento externamente para os membros e internamente para os órgãos.
- Ao praticar Tai Chi, não seja descuidado. O interno e o externo são um; respiração e movimento nunca se separam. Moderar seu temperamento para isso é uma conquista. Qualquer pessoa pode praticar Tai Chi, seja ela idosa, jovem ou enferma. Não pratique de forma desequilibrada, pois isso causará exaustão, nem pratique a ponto de causar sofrimento físico.
- Para praticar o Tai Chi, primeiro você deve estar comprometido com a prática. Depois, a constância de propósito deve ser usada. Em quatro meses, o coração é tocado pelo Tai Chi. Em seis meses, todo o corpo e a mente alcançam a iluminação. A leveza do coração se desenvolve, bem como uma energia inteligente, livre e relaxada. O espírito passa a se mover de acordo com o qi, e o corpo fica alegre e à vontade, cheio de ampla força. Uma compreensão completa vem sobre o corpo e um estado de ser requintado. Eventualmente, você alcança um entendimento divino.
- O Tai Chi é praticado não apenas para cuidar do corpo, mas também para prevenir ou remover doenças invisíveis. Onde as drogas podem ser ineficazes, o Tai Chi pode controlar as doenças. O corpo e a mente juntos cuidam da saúde conforme os princípios da fisiologia e da higiene.
- Quando você pratica o Tai Chi, limpa a mente dos pensamentos mundanos. O espírito e o coração ficam em paz; toda a mente é devotada com uma vontade firme e inflexível. Mova os pés para cima e para baixo, estenda e dobre lentamente, de forma constante e suave. Inspire e expire uniformemente. Se o centro estiver estável, a habilidade ficará nivelada e até os movimentos serão arranjados com o que é certo.
Pratique estes três princípios de movimento:
- Dobre e mova-se circularmente;
- Mova-se uniformemente, com energia ondulada e estimulada;
- Permita que a elasticidade permeie as revoluções de energia.
Do início ao fim, seja consistente e imutável. Pratique diariamente, pela manhã e à noite. Estude e imite o estilo de um professor. Gradualmente, a vitalidade se tornará excelente e sua energia irá dobrar.
Ao Praticar Tai Chi, Preste Atenção a Estes Pontos:
- O qi desce para o dan tian (a área abaixo do estômago)
- Preste atenção ao geral e ao particular.
- Mova-se lentamente de forma circular.
- Esteja relaxado, mas brilhante e animado.
- Os movimentos ascendentes acompanham os movimentos descendentes.
- Consciência interna e movimentos externos correspondem.
- Intenção e qi são mútuos.
- Mover-se e descansar são um só.
- Todos os movimentos são ritmados.
- Não pare de praticar diariamente; você acabará alcançando um entendimento completo de todo o conceito e, eventualmente, seu significado oculto surgirá.
- Expire pelo nariz e inspire para preencher o diafragma. O temperamento permanece uniforme. A raiz do movimento está nos pés. A energia é enviada para as pernas e a cintura é quem o controla. A energia se move pelos braços e permeia as mãos e os dedos. Movimentos para cima e para baixo, para frente e para trás, à direita e à esquerda, interno e externo; uma unidade de corpo é realizada. Cada movimento é uma mudança na perfeição. A energia primeiro se abre e se expande, então abraça e reúne um silêncio profundo repetidas vezes. O efeito é duradouro: se o esforço não diminui, fica-se satisfeito com o significado genuíno do movimento.
- Não pratique Tai Chi após beber: isso não trará benefício. Não pratique após ter comido até a saciedade: o intestino está contraído e a prática prejudicará o estômago e o intestino. Não pratique quando estiver com muita fome, pois isso irá endurecer a parede do estômago. Ao praticar Tai Chi, não chore porque o choro se opõe ao qi. Ao praticar Tai Chi, não ria, pois o riso não é compatível com o qi. Não pratique quando estiver com raiva, pois isso fará com que o qi se contraia. Não pratique Tai Chi se houver uma sensação de melancolia no coração, pois esta prática será inadequada. A prática é mais gratificante quando feita de manhã. A prática intermitente traz poucos benefícios. A prática excessiva pode levar à fadiga. Respeite com os olhos e permaneça firme quando em repouso.
Você deve ter percebido que nos princípios acima foi usada a palavra qi diversas vezes. Mas, o que é qi?
A Wikipédia nos explica que “na cultura tradicional chinesa, o qi é um elemento que se manifestaria como uma força cósmica e vital que criou e permeia todo o universo. Qi se traduz como “ar” e figurativamente como “energia material”, “força vital” ou “fluxo de energia”. Qi é o princípio fundamental da medicina tradicional chinesa e das artes marciais chinesas”.
Para saber mais sobre como praticar Tai Chi Chuan, confira nosso artigo sobre seus 37 movimentos básicos.
Comentários