Notícias | Massagem

A Massagem para a Terceira Idade e seus benefícios

Publicado em: julho 21, 2022 | Por: Wladimyr Cruz

Sumário

A importância da massagem para o nosso bem-estar físico e mental é amplamente conhecida por todos, inclusive citamos diversos tipos de Massagens existentes e seus benefícios neste artigo aqui.

Mas hoje falaremos sobre massagens para um público específico que, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, estão absolutamente aptos e receptivos a prática: vamos falar sobre Massagem para a Terceira Idade.

A chegada da maturidade, além de muita experiência e sabedoria, muitas vezes vem acompanhada de novos cuidados e necessidades. Mesmo idosos saudáveis ​​experimentam mudanças físicas, como a diminuição da densidade óssea, a perda de massa muscular, e se tornam mais propensos a certas condições e doenças.

E quando falamos ‘terceira idade’, não estamos definindo isso por anos vividos somente. Segundo o estatuto do idoso, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos são consideradas da terceira idade, mas sabemos que a idade é apenas um número, as condições de saúde, mobilidade etc, não dependem exclusivamente deste dado.

De todo modo, a massagem pode ser uma aliada importante para a saúde e bem-estar também neste momento da vida, mas claro que ela vem acompanhada de algumas especifidades que a diferenciam da massagem aplicada nos adultos mais jovens.

Muitas vezes chamada de massagem geriátrica, a Massagem para a Terceira Idade não difere muito em técnicas das aplicadas nos demais adultos, mas o massoterapeuta precisa ter em mente que o cliente idoso requer um pouco mais de cuidado, e atenção extra na hora do toque.

Por isso, a técnica utiliza movimentos mais leves e suaves, conta com um alongamento passivo fazendo uso de óleos para aliviar a tensão muscular e evitar o atrito excessivo na pele. Há também um foco especial nos pés e mãos do cliente, regiões onde a circulação precisa de maior atenção, isso caso o idoso não tenha uma mobilidade frequente – o que é bem comum.

Outra variação, é o tempo de duração da Massagem para a Terceira Idade. Se as sessões tipicamente duram de 30 minutos a uma hora, aqui elas podem ser mais curtas que isso, ou bem mais longas, tudo depende das necessidades especiais de cada cliente em atendimento.

Essas necessidades também determinam e permitem que a sessão aconteça em uma cama ou mesmo em uma cadeira de rodas ao invés de uma maca, com o terapeuta trabalhando todo o corpo do cliente a fim de aumentar sua consciência corporal.

Por fim, em uma primeira sessão, durante toda a massagem a comunicação entre o terapeuta e o paciente deverá ser constante, para garantir que os níveis de tolerância do paciente idoso sejam estabelecidos e de conhecimento do massoterapeuta.

Massagem para a terceira Idade

Créditos: Rawpixel | Fonte: Envato Elements

Benefícios da Massagem para a Terceira Idade

A massagem pode se tornar parte de uma programação cotidiana de bem-estar para o idoso, com sessões recorrentes que ajudam a melhorar a saúde geral à medida que envelhecemos. 

A massagem terapêutica oferece uma ampla gama de benefícios para pacientes geriátricos, tanto físicos quanto psicológicos e emocionais, alguns deles de especial importância nessa fase da vida, como a melhora da circulação, o alívio de dores crônicas e o apoio imunológico.

Vejamos uma lista com os principais abaixo:

  • Relaxamento físico e mental com diminuição do cortisol, o “hormônio do estresse”;
  • Ajuda a aliviar as dores provenientes da osteoartrite, dores lombares e ciática;
  • Aumenta os níveis de endorfinas, serotonina e dopamina, aliviando a depressão, estresse e ansiedade, melhorando a saúde mental, principalmente daqueles que são privados do toque;
  • Estimula a digestão e a evacuação;
  • Aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a circulação;
  • Melhora a postura, o equilíbrio, habilidades motoras e a percepção corporal;
  • Diminui a dor da fibromialgia;
  • Melhora as condições e qualidade do sono;
  • Reduz a inflamação muscular pós-exercício;
  • Melhora as atividades cotidianas em pacientes com doença de Parkinson e com Alzheimer, diminuindo sua agitação;
  • Facilita a recuperação pós-AVC;
  • Suaviza músculos e tecidos duros, aumentando sua elasticidade;
  • Aprimora a drenagem linfática;
  • Combate a fadiga;
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude de movimento;
  • Dá apoio imunológico, liberando toxinas e melhorando o sistema.
Massagem para a terceira Idade

Créditos: Rawpixel | Fonte: Envato Elements

Onde encontrar sessões de Massagem para a Terceira Idade

A massagem hoje está espalhada em clínicas de bem-estar, centros especializados,  espaços de Day Spa, retiros, etc, e muitos desses lugares também contam com profissionais aptos a realizarem a massagem geriátrica, mas esta prática também pode ir além destas opções primárias.

Muitas cuidadoras de idosos, por exemplo, também estão se especializando na massagem geriátrica, afinal em muitos casos são essas pessoas que estão na linha de frente no cuidado com os idosos.

Por conta disso, e até mesmo pelas limitações impostas durante a pandemia, surgiram muitos cursos promovendo formação neste tipo específico de massagem, o que colocou muitos profissionais habilitados no mercado, diversos deles fazendo atendimento inclusive à domicílio.

Para encontrar profissionais ou locais com programação que inclua sessões de Massagem para a Terceira Idade, acesse nosso portal, meuretiro.com.br, e faça uma busca entre as opções que temos disponíveis.

É bem provável que uma delas seja exatamente aquilo que você está procurando para você ou para o seu ente querido.

Agora, se você quer aprender como se realiza uma Massagem para a Terceira Idade em casa, deixamos abaixo um vídeo da massoterapeuta Naila Ribeiro, onde ela dá dicas e instruções de como deve ser feito esse processo.

Bom vídeo!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!