Sumário
Aqui na revista Meu Retiro temos uma coleção de textos onde apresentamos diferentes tipos de yoga para que você encontre aquele que mais ressoa com a sua necessidade e gosto pessoal.
Já falamos de Iyengar Yoga, Jivamukti, Yoga Aéreo, Ashtanga, Forrest, e tantos outros mais.
Agora, seguindo a ideia de ampliar o seu conhecimento sobre opções de práticas, iremos te apresentar o Hot Yoga, também conhecido como Bikram Yoga por alguns, uma prática que vem se tornando cada vez mais popular em estúdios de yoga e até mesmo academias voltadas ao bem-estar.
Vamos começar conhecendo sua origem.
A origem do Hot Yoga
A primeira coisa que precisa ser dita é que Hot Yoga é um termo mais geral, que engloba várias práticas de yoga em ambientes aquecidos.
A forma mais conhecida de Hot Yoga, é baseada no Bikram Yoga, prática que foi desenvolvida por Bikram Choudhury na década de 1970.
Bikram nasceu na Índia e foi aluno de Bishnu Ghosh, irmão de Paramahansa Yogananda, o autor do clássico “Autobiografia de um Iogue”.
Bikram trouxe a prática para os Estados Unidos, onde combinou uma sequência específica de 26 posturas e dois exercícios de respiração, realizados em uma sala aquecida, para aumentar os benefícios físicos e mentais da yoga.
A abordagem única do Bikram Yoga rapidamente ganhou popularidade e se tornou o mais popular estilo de Hot Yoga, amplamente reconhecido e praticado globalmente sob ambos os nomes.
Diferença das Demais Técnicas e Como Ela É Praticada
Como citamos rapidamente acima, e como o próprio nome denuncia (Yoga Quente), ao contrário das formas tradicionais de yoga, o Hot Yoga é aquela técnica praticada em uma sala aquecida a cerca de 40°C com umidade de 40%.
Essa condição climática é projetada para aumentar a flexibilidade dos músculos e promover uma transpiração intensa, facilitando a desintoxicação do corpo durante a prática.
O Hot Yoga com base no Bikram Yoga segue uma sequência de 26 posturas (asanas) e dois exercícios de respiração (pranayamas) durante uma sessão de, em média, 90 minutos, que pode ser realizada quantas vezes por semana a pessoa quiser, até mesmo diariamente.
Cada postura é feita duas vezes, o que ajuda a trabalhar todas as partes do corpo, incluindo músculos, articulações, órgãos e glândulas.
Quer dar uma olhada como é uma aula de Hot Yoga? Confira o vídeo abaixo do canal Hot Yoga Rio do YouTube:
Benefícios do Hot Yoga
Sendo esta uma prática mais intensa e exigente, alguns de seus benefícios também são mais fortes do que os conquistados pelas demais práticas comuns de yoga – como a perda de peso, por exemplo. Confira abaixo uma lista com os principais:
- Desintoxicação: A transpiração intensa ajuda a eliminar toxinas, promovendo uma limpeza profunda do corpo.
- Aumento da Flexibilidade: O calor relaxa os músculos, permitindo uma maior amplitude de movimento e reduzindo o risco de lesões.
- Fortalecimento e Tônus Muscular: As posturas exigem força e resistência, tonificando e fortalecendo os músculos.
- Perda de Peso: A alta temperatura aumenta a queima calórica, ajudando na perda de peso e na manutenção de um peso saudável.
- Redução do Estresse: Como outras formas de yoga, Hot Yoga promove a calma e a redução do estresse, melhorando a saúde mental.
- Melhora da Circulação: O calor e as posturas ajudam a melhorar a circulação sanguínea, beneficiando o sistema cardiovascular.
- Fortalecimento do Sistema Imunológico: A prática regular de Hot Yoga pode fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater doenças.
- Aumento da Consciência Corporal: A prática constante melhora a conexão mente-corpo, aumentando a consciência corporal e a coordenação.
Onde encontro Hot Yoga?
Como vimos acima, se você está buscando desintoxicação, aumento da flexibilidade ou uma melhora na saúde geral, o Hot Yoga pode ser uma excelente opção, porém ele precisa de um ambiente especialmente preparado para ser praticado.
Estúdios e escolas especializadas em Yoga são o local ideal para iniciar a prática, mas até mesmo em algumas academias de atuação mais ampla, estão aderindo à modalidade.
O mais importante é você ser mentorado por um profissional, que irá te ajudar a realizar as posturas corretas e irá conduzir a sessão da melhor maneira possível.
Experimente visitar o Portal Meu Retiro e faça uma busca por Hot Yoga. O seu próximo instrutor pode estar a um clique de distância.
Comentários